Um firewall atua como defesa para um computador local contra vírus, worms, cavalos de tróia e ataques de hackers de força bruta. Ele pode assumir a forma de software (um programa de segurança) ou hardware (um roteador físico), mas ambos desempenham a mesma função: verificação do tráfego de rede de entrada para verificar ele se contém dados incluídos na lista negra. Os firewalls verificam cada "pacote" de dados (pequenos pedaços de um todo maior, reduzidos em tamanho para uma transmissão fácil) para garantir que esses pacotes não contenham nada malicioso.

Essa verificação assume várias formas. Primeiro, um firewall pode examinar todas as solicitações de acesso e analisar o serviço solicitante para garantir que tenha um nome de domínio e endereço na Internet conhecidos. Os firewalls também podem examinar completamente cada pacote de dados de entrada para procurar por sequências de código incluídas na lista negra. Por fim, os firewalls podem avaliar pacotes com base em sua semelhança com outros pacotes que foram recentemente enviados e recebidos. Se os pacotes estiverem dentro dos níveis aceitáveis de semelhança, eles têm permissãp de passar.

Benefícios

Emprestado de um conceito semelhante do combate a incêndios, o objetivo final de um firewall é bloquear qualquer coisa que possa "queimar" o computador de um usuário. Os firewalls são uma necessidade, sejam eles de um fornecedor de software ou de um provedor de segurança.

Os sistemas operacionais Windows vêm com um firewall integrado e, geralmente, é aconselhável deixá-lo ativado. Mas, no caso de uma rede doméstica, recomenda-se uma solução com base em hardware, como um roteador. As empresas de software de segurança normalmente unem soluções de firewall a seus programas antivírus. Em muitos casos, esses firewalls são mais sofisticados do que os fornecidos como parte de um sistema operacional básico. Os recursos comuns de firewall incluem registros e relatórios de ataques bem-sucedidos ou não, juntamente com notificações de alarme em caso de violação.

Desvantagens

As possíveis desvantagens incluem uma lentidão no tráfego de rede, principalmente se os pacotes estiverem sendo inteiramente analisados pelo computador local do usuário. Além disso, alguns firewalls bloqueiam acidentalmente sites legítimos, mas isso pode ser corrigido criando exceções no painel de controle do serviço e especificando quais sites ou portas terão autorização para serem acessados.


undefined

Outros artigos e vínculos relativos à definição Firewall