Os resultados do novo estudo da Kaspersky revela que 58% dos pais brasileiros acham difícil serem a inspiração para as crianças e, às vezes, não seguem as regras que estabeleceram para eles. Ao mesmo tempo, quase metade deles (47%) tenta estabelecer regras e hábitos digitais saudáveis para toda a família.

Desde cedo, as crianças tendem a copiar o comportamento e os hábitos dos adultos em todas as áreas da vida, inclusive a postura em relação a dispositivos digitais. Inclusive, a pesquisa da Kaspersky mostra que 70% delas ganham seu primeiro smartphone ou tablet antes de completar 10 anos. Considerando isso, os pais precisam ser exemplos de uso da tecnologia, se quiserem construir a base para hábitos digitais saudáveis desde a infância.

Os resultados da pesquisa também mostram que os pais interpretam as normas de comportamento de modo diferente para si mesmos e para as crianças. Por exemplo, quase metade (45%) dos respondentes admite que gastou de três a cinco horas por dia em dispositivos, e a maioria (59%) considera isso normal.

Quando se trata das crianças, um pouco mais da metade delas (52%) passa o mesmo tempo que os pais com os dispositivos: de três a cinco horas por dia. Mas, apesar disso, um pouco mais de um terço dos adultos brasileiros (39%) gostaria que as crianças passassem menos tempo com os dispositivos, até duas horas.

Em alguns cenários, os respondentes consideram determinados comportamentos aceitáveis para si mesmos, mas não para as crianças. Por exemplo, 43% dos brasileiros acha normal compartilhar fotos de familiares em redes sociais. Por outro lado, menos de um terço (32%) dos pais acha isso aceitável para as crianças.

24% dos participantes também consideram razoável ignorar ligações e desligar o celular para evitar ser encontrado. Porém, apenas 11% dos pais acham esse comportamento aceitável para as crianças.

“Hoje, um número cada vez maior de pais tenta estabelecer hábitos digitais saudáveis juntamente com os alimentares e nutricionais. Mas não há uma tendência clara ou um padrão sólido de comportamento sobre como estabelecer especificamente regras de práticas digitais. Ao mesmo tempo, nossa pesquisa mostra que 58% dos adultos admitem que é difícil ser inspiração e que ocasionalmente não segue as regras estabelecidas para as crianças. Para ajudar os pais a consolidar práticas digitais saudáveis, há diversas técnicas e ferramentas de apoio. Elas podem ser incluídas por meio de interpretação de papéis e jogos ou, para uma abordagem mais técnica, estão disponíveis outras soluções, como aplicativos que ajudam a controlar o tempo de tela ou determinar a localização física da criança”, comenta Fabiano Tricarico, diretor comercial para consumo da Kaspersky na América Latina.

Para ajudar as crianças a passar seu tempo na Internet de forma segura, os pais podem:

• Navegue e aprenda juntos. Observe onde as crianças passam seu tempo on-line e investigue as melhores maneiras de mantê-las a salvo.
  • Use um aplicativo de controle para pais e converse sobre o assunto com as crianças, explicando como esses aplicativos funcionam e por que eles são necessários para garantir a segurança on-line.
  • Envolva-se nas atividades on-line das crianças desde pequenas; assim, essa fica sendo a norma estabelecida, e você pode “orientá-las”.

Sobre a pesquisa

Em setembro de 2021, a Sapio realizou uma pesquisa on-line à pedido da Kaspersky com 11.000 participantes para explorar o papel dos hábitos digitais saudáveis nas famílias, assim como o efeito dos costumes dos pais sobre as crianças e vice-versa. A pesquisa envolveu adultos que moram com suas crianças de 7 a 12 anos em tempo integral. A amostra incluiu 1.000 participantes do Reino  Unido, França e Alemanha e 500 de cada um dos seguintes países: EUA, Turquia, Egito, Brasil, Colômbia, Rússia, África do Sul, Malásia, Singapura, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Nigéria, Peru, Chile, Argentina e México.

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.br.

58% dos brasileiros têm dificuldade em seguir as regras estabelecidas com seus filhos

Recente pesquisa da Kaspersky explora o papel dos hábitos digitais nas famílias, assim como o efeito do comportamento dos pais sobre as crianças e vice-versa