Os dados vazados de cerca de 8 milhões de usuários brasileiros do Facebook podem ser utilizados em ataques mais direcionados, alertam especialistas da Kaspersky. Entre as informações que foram expostas na internet no último fim de semana estão o número de identificação da conta (ID), nome, apelido (nickname), cidade, país, número de telefone associado à conta, e estado civil do usuário. Para se proteger, os analistas trazem algumas dicas importantes.

some-image-name.jpg

Segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, é possível que essas informações sejam usadas por criminosos para a aplicação de golpes como o spear phishing (mensagens falsas direcionadas) ou tentativas de roubo de contas.

"Os ataques de spear phishing são uma possibilidade, uma vez que os números de telefone celular e nomes associados às contas são conhecidos. Além disso, com os IDs do Facebook, os nomes dos usuários podem ser recuperados, e os criminosos podem usar isso para assumir o controle total das contas", alerta Assolini. O especialista fala ainda sobre o uso desses dados para ataques de engenharia social: "Eles podem se passar pela vítima e pedir ajuda financeira a amigos e familiares, ou espalhar malware para os amigos da vítima e, em seguida, roubar seu dinheiro."

Para se proteger de ataques desse tipo, o analista recomenda cuidado extra ao receber mensagens que pareçam estranhas, mesmo que aparentemente tenham vindo de alguém de confiança. "Um sinal de que o e-mail não é da pessoa que afirma ser são erros gramaticais ou ortografia estranha. Não clique em links ou baixe arquivos em mensagens suspeitas, ainda que pareça ter vindo de alguém conhecido, pois pode ser que esta pessoa tenha tido a conta roubada ou falsificada por criminosos", explica Assolini.

Para proteger as informações pessoais online, a melhor coisa a se fazer é limitar os tipos de informação que você compartilha nas plataformas de mídia social. No Privacy Checker, ferramenta online da Kaspersky disponível gratuitamente, o usuário poderá conhecer como definir melhor as configurações de privacidade de suas contas em redes sociais e ter o melhor nível de segurança. A ferramenta está disponível neste link.

Saiba mais informações sobre como se proteger de spear-phishing no blog da Kaspersky.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em https://www.kaspersky.com.br.

Como se proteger de possíveis ataques com dados vazados do Facebook

Especialista da Kaspersky explica que informações podem ser usadas para golpes mais direcionados, como o spear phishing
Kaspersky Logo