A Cigref, associação digital das principais empresas e administrações públicas da França, junto com a Kaspersky, uma das empresas líderes do setor de cibersegurança, estão dirigindo conjuntamente o Grupo de Trabalho 6 (Working Group 6 ou WG6, em inglês) como parte do Paris Call for Trust and Security in Cyberspace (Chamado de Paris para a Confiança e Segurança no Ciberespaço). O objetivo desse grupo de trabalho é estabelecer propostas concretas de soluções para melhorar o nível da segurança no espaço cibernético.

O Paris Call for Trust and Security in Cyberspace, lançado pelo presidente francês Emmanuel Macron em novembro de 2018, é atualmente a maior iniciativa que envolve diversos atores de cibersegurança no mundo, reunindo mais de 1.100 apoiadores públicos e privados, empresas e organizações que representam a sociedade civil em todos os continentes. O Paris Call foi desenvolvido para fortalecer a confiança, a segurança e a estabilidade do ciberespaço em colaboração com os países, governos locais, entidades do setor privado e organizações da sociedade civil.

Como membro do Paris Call, o Ministério da Europa e das Relações Exteriores decidiu abrir seis grupos de trabalho para explorar oportunidades e ferramentas que possam garantir a estabilidade no ciberespaço em nível mundial. O WG6 tem como objetivo propor ferramentas concretas para os apoiadores do Paris Call que ajudem a melhorar seus níveis de cibersegurança. Esse grupo tem a direção conjunta da Cigref e da Kaspersky com o suporte especializado da GEODE, um centro de pesquisa sobre geopolítica do campo de dados.

A Cigref e a Kaspersky acreditam que é necessário desenvolver iniciativas colaborativas entre diferentes agentes, usuários, fornecedores, e instituições públicas, o que contribui para fortalecer a confiança nas tecnologias e nas cadeias de fornecimento de Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT, sigla em inglês).

"A Cigref, apoiadora do Paris Call, apoiou o Ministério da Europa e das Relações Exteriores para a criação destes grupos de trabalho e agora está empenhada em implementar uma dimensão operacional ao seu trabalho", destaca Arnaud Coustillière, representante da Cigref no Paris Call.

"Nós apoiamos o Paris Call, importante iniciativa com vários envolvidos para a estabilidade no ciberespaço. Em sincronia com a nossa Iniciativa de Transparência Global (GTI), endossando o 6º princípio de segurança do ciclo de vida, dedicaremos nosso trabalho, juntamente com o setor, a comunidade técnica, o mundo acadêmico e a sociedade civil, ao desenvolvimento de ferramentas concretas para reforçar a segurança e a resiliência do ciberespaço", comenta Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky.

“O Ministério da Europa e das Relações Exteriores tem o prazer de poder contar com a Cigref e a Kaspersky para dirigir o trabalho deste grupo de trabalho em colaboração com os apoiadores do Paris Call. Acreditamos que os esforços conjuntos dos agentes do setor nos ajudariam a melhorar o estado da cibersegurança global”, afirma Henri Verdier, Embaixador para assuntos digitais.

O WG6 cuidará da questão da confiança e segurança, primeiramente mapeando as iniciativas existentes relacionadas ao assunto de segurança de produtos e responsabilidade dos envolvidos. Isso possibilitará discussões sobre a segurança da cadeia de fornecimento de ICT sem duplicar as iniciativas mundiais. Durante esse trabalho, o grupo investigará as boas práticas, iniciativas e recomendações existentes, como as recomendações da política da OECD sobre segurança digital o documento produzido pela Geneva Dialogue sobre “Segurança de produtos e serviços digitais’. Isso complementará outras iniciativas que planejam identificar possíveis lacunas e os respectivos desafios de implementação. Ele também discutirá as conclusões e recomendações para debates posteriores e a avaliação da comunidade do Paris Call.

Uma apresentação do trabalho para a ampla comunidade do Paris Call acontecerá no Fórum da Paz de Paris de 2021. O WG6 está aberto a todas as organizações apoiadoras do Paris Call.

Para ingressar no grupo, entre em contato com contact@pariscall.international.  

Sobre o Paris Call

O Paris Call for Trust and Security in Cyberspace, lançado pelo presidente Macron em novembro de 2018, promove uma abordagem com vários envolvidos à regulamentação do ciberespaço em colaboração com os países, entidades do setor privado e organizações da sociedade civil. O Paris Call é hoje a maior iniciativa internacional com vários envolvidos relacionada à cibersegurança, com 1.100 apoiadores de todas as regiões do mundo. Saiba mais em https://pariscall.international/en/.

Sobre a Cigref

Criada em 1970, a Cigref é uma organização sem fins lucrativos que representa as maiores empresas e administrações públicas francesas, exclusivamente usuários de soluções e serviços digitais, que apoia seus 150 membros em sua ponderação coletiva dos problemas digitais. Nossa associação trabalha para benefício de seus membros, em favor de um ambiente digital sustentável, responsável e confiável. Saiba mais em www.cigref.fr.


Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em https://www.kaspersky.com.br.

Desenvolvendo a confiança e a segurança no ciberespaço: Kaspersky se associa à Cigref para co-presidir o grupo de trabalho da Paris Call

O objetivo é estabelecer propostas concretas de soluções para melhorar o nível da segurança no espaço cibernético
Kaspersky Logo