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A maioria dos brasileiros (62%) demonstram preocupação com sua segurança online, porém este interesse ainda não se transformou em conhecimento efetivo para conseguir proteger suas informações pessoas que são coletadas no ambiente digital. A conclusão é do novo estudo da Kaspersky ‘Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas’ e serve de guia para o debate proposto paro o Dia Internacional da Proteção de Dados Pessoais, que será celebrado na próxima sexta-feira, 28 de janeiro.

A Lei Geral de proteção de Dados Pessoas reforçou a tendência global de maior responsabilidade no armazenamento e uso dessas informações e é um dos objetivos propostas pela celebração em 28/01. Para tentar simplificar o entendimento das pessoas, a Kaspersky criou a campanha “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas”, que traça um paralelo entre os dados e nossas digitais, que são tão únicas e usadas para nos diferenciar, para reforçar a importância da confidencialidade das informações das pessoas e seus bons hábitos digitais.

Apesar da maior preocupação com a segurança online, tal interesse ainda não se transformou em conhecimento efetivo para os internautas brasileiros, já que 40% desconhecem como é feita a coleta de dados na rede e 35% creem que os dados podem ser acessados apenas durante o uso de um dispositivo – ou seja, uma boa parte das pessoas ainda não compreende que podem deixar sua “impressão digital” na internet e que estão passíveis à técnicas que permitem aos sites coletarem informações sobre suas atividades.

As informações registradas no ambiente digital são ativos cada vez mais valorizados no mercado. Elas são usadas para traçar o perfil de consumo, tornando a oferta de produtos e serviços mais rápida e eficiente, melhorando a vida das pessoas. Diariamente, internautas inserem dados na internet como, por exemplo, associar perfis das redes sociais aos e-commerces.

“A vida física hoje se assemelha ao conteúdo de que deixamos no online. Nossas impressões digitais não estão somente na ponta dos nossos dedos – elas são os nossos dados pessoais e que estão disponíveis na internet, na maioria das vezes, e podem contar muito sobre nossas preferências, perfil de consumo, hábitos e outras informações. Justamente por isso, a mesma atenção que dispendemos para proteger nossas informações pessoais no mundo real, deveríamos fazer no online” explica Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.

Contudo, se os dados caírem nas mãos de cibercriminosos, essas impressões digitais são usadas para trazer mais credibilidade às fraudes, como no caso de smishing, pois contam com informações preciosas sobre os principais hábitos de consumos das pessoas. Como uma das consequências, os cibercriminosos buscam fontes que oferecem uma grande quantidade de informações como apps de compras, criam golpes que parecem legítimos e o executam em grande escala – atraindo diversas vítimas.

A melhor forma de ter seus dados protegidos e ainda navegar com segurança online está em uma cultura digital com hábitos saudáveis. “Devemos refletir sobre segurança digital diariamente. Não existe mais essa separação entre o online e o mundo ‘real’, prova disso é que tudo o que fazemos está registrado no celular. É preciso ficar atento e entender que da mesma forma que nossos dados podem ser usados para melhorar nossa rotina, na mão de cibercriminosos pode ser passível de golpe. Isso porque, dependendo de como essa coleta dos dados é feita e a maneira que foi armazenada, é nesse momento que o cibercriminosos tiram vantagem e aproveitam para fazer os ataques”, complementa Rebouças.

Para ter privacidade e navegar com segurança, a Kaspersky recomenda que:

  • Sempre verifique o link antes de clicá-lo. Às vezes os e-mails e os sites parecem verdadeiros, mas um indicativo de fraude são os erros ortográficos ou endereços diferentes dos canais oficiais. Passe o mouse para visualizar a URL e procure por erros ortográficos ou outras irregularidades.
  • Evite abrir arquivos em sites que não sejam os oficiais. Eles podem ser programas maliciosos que irão tentar roubar dados pessoais ou financeiros.
  • Para evitar o rastreio por e-mail, desabilite o download automático de imagens em seu e-mail e baixe imagens apenas de remetentes confiáveis.
  • Use uma VPN, como Kaspersky Secure Connection, que irá ajudar a ocultar o seu verdadeiro endereço de IP dos anunciantes.
  • Utilizem soluções de segurança de qualidade para se manterem protegidos, como oKaspersky Internet Security ou Kaspersky Security Cloud.

Sobre a Kaspersky 

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.

Kaspersky: brasileiros estão mais atentos sobre sua segurança online, mas falta conhecimento sobre proteção de dados pessoais

Esta conclusão faz parte do estudo latino-americano ‘Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas’ que tem como objetivo reforçar a importância da confidencialidade das informações e dos bons hábitos digitais.
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