Especialistas da Kaspersky identificaram mulheres publicando o nome dos filhos com o objetivo de demonstrar o orgulho de serem mães e querem orientar sobre os riscos à segurança
O debate sobre gestação e carreira da mulher é um tema moderno e importante. Porém, como uma empresa de segurança, a Kaspersky alerta sobre os riscos de expor informações pessoais, como o nome dos filhos, nas redes sociais. Não há nada de errado nisso, mas é importante que as pessoas saibam fazê-lo de forma segura.
Navegando pelo feed de uma rede social focada em carreira, os especialistas da Kaspersky se depararam com mulheres alterando a descrição profissional para incluir o(s) nome(s) do(s) filho(s)(a/as) nos destaques do perfil. O que mais chamou atenção é que a mensagem almeja conquistar a adesão de grandes líderes e CEOs. Com certeza isso é algo que ajudará muito na conscientização da causa. Mas você já parou para analisar o risco disso?
Nas análises de ataques direcionados realizadas pela Kaspersky na última década, um tema é recorrente: a vítima sempre abre um e-mail de phishing, que foi criado com informações públicas da vítima, como uma biografia detalhada no site corporativo ou com um perfil público no LinkedIn. Caso não haja dados profissionais suficientes, o criminoso pode se interessar pela vida pessoal. E de fato, uma pesquisa realizada pela Kaspersky e a empresa Corpa mostrou que 60% das mulheres já publicam fotos de seus filhos nas redes sociais ao menos uma vez ao mês. Quantas informações sobre os costumes da família já foram publicadas? É realmente necessário expor os nomes dos filhos também?
A eficiência de um phishing foi mostrado no filme ‘8 Mulheres e um segredo’* em que a hacker Nine Ball (interpretada pela Rihanna) precisa criar um ponto cego no sistema de câmeras onde a equipe realizará o roubo de uma joia rara. Ao pesquisar sobre o CEO da empresa de segurança que operava o sistema de monitoramento, a hacker descobre que o executivo tem um cachorro Wheaten Terriers e que ele sempre vencia os campeonatos que participava. Após sorrir, Nine Ball cria um anúncio de phishing para uma exposição de cães e consegue obter acesso ao sistema de câmeras, pois o CEO caiu no golpe utilizando o computador corporativo.
“Mesmo sendo uma obra de ficção, este filme alerta para a necessidade de conscientização em segurança e descreve de uma forma simplificada o que acontece no mundo real. Nosso alerta não tem o objetivo de desmotivar as mulheres que querem mostrar que são mães. Apenas queremos propor a elas para não expor o nome das crianças, pois esta informação é pessoal e privada e valiosa para os criminosos. Ao invez disso, as mulheres – e homens – que tenham interesse em aderir a esta causa, podem indicar as idades dos filhos”, sugere Juliana Mattozinho, gerente de marketing da Kaspersky e mãe de duas crianças.
Para dificultar golpes personalizados, a Kaspersky listou algumas dicas de segurança:
- Reavalie as informações pessoais que você publicará nas redes sociais, como número de contato e endereços de e-mail.
- Não use a mesma foto em contas pessoais e corporativos para diferenciar as redes e deixar a ação dos criminosos mais difícil.
- Use pseudônimos (nomes) diferentes nas redes sociais pessoais e corporativas, há ferramentas que localizam as pessoas nas centenas de redes sociais e isso poderá limitar as informações que uma pessoa encontrará sobre você usando apenas seu nome e sobrenome.
- Não publique informações desnecessárias sobre si ou pessoas próximas.
- Sempre verifique o link antes de abrir, se o endereço não coincide com a descrição no texto ou há erros ortográficos, desconfie.
- Use uma solução de segurança no dispositivo que ofereça recursos para bloquear links maliciosos, como o Kaspersky Security Cloud.