Threat Intelligence.jpg

As empresas estão cada vez mais preocupadas com os ataques cibernéticos. Com o número crescente de violações de dados presente nas notícias, isso não nos surpreende. No entanto, muitos líderes corporativos não sabem ao certo por onde começar a proteger suas organizações. Para que você possa proteger sua empresa e seus bens digitais, é preciso ter noções básicas de alguns termos básicos relacionados à cibersegurança.

Vamos analisar um dos principais aspectos da cibersegurança: a inteligência de ameaças. Continue lendo para obter mais informações sobre o que é inteligência de ameaças e por que ela é importante para a sua empresa.

Definição de inteligência de ameaças

A inteligência de ameaças pode identificar e analisar as ameaças cibernéticas direcionadas à sua empresa. A palavra-chave é "analisar". A inteligência de ameaças filtra as enormes pilhas de dados. Ela as examina contextualmente para identificar problemas reais e implementar soluções específicas para o problema encontrado.

Muitas vezes, a definição de inteligência de ameaças é simplificada ou confundida com outros termos da cibersegurança. A confusão mais comum é entre "dados sobre ameaças" e "inteligência de ameaças". Os dados sobre ameaças são uma lista das possíveis ameaças. Pense nisso como seu feed do Facebook: trata-se de uma lista contínua de possíveis problemas. Esses são os dados sobre ameaças.

Suas postagens do Facebook só significam algo quando você as lê e combina esse conhecimento com postagens anteriores de amigos, não é?

Isso é inteligência de ameaças. É o momento em que os especialistas em TI ou as ferramentas sofisticadas leem as ameaças e as analisam. Em seguida, aplicam os conhecimentos anteriores para saber se uma ameaça é real e, se for, o que fazer com ela.

Por que a inteligência de ameaças é tão importante

A inteligência de ameaças é uma parte crucial de qualquer ecossistema de cibersegurança. Um programa de inteligência de ameaças, às vezes chamado de CTI, pode:

  • Evitar a perda de dados

Com um programa de CTI bem estruturado em vigor, sua empresa pode identificar ameaças cibernéticas e impedir que as violações de dados divulguem informações confidenciais.

  • Dar orientações sobre medidas de segurança

Ao identificar e analisar ameaças, a CTI identifica padrões utilizados pelos hackers e ajuda as empresas a implementar medidas de segurança para se proteger de ataques futuros.

  • Informar outras pessoas

Os hackers estão cada vez mais inteligentes. Para acompanhá-los, os especialistas em cibersegurança compartilham as táticas que observam com a comunidade de TI para criar uma base de conhecimento coletiva para combater os crimes cibernéticos.

O estado da inteligência de ameaças

Muitas empresas já contam com a CTI, o que é ótimo. Pesquisas mostram que apenas 5,9% das empresas não têm CTI; no entanto, muitas sentem que seu sistema deixa a desejar. 40,5% das empresas afirmam que seu programa de CTI está "em desenvolvimento".

Maturity of CTI Programs.png

Para ter sucesso, uma empresa tem que contar com uma empresa de cibersegurança que tenha todas as ferramentas necessárias para ajudar, não apenas algumas.

O que procurar em um programa de inteligência de ameaças

O gerenciamento de ameaças exige uma visão de 360 graus de seus ativos. Você precisa de um programa que monitore atividades, identifique problemas e ofereça os dados de que você precisa para tomar decisões criteriosas a fim de proteger sua empresa.

Veja o que você deve buscar em um programa de CTI:

  • Gerenciamento personalizado de ameaças

Você precisa de uma empresa que acesse seu sistema, identifique pontos fracos, sugira proteções e o monitore 24/7. Muitos sistemas de cibersegurança alegam fazer isso, mas você deve procurar uma empresa disposta a personalizar uma solução para as suas necessidades. A cibersegurança não é uma solução única para todas as situações; portanto, não se contente com uma empresa que oferece apenas isso.

  • Feeds de dados de ameaças

Você precisa de um feed atualizado em tempo real com listas negras de sites e agentes maliciosos para ficar de olho nos possíveis problemas.

  • Acesso às investigações

Você precisa de uma empresa que dê acesso às investigações mais recentes que mostram como os hackers entram, o que eles querem e como conseguem isso. Com essas informações, as empresas podem tomar decisões mais criteriosas. 

  • Soluções reais

Um programa de CTI deve ajudar sua empresa a identificar ataques e resolver o problema. Ponto final. O programa deve ser abrangente. Você não quer um programa que consegue identificar possíveis problemas, mas não oferece soluções, por exemplo.

A inteligência de ameaças está se tornando rapidamente um elemento obrigatório para empresas de todos os portes. Para proteger a sua empresa, entre em contato com uma empresa capaz de ajudar a descobrir problemas e apresentar contramedidas para qualquer ameaça.

Solicite um acesso de demonstração ao portal de inteligência de ameaças da Kaspersky Lab e comece a explorar todos os benefícios que ele pode oferecer à sua organização. 

Artigos e links relacionados:

O que é cibersegurança?

O que são crimes cibernéticos?

Produtos:

Kaspersky Lab Enterprise Security Solutions and Services

Kaspersky Threat Intelligence

Threat Intelligence Definition. Why Threat Intelligence Is Important for Your Business and How to Evaluate a Threat Intelligence Program

A inteligência de ameaças analisa as ameaças cibernéticas direcionadas à sua empresa. Saiba mais sobre inteligência de ameaças, por que ela é importante e o que considerar ao avaliar um programa de inteligência de ameaças.
Kaspersky Logo