Threat Intelligence Solutions Evaluation.jpg

Os artigos de jornal e as reportagens televisivas sobre ataques cibernéticos podem deixar as pessoas comuns preocupadas, mas são os profissionais de TI que ficam mais angustiados. Se as empresas não tiverem soluções adequadas de inteligência de ameaças em vigor, não há como saber quando um ataque ocorreu. É vital que as empresas de qualquer porte tenham sistemas implementados para lidar com as possíveis ameaças bem antes de elas ocorrerem. 

Noções básicas sobre a inteligência de ameaças

Inteligência de ameaças é o conhecimento sobre os possíveis comprometimentos de segurança baseado em evidências. As pessoas a usam para identificar riscos aos seus ativos e para ajudar a lidar com esses riscos. É muito mais do que simplesmente assinar um boletim informativo on-line que apresenta informações sobre os ciberataques mais recentes. As soluções de inteligência de ameaças coletam dados sobre as ameaças digitais atuais ou emergentes e analisam essas informações para avaliar os diferentes níveis de risco associados às ameaças. Quando você tem uma inteligência de ameaças eficaz, além de um programa de software que a utiliza, consegue proteger melhor sua organização de explorações.

As soluções de inteligência de ameaças são projetadas para apontar as ameaças de forma inteligente. Elas permitem que você permaneça dinâmico o suficiente para responder às mudanças em seu setor. Esses sistemas de segurança também são automatizados, o que significa que podem atenuar as ameaças sem a sua intervenção. É impossível esperar que os empresários ou até mesmo os profissionais de TI monitorem constantemente a possibilidade de novas ameaças. É aí que entra em jogo o software de segurança.

A melhor hora para criar uma solução de inteligência de ameaças para a sua empresa é agora. Mas o que você deve procurar ao avaliar um sistema? Apresentamos quatro considerações recomentadas por especialistas em ciberinteligência.

Ela oferece cobertura abrangente?

Os computadores internos de sua empresa não são os únicos locais onde os hackers podem acessar dados financeiros e outros dados particulares. Se você protege apenas o computador do CEO e o dos gerentes internos, não está bem protegido. As soluções de inteligência de ameaças garantem que todos os dispositivos de endpoint, como smartphones e notebooks, de todos os funcionários sejam avaliados em termos de segurança.

E quanto aos fornecedores terceirizados? Muitos grandes ataques cibernéticos foram iniciados por meio do acesso fornecido a pessoas de fora das empresas. Você precisa saber se os sistemas dos fornecedores têm o mesmo nível de proteção que os seus.

Ela mudará com o tempo?

Em um piscar de olhos, podem surgir novas ameaças que você nunca considerou. Muitas vezes, os hackers em busca de dados parecem estar alguns passos à frente. Qualquer solução de inteligência de ameaças deve ser suficientemente dinâmica para lidar de forma eficaz com as inevitáveis mudanças que acontecerão em seu setor.

As práticas recomendadas estão sempre evoluindo, assim como a inteligência de ameaças. Não deixe de fazer atualizações regulares e avaliar as formas como você está lidando com possíveis ameaças. Analise os principais participantes e suas responsabilidades específicas. Conheça os diferentes tipos de violações que podem afetar seus dados. Atualize as etapas de ação que sua equipe precisará realizar quando ocorrer um ataque.

Ela é específica para seu setor?

Se você supervisiona um pequeno negócio de varejo local, não se beneficiará muito de uma solução de inteligência de ameaças projetada para uma agência financeira internacional. Há diferentes tipos de ameaças para diferentes setores, e as melhores soluções de inteligência de ameaças consideram suas necessidades específicas. Ao avaliar as opções à medida que você faz planos para abordar possíveis ameaças cibernéticas, use um sistema que responda ao panorama dinâmico do setor que você vê todos os dias.

Ela é fácil de integrar?

Até a melhor equipe de profissionais de TI não consegue instruir e proteger seus sistemas continuamente de malware, ransomware, violações de dados e outros ataques. Sua solução de inteligência de ameaças deve ser automatizada para resolver rapidamente quaisquer problemas que possam surgir.

Quanto mais rápido você puder identificar ataques, mais rápido poderá lidar com eles. Isso exige um alto nível de comunicação em toda a sua rede estendida e em todos os dispositivos conectados. Ao criar um sistema de tecnologias de segurança atualizadas, você ajuda a evitar que sua empresa vire uma estatística na crescente realidade do crime cibernético.

Você está procurando fazer parcerias com especialistas em soluções de inteligência de ameaças? Entre em contato conosco agora mesmo para solicitar uma demonstração e começar a implementar sistemas abrangentes de cibersegurança.

Artigos e links relacionados

O que é cibersegurança?

O que é crime cibernético? Riscos e prevenção

Riscos de segurança da Internet das Coisas

Segurança da Internet das Coisas

Produtos e soluções:

Enterprise Security

Threat Intelligence

Avaliação de soluções de inteligência de ameaças: quatro pontos principais a considerar

Ao escolher uma solução eficaz de inteligência de ameaças para sua empresa, é importante considerar estas quatro questões principais indicadas por nossos especialistas em inteligência cibernética.
Kaspersky Logo