O aumento de popularidade dos sites de compras online desencadeou um volume maior de atividades dos criminosos virtuais que têm como alvo os clientes desavisados. Se você quer aproveitar suas compras online da melhor maneira, sem cair nas armadilhas dos criminosos da Internet, precisa tomar alguns cuidados.

Dicas de segurança de Internet para fazer compras online

Aqui estão algumas dicas úteis para compras online – da equipe de especialistas em segurança de Internet da Kaspersky Lab – para ajudá-lo a aproveitar a Internet com mais segurança:

  • Navegue na Internet com segurança
    Embora os mecanismos de pesquisa sejam muito úteis quando você procura produtos, avaliações ou comparações de preços, acaba correndo o risco de clicar despropositadamente em resultados ‘envenenados’, que podem levá-lo a um malware em vez de ao seu destino desejado. Esses resultados contaminados são criados por criminosos virtuais que usam truques de otimização do mecanismo de pesquisa (SEO), algumas vezes chamado de Black SEO, para manipular os resultados e incluir links maliciosos. Ferramentas como o Consultor de URLs Kaspersky – ou os complementos para navegadores de terceiros – podem ajudar a evitar que você clique em links contaminados e acesse sites maliciosos.
  • Digite o URL na barra de endereço
    Quando quiser visitar um site de loja específico, é mais seguro digitar o URL na barra de endereço do seu navegador do que clicar em um link. Pode demorar um pouco mais, mas é uma ação simples que pode ajudar a impedir que você visite sites falsos ou maliciosos.
  • Adquira um cartão de crédito temporário
    Algumas empresas de cartão de crédito emitem números temporários para seus clientes. Esses números temporários podem ser úteis para compras únicas. No entanto, você deve evitar usá-los para compras que requeiram renovação automática ou pagamentos frequentes.
  • Dedique um computador para serviços bancários e compras online
    Para ter ainda mais segurança, use uma máquina específica para serviços de banco e compras. Deve ser um computador ‘limpo’, isento de vírus e outras infecções. Para mantê-lo limpo, evite usá-lo para acessos ocasionais à Web, redes sociais ou emails. Instale o Google Chrome com HTTPS forçado.
  • Use um endereço de email dedicado
    Vale a pena criar um endereço de email para uso apenas em compras online. Isso pode ajudar a reduzir o risco de abrir emails possivelmente maliciosos ou spams disfarçados de promoções ou outras notificações. Se essas mensagens forem enviadas para o seu endereço de email principal, você saberá de que há uma probabilidade grande de elas serem maliciosas ou falsas.
  • Gerencie e proteja suas senhas online
    Usar um gerenciador de senhas pode ser um bom negócio ao lidar com tantas contas e senhas, além de criptografar senhas que seriam escritas em texto comum. Alguns produtos antivírus e softwares de segurança de Internet incluem recursos de gerenciamento e segurança de senhas.
  • Tenha cuidado ao usar redes sem fio públicas
    Em um shopping, por exemplo, prestes a fazer uma compra, pode ser útil fazer uma rápida comparação de preços entre as melhores ofertas de lojas online. No entanto, acessar a Internet por uma rede Wi-Fi pública pode acarretar riscos. Os criminosos virtuais podem interceptar seus dados e capturar suas senhas, detalhes de login e informações financeiras. Se precisar acessar a Internet dentro do shopping, opte pela rede do seu celular.
  • Use o seu tablet
    Se o seu dispositivo for Linux, como um tablet Samsung ou outro que rode esse sistema, use-o, assim as transações online serão mais seguras. Os iPads da Apple também são menos suscetíveis à exploração quando você está comprando online, contanto que seu dispositivo não tenha sido desbloqueado. No entanto, lembre-se sempre de evitar usar redes Wi-Fi públicas, pois existe o risco de suas senhas e outros dados serem roubados.

Outros artigos e links relacionados a segurança de celulares e computadores