content/pt-br/images/repository/isc/2019-images/How-Secure-are-Things-You-Store-in-the-Cloud.jpg

Os novos modelos de notebooks podem ser menores e mais leves, mas também têm uma desvantagem. O espaço em disco rígido está cada vez mais limitado, criando um grave problema. Onde você deve armazenar todos os arquivos de fotos, músicas, filmes e documentos que antes ficavam perfeitamente organizados no notebook?

Hoje em dia, as pessoas usam a "nuvem" como a principal área de armazenamento para os arquivos. No começo, você precisa dar um voto de confiança. Você carrega seus arquivos nesse sistema misterioso e os exclui da sua máquina para liberar espaço. Mas você tem que confiar que poderá acessá-los quando (e onde) quiser.

Será que vale a pena confiar? Vamos explorar as preocupações de segurança relacionadas à nuvem.

O que é

Armazenar informações na nuvem não significa que seus dados estão flutuando pela rede sem fio, como o acidente de Mike Teavee em "A Fantástica Fábrica Chocolate". Suas fotos e outros documentos estão salvos em servidores que pertencem às empresas que oferecem o armazenamento em nuvem. Quando você se inscreve no armazenamento em nuvem, é parecido com o aluguel de uma unidade de armazenamento digital. Você envia suas informações ao armazenamento para liberar espaço em seus dispositivos eletrônicos e acessa os arquivos por meio de um login na conta na nuvem. Os serviços na nuvem são executados na Internet, em vez de em um programa instalado no seu computador, e você pode acessar seus dados acessando o site da empresa que oferece a nuvem.

Qual é a sua nuvem?

Assim como quando olhamos para o céu, existe mais de uma nuvem, embora falemos sobre ela como um grande sistema. Muitos sites que você provavelmente já usa, como Gmail ou Facebook, armazenam seus dados em suas próprias nuvens. Isso permite que milhões de usuários acessem os sites de uma vez. Algumas empresas também possuem nuvens privadas para seus funcionários e clientes. Isso permite que as pessoas compartilhem informações entre diferentes computadores.

Também existem grandes nuvens públicas, que as pessoas pagam para participar. Você pode adquirir uma quantidade específica de espaço de armazenamento ou uma quantidade ilimitada com uma assinatura anual em qualquer empresa de nuvem que você selecionar. Até agora, não tivemos nenhuma grande violação de segurança na nuvem pública, mas existem muitos exemplos de buckets da AWS configurados incorretamente que colocam os dados em risco. Então, as políticas de segurança devem abranger dados corporativos armazenados na nuvem.

Os dados são criptografados

Seja qual for o tipo de nuvem, os dados armazenados ali são criptografados. Sistemas de armazenamento comuns, como Dropbox, Amazon Drive, Microsoft OneDrive e muitos outros, fazem isso. A criptografia torna os dados de usuário armazenados parecerem incompreensíveis para qualquer pessoa que não tenha a chave.

No entanto, isso não significa que a chave em si seja segura. A maioria dos serviços armazena essas chaves, em vez de pedir para o próprio usuário desbloquear seus dados. Isso significa que você não vai perder sua chave. Mas também significa que a chave pode cair em mãos erradas.

É mais seguro do que o armazenamento local

Uma razão que torna a nuvem um lugar mais seguro para armazenar seus dados do que apenas mantê-los na sua máquina é a mais óbvia. Não dá para derrubar na nuvem um copo de água sem querer e danificá-la. A nuvem não pode ser furtada. Não tem como deixar a nuvem cair no chão.

Mesmo que você seja cuidadoso com sua máquina, todas as medidas de segurança na nuvem provavelmente são mais fortes do que qualquer coisa na maioria dos dispositivos pessoais. Isso não significa que não exista nenhum risco. É importante lembrar que, se um dispositivo de endpoint usado para acessar serviços em nuvem for comprometido, o invasor obtém o mesmo acesso que os funcionários autorizados. Portanto, é essencial implementar métodos seguros de autenticação, inclusive autenticação com vários fatores, e educar os funcionários sobre a importância de proteger as informações confidenciais de login.

Como escolher soluções confiáveis de segurança na nuvem

Todos os anos, cada vez mais usuários e empresas estão usando a nuvem. Na verdade, esse serviço está crescendo mais rápido do que o resto das empresas de tecnologia da Internet. É essencial encontrar um fornecedor de soluções de segurança na nuvem que possa equilibrar o atendimento ao cliente e a segurança com economia. Conheça o Kaspersky Cloud Antivirus e veja o que temos a oferecer para suas necessidades de segurança de armazenamento em nuvem.

Produtos

Para consumidores: antivírus em nuvem gratuito

Para pequenas empresas: segurança em nuvem de endpoint

Para empresas: segurança em nuvem híbrida

Os itens que você armazena "na nuvem" estão bem protegidos?

Os arquivos você armazena na nuvem estão bem protegidos? Clique aqui para saber como você pode garantir um armazenamento seguro na nuvem e proteger seus dados.
Kaspersky Logo