No ano em que celebra seu 20º aniversário, a Kaspersky Lab, empresa global de cibersegurança, viu a missão de uma pessoa se transformar em um objetivo mundial na luta contra o cibercrime. Sempre voltada à inovação e à visão do futuro, a Kaspersky Lab levou sua batalha a uma nova dimensão neste ano com o lançamento de iniciativas importantes, como o Kaspersky Security Cloud e sistema operacional KasperskyOS, para possibilitar que empresas e consumidores se protejam das ameaças que não param de evoluir. Desde o projeto Earth 2050, que mostra como seria o cenário futuro das ameaças virtuais, até o experimento Sound of Safety, que investiga os sons que as pessoas associam à sensação de segurança, a Kaspersky Lab continua um passo à frente dos criminosos e também do setor de segurança virtual.

Em 1989, um jovem engenheiro de software descobriu que seu computador tinha sido atacado pelo implacável vírus Cascade. Fascinado pelo desafio, decidiu detectar o vírus, analisá-lo e criar um software capaz de neutralizá-lo. Esse engenheiro era Eugene Kaspersky, e foi assim que teve início a história da Kaspersky Lab – hoje uma empresa com 20 anos que emprega mais de 3.700 pessoas.

Em 1997, Eugene e seus três sócios fundaram a Kaspersky Lab. Começando com apenas 19 funcionários, a empresa transformou-se em líder internacional em segurança virtual, operando em 200 países e territórios com 35 escritórios em 31 países. Seus produtos e tecnologias oferecem proteção a mais de 400 milhões de usuários e mais de 270.000 clientes corporativos em todo o mundo.

Ao longo de seus 20 anos de história, a Kaspersky Lab testemunhou diversas mudanças no cenário das ameaças e também na maneira como as pessoas e organizações lidam com a segurança. A rápida proliferação das novas tecnologias tornou o computador que Eugene salvou do Cascade obsoleto, pois, como a maioria das pessoas, ele agora utiliza vários dispositivos todos os dias. Mas, embora a conectividade tenha melhorado a vida dos usuários e trazido mudanças permanentes, a dependência cada vez maior da TI também transformou as ameaças virtuais em um problema mundial.

A tecnologia tornou-se extremamente importante para as experiências do dia a dia dos consumidores e, sem dúvida, o conhecimento em segurança de TI a acompanhou. Eugene e sua equipe conhecem profundamente o cenário internacional das ameaças virtuais e estão entre os melhores em termos de detecção e neutralização de todas as formas de programas maliciosos. A enorme experiência obtida pela empresa após anos combatendo as principais ameaças de TI é o recurso mais valioso da Kaspersky Lab, que garante que a equipe esteja sempre um passo à frente das possíveis ameaças.

Hoje, o portfólio da Kaspersky Lab engloba soluções de segurança de TI voltadas às necessidades dos mais diversos clientes, como Kaspersky Internet Security, Kaspersky Small Office Security e Kaspersky Endpoint Security for Business. Com elas, usuários domésticos, pequenas empresas, empresas de médio porte e grandes corporações estão protegidos contra diferentes tipos de ameaças, sendo ferramentas convenientes para o controle e o gerenciamento da segurança.

“Vinte anos em um negócio é muito tempo. Mas, acreditem ou não, eu ainda sou um apaixonado. Adoro a nossa equipe e o trabalho que fazemos. Tivemos momentos tranquilos e momentos mais difíceis, e aprendemos muito uns com os outros”, comemora Eugene Kaspersky, CEO e cofundador da empresa. “Há 20 anos trabalhamos diariamente, 24 horas por dia, analisando e combatendo todos os tipos de ameaças de TI que surgem, tentando tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Me considero uma pessoa de sorte, pois meu trabalho é também minha paixão. Mesmo após duas décadas, ainda sou movido pela curiosidade: o que é isso, como funciona, por quê? Sou fascinado pela tecnologia e aprendo muito com as pessoas que me cercam”, completa.

“Meu objetivo é que cada membro de nossa equipe se empenhe ao máximo, tornando-se parte de algo maior. Algo que seja mais que um simples trabalho, que envolva a participação ativa na comunidade da Kaspersky Lab”, conclui Kaspersky.

Mais informações sobre a história de 20 anos da Kaspersky Lab estão disponíveis no blog do Eugene Kaspersky, em https://eugene.kaspersky.com/2017/07/21/then-and-now-20-years-in-between-all-uphill/.

Uma linha do tempo com os principais acontecimentos da Kaspersky Lab nos últimos 20 anos está disponível em: https://www.kaspersky.com.br/blog/20-yo-timeline/9487/

#KL20: Kaspersky Lab completa 20 anos salvando o mundo de ciberameaças

Da missão de um homem em uma cruzada global contra o cibercrime, a Kaspersky Lab segue na liderança da indústria de cibersegurança mundial