O verão chegou com tudo e com ele a vontade de viajar! Lembra-se de como a gente se preparava para viagens? Comprando guias de viagem e manuais de conversação de bolso, enchendo os amigos viajados de perguntas: “O que vale a pena conhecer?”, “Quanto custam os passeios”, “E como faço para comprar um cartão SIM?“.
Hoje em dia, o mundo está diferente. É possível planejar uma viagem com conforto, direto do sofá de casa pelo celular, ou até enquanto espera no portão de embarque. Basta baixar os aplicativos certos. Neste guia, vamos mostrar como você pode se preparar e também deixar seu celular pronto para a viagem:
- Como não se perder em lugares novos?
- Como permanecer conectado?
- Como se deslocar com conforto?
- Como explorar a cidade como um morador local?
- Como encontrar bons restaurantes?
- Como viajar com segurança?
Como não se perder em lugares novos?
É claro, você pode comprar um mapa impresso com antecedência. Contudo, é mais fácil baixar alguns aplicativos de mapas. Sim, alguns. Não conte apenas com um.
Google Maps. Um item indispensável para qualquer viajante. Planeje rotas e encontre hotéis, cafeterias, casas de câmbio e atrações nas proximidades. Leia avaliações de outros usuários para descobrir os melhores lugares (e saber quais é melhor evitar). O Google Maps é o canivete suíço do viajante: útil para um milhão de coisas diferentes (não importa se você baixou os mapas off-line com antecedência ou se tem uma conexão com a Internet).
Organic Maps. Se você vai a um lugar onde não há redes móveis, os mapas off-line são a melhor escolha. É possível baixar um mapa detalhado do seu destino antes da viagem. Ele tem tudo o que você encontra no Google Maps: restaurantes, lojas, pontos turísticos e estações de transporte público; porém, sem as notas e avaliações dos usuários.
Um recurso em destaque é o planejamento de rotas para caminhada, ciclismo e trilhas. Você pode até mudar para a vista topográfica e observar as variações de relevo, ideal para terrenos montanhosos e atividades ao ar livre.
Guru Maps. Não por acaso, entre os turistas, este aplicativo é conhecido como “o rei da navegação”. Com o Guru Maps, dá para se desconectar sem se perder. Ele foi criado para encontrar trilhas, áreas isoladas e até terrenos alagados: ideal para quando o Google Maps e o Organic Maps não mostram resultados.
Como os anteriores, o Guru Maps é gratuito, embora haja também uma versão Pro paga. Ela permite baixar mapas ilimitados e criar marcadores e trilhas por GPS suficientes até para os viajantes mais radicais.
Como permanecer conectado?
Aplicativos off-line são ótimos, mas só as informações previamente baixadas nem sempre bastam. Em especial nas grandes cidades, é fundamental permanecer on-line. Existem algumas formas de se fazer isso.
eSIM. Compre um cartão SIM local ou, melhor ainda, um eSIM. Use o aplicativo Kaspersky eSIM Store para encontrar e ativar planos de dados locais econômicos, sem taxas de roaming ou necessidade de cartões SIM físicos.
É simples: instale o Kaspersky eSIM Store, escolha seu destino e compre um plano de dados conforme a necessidade. Além do pacote de dados, você receberá um eSIM gratuito. Basta instalá-lo no dispositivo com alguns cliques. Depois, você poderá carregar o seu eSIM no mesmo destino ou em outros com ótimos planos das operadoras locais. E não precisa se limitar a um único destino por vez. Se você for viajar por diversos países, escolha um plano regional ou até mesmo uma cobertura global em 122 países para ter conexão permanente.
Os eSIMs do Kaspersky eSIM Store não têm números de telefone, são compatíveis apenas com transferência de dados. Porém, o SIM original permanece no dispositivo, portanto, você ainda pode receber SMS e fazer chamadas. É claro, você não precisa atender a chamadas de roaming, mas ainda pode ver quem entrou em contato e responder por aplicativos de mensagens usando os dados do eSIM.
O bacana é que você pode configurar os eSIMs com antecedência, incluindo a data em que o plano de dados vai ser ativado. O Kaspersky eSIM Store oferece planos com vencimento (válidos por 30 dias na maioria dos países) e planos sem vencimento, em que os dados não utilizados se acumulam para a próxima viagem.
Os eSIMs e os serviços relacionados são fornecidos por nossa parceira tecnológica, a BNESIM Limited. Para saber mais sobre os benefícios dos eSIMs, confira a publicação em nosso blog: Internet móvel com a Kaspersky eSIM Store
Aplicativo da operadora de telefonia móvel. Se ainda pretende usar o roaming da sua operadora, não esqueça de instalar o app para acompanhar o consumo de dados, ativar o roaming e fazer recargas.
Contudo, há uma desvantagem nisso: o roaming normalmente custa muito mais do que usar um eSIM do Kaspersky eSIM Store. Sim, algumas empresas oferecem planos promocionais, como acesso ilimitado a aplicativos de mensagens e mapas, mas contar com eles pode resultar em problemas em momentos cruciais. Por exemplo, e se você estiver em uma pequena cidade onde os horários do transporte público do Google Maps estão desatualizados? Você precisará procurar um aplicativo de transporte alternativo ou fazer uma rota completamente diferente. Para isso, talvez precise usar um mecanismo de busca, bastante caro em termos de dados de roaming.
Como se deslocar com conforto?
É aí que os apps especializados fazem a diferença: funcionam bem nas grandes cidades e ainda quebram um galho nas menores, onde você poderia ficar na mão.
Moovit. Um app que facilita a navegação no transporte público em praticamente qualquer lugar do mundo. Ele usa dados em tempo real de operadoras de transporte público, inclusive privadas, por isso o Moovit é o queridinho de viajantes experientes em cidades com boa infraestrutura de mobilidade. Mas não espere que ele diga com exatidão quando um ônibus vai passar em uma cidade pequena e remota. Nesse caso, é melhor buscar um carro por aplicativo.
Uber. Se já recorreu a esse tipo de transporte, é provável que já tenha o Uber no celular. É uma das maiores plataformas de transporte por aplicativo do mundo: basta digitar o destino, escolher a tarifa e aguardar o motorista. Simples e intuitivo, mas há um problema: o Uber não está disponível em todos os lugares. Não vai ser difícil conseguir uma corrida na América do Norte, na Europa ou em partes da Ásia; contudo, em outros lugares, é melhor ter um aplicativo local.
- Yandex Go. Ótimas corridas na Rússia, Geórgia, Cazaquistão, Bielorrússia, Moldávia, Armênia, Quirguistão, Lituânia, Sérvia e Uzbequistão.
- DiDi. Use este aplicativo na China, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Egito, Japão, México, Nova Zelândia, Panamá, Peru e República Dominicana.
- Grab. O principal aplicativo de transporte individual do sudeste asiático: Cingapura, Camboja, Mianmar, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Indonésia.
- Careem. Ideal para viajar por Egito, Bahrein, Iraque, Jordânia, Paquistão, Arábia Saudita, Kuwait, Marrocos e Emirados Árabes Unidos.
Bonus: InDrive é um aplicativo único em que você pode definir o preço da corrida e escolher o motorista. Disponível em 48 países.
Como aproveitar uma cidade como um morador local?
Às vezes, você tem apenas algumas horas ou dias para conhecer uma cidade enorme. Então, como decidir rapidamente o que ver e aonde ir? Antes, você podia encontrar respostas no Foursquare. Mas e agora?
Visit a City. Segundo os desenvolvedores, este aplicativo abrange mais de 3 mil cidades pelo mundo. Use pequenos guias gratuitos, compre ingressos para museus e atrações ou agende passeios. Com apenas alguns cliques, você pode planejar uma viagem, digamos, dois dias em Istambul, e obter um itinerário detalhado na hora.
Muitas grandes cidades já oferecem seus próprios aplicativos de viagem. Portanto, confira esses também. Para fazer um passeio às margens do Tâmisa, experimente o Visit London; se está em busca de mesquitas e mercados, confira o Istambu Tourist Pass; e se sempre sonhou em conhecer o Parque Güell, use o Hola Barcelona.
ChatGPT. Sim, a inteligência artificial pode ajudar nisso também, criando um itinerário para qualquer cidade do mundo e oferecendo-o em um PDF ou planilha simples. Apenas lembre-se de que a IA nem sempre consegue levar em conta fatores do mundo real como trânsito e horários de funcionamento, coisas que são atualizadas por gente de verdade em aplicativos especializados, como o Visit a City.
Mas para planos gerais, o ChatGPT funciona muito bem. Basta dizer-lhe algo como: “Planeje uma viagem de 2 dias a Istambul para duas pessoas na faixa dos 30. O tom deve ser relaxado e incluir a Torre de Gálata, uma parada para um cheesecake de San Sebastián e um passeio no Estreito de Bósforo. Divida-o por horário, considerando o trânsito.”
Como encontrar bons restaurantes?
Se bater a fome durante o passeio por uma cidade nova, o Google Maps ou outro app de mapas dá conta do recado com uma conexão com a Internet, em segundos você vê as opções de comida por perto. Contudo, se quiser algo mais autêntico ou sofisticado, há aplicativos próprios para isso.
The MICHELIN Guide. Não tem certeza de onde ir para comer e quer um restaurante bom de verdade? Escolha qualquer restaurante desse guia e até mesmo reserve uma mesa diretamente no aplicativo. Muita gente ainda acha que o Michelin só lista lugares caros, mas isso já não é verdade: hoje o guia inclui várias joias locais com preços acessíveis e atendimento excelente. Ou seja, seja você um foodie ou só alguém em busca de uma dica confiável, o MICHELIN Guide tem opções que cabem no seu bolso.
TheFork. Este aplicativo popular garante que nenhum turista fique com fome… pelo menos na Europa. Ele traz tudo o que você precisa: endereços, cardápios, tipos de cozinha, fotos dos pratos, preços médios, avaliações de verdade e a opção de reservar mesas. Parece perfeito, mas tem um porém: por enquanto, o TheFork só funciona em algumas grandes cidades europeias, como Paris, Amsterdã, Barcelona, Lisboa, Madri, Milão, Roma, Genebra, Bruxelas, Estocolmo, Marselha e Bordeaux.
Aplicativos locais. Assim como com as plataformas de carros por aplicativo, cada país, ou até mesmo cada cidade, tende a ter sua própria versão do TheFork. Portanto, vale a pena fazer uma pequena pesquisa para saber qual aplicativo é popular em seu destino. Por exemplo, nos Estados Unidos, experimente Resy e Yelp; já na China, Dianping é a escolha certa (se o idioma não for um problema, pois só está disponível em chinês).
Bônus: Flush Toilet Finder. Este aplicativo útil ajuda a encontrar banheiros públicos pelo mundo, uma companhia perfeita para o seu guia de restaurantes. Embora os mapas gerais também indiquem locais que possuam banheiros, o Flush Toilet Finder vai além: mostra detalhes como acessibilidade, necessidade de código ou chave e até se é preciso pagar.
Como viajar com segurança?
Conectar-se ao primeiro ponto de Wi-Fi aberto que encontrar não é uma boa ideia, nem guardar foto do passaporte na galeria do telefone. Veja como adicionar uma pitada de segurança digital ao seu mix perfeito para viagens:
Obsidian. É provável que você planeje sua viagem com antecedência e possivelmente faça isso usando o aplicativo Notas padrão do telefone. Não é a opção mais segura e, às vezes, nem a mais prática quando se trata de armazenar informações importantes. Considere o Obsidian: ele protege suas notas com criptografia de ponta a ponta e as sincroniza em seus dispositivos. Mas há outros aplicativos semelhantes no mercado. Falamos deles no artigo Mantenha o sigilo em aplicativos de anotações criptografadas e listas de tarefas pendentes.
Kaspersky Password Manager. Salve fotos ou PDFs do passaporte, ingressos, vouchers e outros documentos importantes em um armazenamento seguro protegido por uma senha mestre que só você conhece. Ao mesmo tempo, você consegue adicionar ou acessar documentos com facilidade em qualquer dispositivo, já que o app funciona entre plataformas e mantém tudo sempre sincronizado entre o celular e o computador. Além disso, o nosso gerenciador de senhas é capaz de armazenar tokens de autenticação de dois fatores. Lembre-se de que as senhas tradicionais de uso único não podem chegar por SMS durante o roaming ou podem atrasar bastante. Reserve alguns minutos em casa para configurar os aplicativos e os sites usados com frequência para que os códigos 2FA sejam gerados no Kaspersky Password Manager em vez de serem enviados por SMS.
Kaspersky VPN Secure Connection. Se for se conectar a redes Wi-Fi estranhas com frequência durante a viagem, a melhor escolha é proteger a sua conexão. Você pode fazer isso com a ajuda de uma das VPNs mais rápidas do mundo. Além disso, a VPN também permite a você alterar antes a localização do telefone para que os resultados de busca se tornem locais! Dessa forma, mesmo em casa, você consegue planejar visitas aos eventos que os residentes já frequentam, não apenas armadilhas para turistas.
Aonde quer que vá, lembre-se: a felicidade só é verdadeira quando compartilhada. Permaneça conectado com Kaspersky eSIM Store e compartilhe seus momentos favoritos de viagem com quem você ama.
O que mais ler antes de viajar:
Internet móvel com a Kaspersky eSIM Store
Vai sair de férias? Fique alerta contra os fraudadores virtuais