Cibersegurança

Qual a visão do CISO em um mundo de constante mudança?

A cibersegurança está sempre evoluindo. Uma nova pesquisa pergunta a 300 experientes profissionais de segurança de TI quais são suas percepções sobre as mudanças no setor e em suas profissões. Veja aqui o que eles disseram.

Art by

IRIS

Compartilhar artigo

À medida que as empresas se tornam cada vez mais digitais e nosso mundo mais interconectado, os riscos de cibersegurança à sua empresa aumentam. Mais do que nunca, é importante ter uma estratégia cibernética em vigor, tema sobre o qual os diretores de segurança de informações (CISOs, Chief Information Security Officers) conhecem profundamente.

Mas, em vez de falar sobre por que é importante contratar os profissionais de segurança certos para cuidar de seus negócios, compartilhamos essa pesquisa com a visão interessante de 305 profissionais ao redor do mundo Apresentamos o relatório A cibersegurança pelos olhos dos CISOs

A cibersegurança está evoluindo para a gestão estratégica de riscos

Essa pesquisa, solicitada pela Kaspersky e realizada pela 451 Research, apresenta insights que podem ajudar a proteger a sua empresa. A função de um CISO está em constante mudança e, 70% deles dizem que a gestão de riscos agora é parte fundamental de suas responsabilidades, enfatizando a importância do planejamento contra ataques. Além disso, destacamos:
Existem indicadores sobre o rumo do setor e as preocupações dos profissionais de segurança. 70% dos entrevistados afirmaram que é mais difícil contratar profissionais de cibersegurança qualificados, o que leva a uma crescente tendência em considerar o desenvolvimento de talentos de profissionais atuais da empresa.

Existem indicadores sobre o rumo do setor e as preocupações dos profissionais de segurança. 70% dos entrevistados afirmaram que é mais difícil contratar profissionais de cibersegurança qualificados, o que leva a uma crescente tendência em considerar o desenvolvimento de talentos de profissionais atuais da empresa.

Entretanto, essa não é a única preocupação deles. Uma em cada duas pessoas pesquisadas disse que o aumento e a gravidade dos ataques representam a maior pressão sobre eles. As principais ameaças identificadas vão da rápida evolução das tecnologias em nuvem a uma explosão dos dispositivos inteligentes habilitados em IoT.

Precisamos de mais mulheres de nível sênior em funções de segurança de informações

Embora a pesquisa mostre um grande otimismo em relação ao desenvolvimento do setor e, de fato, o crescente número de profissionais de segurança protegendo nossas empresas, ainda há uma falta clara de representação feminina. E o setor sabe disso: praticamente metade (45%) de todos os entrevistados disse que as mulheres são pouco representadas em suas organizações, ainda que apenas 37% dessas empresas tenham iniciativas para resolver essa questão. Sendo assim, como resolver esse problema?

Vários entrevistados disseram que não há muitas candidatas para os cargos de nível sênior no processo. Assim, para tratar da disparidade de gênero no setor de cibersegurança, incentivamos que as mulheres tomem esse caminho profissional.

Evgeniya Naumova

Diretora Executiva - Kaspersky Europa

Se não há talento feminino suficiente em nosso pipeline, é necessário aumentar os esforços para incentivá-las. Para ajudar as mulheres a considerarem funções no setor de cibersegurança e enfrentar o sexismo, a Kaspersky tem algumas iniciativas como por exemplo a parceria firmada  com a “Girls in Tech” para apoiar a AMPLIFY. Elas realizam regularmente os eventos CyberStart nos EUA e na Europa.

Para o relatório, Andrey Evdokimov, CISO da Kaspersky, foi questionado sobre o que ele considera importante para se tornar um CISO de sucesso:

Desde a mudança do papel de um CISO, até os maiores desafios corporativos de segurança cibernética, este relatório apresenta as informações necessárias para se manter no topo de um setor em constante mudança.

Pelos olhos dos CISOs

Baixe o Relatório de CISOs de 2019 da Kaspersky e use os insights dos especialistas para proteger a sua empresa

Sobre os autores

Susi O’Neill is the Editor-in-Chief of Secure Futures and host of business tech podcast Insight Story. She’s a seasoned creative who’s led business content programs for brands including EY, Mastercard and Unilever. Off the clock, she’s a musician and performer who gives international performances playing theremin, the world’s first electronic instrument.