Dados e privacidade

INFOGRÁFICO: As 5 medidas fundamentais para lidar com vazamentos de dados

Apesar de tudo que fazemos para evitá-los, as violações de dados acontecem com os melhores de nós. Se isso acontecer, verifique se você fez essas cinco coisas.

Compartilhar artigo

As coisas podem ficar frenéticas quando você está lidando com um vazamento de dados. Enquanto tenta diagnosticar rapidamente o problema e se comunica com todos que precisam saber, é fácil passar despercebido por algum detalhe que pode gerar sérias consequências no futuro.

Por isso, criei um infográfico com as 5 medidas fundamentais que você deve tomar para assegurar a melhor reação possível a um vazamento de dados.

COMO LIDAR COM UM VAZAMENTO DE DADOS

1. Avalie a situação

O primeiro a se fazer é avaliar os riscos do vazamento para os seus clientes. Essa análise vai permitir que você decida os próximos passos, incluindo anunciar ou não o vazamento para o público. No caso de um problema de alto risco para eles, é seu dever informá-los o quanto antes, talvez antes mesmo de reportar o problema às autoridades. 

2. Seja transparente e colabore

Não tente encobrir o vazamento ou ocultar detalhes das pessoas afetadas. Se esconder algo, poderá perder a confiança dos consumidores quando informações sobre o vazamento saírem na mídiaE, ao informá-los, é importante orientar sobre como proceder em seguida..

3. Deixe tudo documentado

Documente cada pequeno vazamento que você tiver, mesmo que não seja obrigatório reportá-lo. Registre tudo que aconteceu, as medidas que você tomou para resolver o problema e o porquê daquele vazamento ter sido reportado ou não. 

4. Aprenda com o incidente

Assim que você identificar as causas, corrija o problema. Logo, assegure-se que toda sua equipe passe por um treinamento para saber como prevenir futuraviolações. Afinal, o erro humano é principal a causa da maioria dos vazamentos

5. Notifique todos os envolvidos

Se sua empresa processa dados para outras organizações, não se esqueça de avisá-las sobre o vazamento. Elas também terão que tomar outras providências.

Recorrer a essas cinco medidas logo depois de um vazamento de dados vai ajudar o seu negócio a se recuperar mais rápido das perdas. Uma comunicação ágil e clara com seus consumidores e parceiros é fundamental para limitar o impacto da invasão. Vazamentos assim podem acontecer até com as organizações mais preparadas em termos de segurança, mas ainda assim existem diversas medidas que você pode tomar para preveni-los. E, no final, preparar seus colaboradores com informação e treinamento de cibersegurança é uma dessas medidas, senão a mais crucial, para assegurar que os dados dos seus clientes se mantenham seguros sempre que possível.

Kaspersky Incident Communications

Dê à sua equipe de comunicação corporativa as habilidades para operar da melhor forma durante um ataque cibernético.

Sobre os autores

Kira Rakova is Communications Manager at Undatify. She is passionate about using social media for social good, mental health and empowering people to make meaningful choices about their digital lives.