Shareware é um software comercial distribuído gratuitamente aos usuários, seja em um formato limitado ou como uma avaliação, que expira após um determinado número de dias. Ele surgiu no início da década de 80, e sua popularidade cresceu na década de 90, à medida que os computadores pessoais tornaram-se mais comuns nos escritórios e nas residências.

Esse formato permite que os desenvolvedores de software disponibilizem seus produtos a usuários potenciais para uma execução de teste, na esperança de que decidam adquirir a versão totalmente funcional do programa.

O shareware também é popular entre os jogadores, pois dá a oportunidade de experimentar um novo jogo de maneira limitada antes de comprar a versão completa.

Shareware ou freeware

O shareware é frequentemente confundido com o freeware, mas eles têm finalidades diferentes.

O freeware é um software protegido por direitos autorais que está disponível sem nenhum custo para uso ilimitado. O desenvolvedor mantém todos os direitos sobre o programa e controla sua distribuição. Às vezes, os usuários podem comprar serviços ou opções adicionais.

Um bom exemplo é o software antivírus básico que protege seu computador sem nenhum custo, mas também oferece pacotes premium com proteção mais sofisticada.

No caso do shareware, os usuários são incentivados a compartilhar a versão limitada do software para promover as vendas e a distribuição. Não se trata de software de código aberto, quando o código fonte fica disponível para qualquer pessoa que tenha a licença do software a fim de possibilitar o trabalho colaborativo entre os desenvolvedores que estudam o código.

Tipos de shareware

Vários tipos de shareware estão disponíveis, mas nem todos são desejáveis. Eles incluem:

  • Adware: o Adware é distribuído com frequência por meio de software freeware (mas há casos em que está incluído no software de shareware). Ele permite que o desenvolvedor potencialmente ganhe dinheiro com anúncios no programa, mesmo que os usuários não adquiram o software completo.

    Infelizmente, o adware também pode localizar informações em um computador e compartilhá-las com anunciantes para ajudá-los a adaptar anúncios on-line para usuários específicos. Ele pode até executar ações maliciosas e injetar cavalos de Troia no sistema. O adware geralmente é carregado em um computador sem ser detectado.
  • Demoware: este software oferece uma versão de demonstração ou teste do aplicativo para os usuários. Um subconjunto do demoware é chamado de crippleware; ele impede o shareware de desempenhar funções vitais a menos que a versão completa seja comprada. Por exemplo, o crippleware pode impedir a impressão de documentos ou o acesso a um conjunto completo de modelos.
  • Donationware: é um aplicativo de shareware totalmente funcional e operacional, mas que solicita uma doação para apoiar o desenvolvimento futuro ou, em alguns casos, para apoiar uma causa beneficente ou uma organização sem fins lucrativos.

Preocupações de segurança relacionadas ao shareware

Os criminosos cibernéticos podem usar o shareware para distribuir malware usando táticas semelhantes às usadas em outros ataques de engenharia social. Os usuários são enganados a acreditar que os links de URLs, muitas vezes em anúncios, são legítimos, mas eles os direcionam para páginas onde é baixado malware, em vez de um aplicativo de shareware seguro.

Embora todos os tipos de software apresentem risco de vulnerabilidades e falhas que podem levar a ataques mal-intencionados, o shareware é especialmente perigoso. Como os programas não são totalmente licenciados, não estão disponíveis correções e atualizações, e isso pode colocar um sistema em risco. Isso é ainda mais perigoso quando um software que não é mais usado é deixado no computador.

Alguns aplicativos de shareware (e freeware) oferecem aos usuários a chance de baixar outro aplicativo como uma opção adicional. Na verdade, a caixa para concordar com isso geralmente vem marcada por padrão, permitindo que o software adicional seja baixado automaticamente. Embora o software possa ser perfeitamente legítimo, essa também é uma maneira como os golpistas enganam os usuários e os fazem a baixar involuntariamente um item malicioso.

O shareware é uma excelente opção para aqueles que desejam experimentar um software antes de fazer uma compra cara ou que só têm necessidade de usar um aplicativo específico uma vez. No entanto, os usuários devem lembrar que o download desses programas apresenta algum risco. É importante garantir que um site seja legítimo e tenha segurança atualizada antes de baixar qualquer programa de software.

Artigos relacionados:

Produtos relacionados: