Adware é o nome que se dá a programas criados para exibir anúncios no computador, redirecionar suas pesquisas para sites de anunciantes e coletar seus dados para fins de marketing. Por exemplo, eles rastreiam o tipo de sites que você costuma acessar para exibir anúncios personalizados.

O adware, que coleta dados com seu consentimento, não deve ser confundido com programas de spyware do tipo cavalo de Troia, que coletam informações sem a sua permissão. Se o adware não avisar que está coletando informações, será considerado malicioso. Por exemplo, um malware com comportamento Trojan-Spy.

Como o adware pode afetar você

Além de exibir anúncios e coletar dados, em geral o adware não se mostra presente. Normalmente, a bandeja do sistema do computador não apresenta sinais do programa, e o menu de programas não indica que arquivos foram instalados em sua máquina.

O adware pode entrar no computador de duas maneiras principais:

  • Via freeware ou shareware
    O adware pode estar incluído em programas freeware ou shareware; essa é uma forma legítima de gerar receita com publicidade que ajudam a custear o desenvolvimento e a distribuição do programa freeware ou shareware.
  • Sites infectados
    Visitar um site infectado pode resultar na instalação não autorizada de adware em sua máquina. Em geral, são usadas tecnologias de hackers. Por exemplo, seu computador pode ser invadido usando uma vulnerabilidade do navegador e cavalos de Troia criados para executar instalações clandestinas. Os programas de adware que agem assim costumam ser chamados de sequestradores de navegador

Como se proteger do adware

Muitas vezes, os programas de adware não têm procedimentos de desinstalação e podem usar tecnologias semelhantes às utilizadas por vírus para invadir seu computador e ser executados sem serem percebidos. Contudo, como o adware pode ter motivos legítimos para estar presente no computador, nem sempre as soluções antivírus conseguem determinar se um item específico de adware representa uma ameaça. Os produtos da Kaspersky Lab têm a opção de detectar adware e permitem definir como reagir a ele:

  • Remoção do adware
    Pode haver vários motivos para você suspeitar que um programa de adware, detectado por um mecanismo antivírus da Kaspersky, representa uma ameaça. Por exemplo, se você não consentiu com a instalação do programa e não conhece sua origem, ou se você leu a descrição do programa no site da Kaspersky e ficou preocupado com a segurança. Nesses casos, o software antivírus da Kaspersky pode ajudar você a se livrar do programa de adware.
  • Opção de não detectar adware
    Quando um programa de adware é detectado, mas você tem certeza de de que permitiu sua instalação, pode informar que ele não está prejudicando seus dispositivos ou seus dados. Com os produtos da Kaspersky, você pode desabilitar a opção de detectar esses programas (ou pode adicionar programas específicos a uma lista de exceções) para que o mecanismo antivírus não sinalize esse adware como malicioso.

Muitos programas freeware e shareware param de exibir anúncios assim que você registra ou compra o programa. Entretanto, alguns programas usam utilitários de adware integrados de terceiros que, às vezes, continuam instalados no computador depois que você registra ou compra o programa. No caso de alguns programas, se você remover o componente de adware, eles não funcionarão direito.

Outros artigos e links relacionados a adware