content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/ksy-17-how-to-report-a-website.jpg

Embora a Internet tenha vários propósitos úteis, nem tudo é o que parece na Web. Espalhados entre os milhões de sites legítimos que competem pela atenção dos usuários, existem sites criados com todos os tipos de objetivos perversos, desde o roubo de identidades até a fraude de cartões de crédito.

Esses sites de golpes atuam de muitas formas, desde a publicação de informações enganosas até a promessa de recompensas incríveis mediante uma permuta financeira. Alguns são criados deliberadamente para parecerem sites legítimos e confiáveis, como aqueles administrados por organizações oficiais do governo. O objetivo final é sempre o mesmo: fazer com que você ceda informações pessoais ou financeiras.

Como identificar um site falso

Felizmente, há várias formas simples de se proteger contra sites de golpes e garantir que sua família e seu dinheiro estejam seguros enquanto você navega na Web. Pode parecer óbvio, mas observe atentamente o texto e as imagens do site. Ele tem a mesma qualidade no design e na gramática que você esperaria de um site legítimo?

Procure erros de ortografia, português incorreto ou engessado ou erros gramaticais óbvios, como o uso incorreto de palavras no plural e no singular. Além disso, um site corporativo adequado deve ter algumas páginas básicas, como "Fale conosco" e "Sobre nós". Se você ficar em dúvida, ligue para a empresa em questão. Se o número informado for um celular ou se a chamada não for atendida, fique atento. Se uma empresa parece querer evitar contato verbal, provavelmente há um motivo.

Verifique o nome do domínio

Muitas vezes, os sites criados para se passar por outros sites usam nomes de domínio que se parecem com endereços de sites legítimos. Por exemplo, em vez de FBI.gov, um site falso pode usar FBI.com ou FBI.org. Preste atenção especial nos endereços que terminam em .net ou .org, pois esses tipos de nomes de domínio são bem menos comuns para sites de compras on-line.

Se quiser aprofundar um pouco mais a investigação, é possível verificar quem registrou o nome de domínio ou o URL em sites como o LookWhols.net e Whois.net. As pesquisas são gratuitas.

Cuidado com suas formas de pagamento

Uma boa prática é nunca fazer pagamentos com transferências bancárias. Se você transferir dinheiro para uma conta e a transação for um golpe, você nunca conseguirá reaver um centavo sequer. Pagamentos com cartão de crédito oferecem uma certa segurança, caso algo dê errado.

Bom demais para ser verdade?

A promessa de recompensas incríveis em troca de um momento do seu tempo ou de um esforço mínimo é uma prática bem-sucedida dos fraudadores, que existe desde a época dos vendedores de óleo de cobra, que se aproveitavam de colonos ingênuos no Velho Oeste. Sempre se pergunte se algo parece bom demais para ser verdade.

O site está vendendo tablets, computadores ou tênis de marca com descontos inacreditáveis? Um site de produtos saudáveis está prometendo músculos maiores ou uma perda expressiva de peso em apenas duas semanas? Ou uma forma infalível de ganhar uma fortuna? Você estará sempre certo se presumir que algo que parece bom demais para ser verdade realmente não é verdade.

Faça uma pesquisa na Internet

Se você ainda não conseguir se decidir em relação a um site, pesquise para ver o que outras pessoas dizem sobre ele na Internet. A reputação on-line, boa ou ruim, se espalha como fogo. Se outras pessoas tiveram uma experiência ruim com um site, elas provavelmente divulgam isso on-line. Procure avaliações em sites como o Trustpilot, Feefo ou Sitejabber para ver se o site já deu um golpe em alguém.

Se não conseguir encontrar uma avaliação ruim, não suponha automaticamente que está tudo certo, pois pode ser que o site de golpes seja novo. Leve todos os outros fatores em consideração para se certificar de que você não seja a primeira vítima.

Sempre use uma conexão segura

Quando você visita um site legítimo que solicita dados seguros ou financeiros, o nome da empresa deve estar visível ao lado do URL na barra do navegador, junto com um símbolo de cadeado, que indica que você está usando uma conexão segura. Se esse símbolo não estiver visível ou se o navegador avisar que o site não tem um certificado de segurança atualizado, fique extremamente atento. Para reforçar sua proteção pessoal, sempre use um software de segurança de qualidade para garantir uma camada a mais de proteção.

Além disso, não confie totalmente em nada e não clique em qualquer link para abrir um site. Em vez disso, digite o endereço da Web manualmente ou armazene-o em seus favoritos. Agentes inescrupulosos costumam comprar nomes de domínio que, à primeira vista, parecem autênticos. Ao digitar o endereço você mesmo ou armazenar aquele que com certeza está correto, você estará mais seguro.

Outra ótima opção é usar recursos como o Safe Money para ter um pouco mais de tranquilidade ao fazer pagamentos on-line.

Sites de golpes: o que são e como evitá-los

Os sites de golpes atuam de muitas formas, desde a publicação de informações falsas até a promessa de recompensas incríveis por um trabalho mínimo. Saiba como evitar esses sites de golpes.
Kaspersky Logo