content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/hardware-and-software-safety-img-02.jpg

Impedir que malware alcance seu computador com o uso de um bom pacote antivírus, incluindo um software antispyware, é a melhor prática de segurança para proteger sua privacidade. O spyware é um tipo comum de malware que coleta informações sobre você e seus hábitos no computador, geralmente sem o seu conhecimento.

O que é spyware?

Você pode se deparar com vários tipos de spyware:

  • Spyware doméstico, que em geral é usado com fins legítimos, para monitorar o uso do computador no trabalho ou por pais que desejam controlar os hábitos dos filhos no celular. Os aplicativos que rastreiam seu smartphone quando ele é perdido ou roubado são outro exemplo de spyware doméstico com uso legítimo.
  • Spyware de vigilância, que coleta informações pessoais sobre você em seu computador e as envia a terceiros. Essas informações podem incluir credenciais, como senhas e informações de cartão de crédito.
  • Adware, ou spyware comercial, que é usado para coletar informações sobre você para fins de publicidade direcionada. Ele também pode enviar publicidade em pop-ups ou dentro de aplicativos em seu celular.
  • Spyware keylogger, que registra o pressionamento das teclas no computador e o envia a terceiros. Especialmente atroz, é capaz de coletar suas credenciais de login, informações bancárias ou outras informações confidenciais.

De onde vem o spyware?

Muitos usuários de computador são infectados primeiro por spyware para dispositivos móveis ou no computador quando baixam jogos ou aplicativos que contêm adware. Os aplicativos gratuitos, em especial, tendem a conter adware, embora aplicativos pagos não sejam imunes. O problema é que, na maioria das vezes, você não permitiu expressamente que o adware coletasse suas informações pessoais e não tem nenhum controle sobre quais informações ele coleta

Baixar e instalar programas de software também expõe você ao risco do spyware. Às vezes, o spyware faz parte do pacote de instalação, e se você simplesmente aceitar a instalação, sem verificar exatamente seu conteúdo, pode estar introduzindo spyware em seu computador. Além disso, ao clicar em um anúncio pop-up, você pode iniciar o download de um spyware.

O spyware pode sujeitá-lo a uma quantidade enorme de anúncios, alterar os resultados de pesquisa para que você receba mais anúncios ou sobrecarregá-lo com anúncios pop-up.

Como remover o spyware

Uma solução antispyware eficiente é capaz de remover o spyware facilmente e garantir que ele seja completamente eliminado. Depois de executar o software antispyware, observe a operação do sistema. Verifique os processos, saiba o que está sendo executado e verifique se as configurações do firewall estão corretas.

Nos dispositivos móveis, monitore o uso dos dados para garantir que esteja de acordo com suas expectativas e com a utilização anterior. Desvios do uso esperado podem sinalizar a presença de spyware. A duração da bateria também é um bom indicador, pois sua redução pode indicar a execução de processos inesperados.

Principais dicas para evitar spyware

  • Instale uma solução antispyware para ser executada em segundo plano, mas execute-a conforme necessário caso suspeite de algum spyware em seu computador.
  • Antes de instalar software, aplicativos, barras de ferramentas ou complementos, faça uma pesquisa e leia comentários de consumidores ou análises do setor para ver se alguém já reclamou sobre algum adware ou spyware que "pegou carona" no download em questão.
  • Baixe software de sites confiáveis. Embora isso não seja uma garantia total, é muito mais seguro do que fazer o download de sites dos quais você nunca ouviu falar.
  • Bloqueie pop-ups e nunca clique em nada além do "X" para fechá-los. Às vezes, o simples clique em qualquer lugar do pop-up pode ter consequências.
  • Mantenha seu navegador atualizado para garantir que você tenha as atualizações de segurança mais recentes. Seu navegador também tem configurações de segurança que podem ser ajustadas para reforçar os padrões de segurança.
  • Depois de instalar qualquer item novo, verifique suas configurações, o desempenho do navegador e os processos. Sempre verifique se o software está sendo executado conforme esperado. Observe a persistência dos softwares, que podem ser um sinal de spyware. Se o software persistir depois de fechado, execute o antispyware para fazer a verificação.

Outros artigos e links relacionados a antispyware

Como o antispyware oferece a melhor defesa para seu computador

Manter malware longe de seu computador através do uso de um bom pacote antivírus que inclui software antispyware é a melhor prática de segurança para...
Kaspersky Logo