Há muitos fatores que devem ser levados em conta quando você está tentando encontrar a melhor solução antivírus para suas necessidades. Com a segurança dos seus dados, a identidade digital e as transações financeiras em risco, vale a pena investir um tempo avaliando cada produto antivírus.

Além disso, se você usar bastante a Internet, e-mail, mensagens e outros serviços da Web, considere uma solução que inclua um software de segurança de Internet e tecnologias que deixem suas atividades on-line mais seguras.

Critérios para conseguir a melhor proteção contra vírus

Infelizmente, nem todos os produtos antivírus oferecem uma solução confiável e fácil de usar, com um nível adequado de proteção contra malware. Quando os critérios a seguir são comparados, até mesmo as dez melhores soluções antivírus do mercado têm classificações diferentes:

  • Confiabilidade
    Até a solução antivírus mais completa é capaz de se provar absolutamente sem eficácia se entrar em conflito com outros programas de software executados no seu computador. Se esses conflitos interferirem na operação ou suspenderem temporariamente os processos de proteção do antivírus, você poderá ficar vulnerável.
  • Usabilidade
    Se a operação diária de uma solução antivírus exigir habilidades especiais, não será muito prática para os usuários. Todo produto antivírus que seja estranho de usar, que faça perguntas complexas ou precise que o usuário tome decisões difíceis tende a aumentar as chances de "erros por parte do operador". Em alguns casos, se o software antivírus for muito difícil de executar, o usuário poderá desativá-lo.
  • Proteção abrangente
    Uma solução antivírus deve oferecer proteção constante para todos os domínios do computador, todos os tipos de arquivos e todos os elementos de rede sujeitos a ataques por um vírus de computador ou outros tipos de malware. O programa deve ser capaz de detectar código malicioso e ainda proteger todos os canais ou pontos de entrada do computador, inclusive e-mail, Internet, FTP e muito mais.
  • Qualidade da proteção
    Independentemente de você precisar de uma solução de segurança antivírus da Apple ou para o Windows, as duas precisam operar em um ambiente agressivo, dinâmico, com novos vírus de computador, worms e cavalos de Troia muito mais complexos do que os tipos de malware conhecidos antes, e que podem oferecer novas maneiras de evitar as ações dos programas antivírus. A qualidade da proteção depende parcialmente do seguinte:

Outros artigos e links relacionados a soluções antivírus