content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/virus-img-13.jpg

Quando falamos em malware, olhos menos treinados podem ter dificuldade de saber se um arquivo é ou não malicioso. O vírus svchost.exe, em particular, se enquadra nessa categoria de ambiguidade. Embora o vírus anexado a ele seja obviamente malicioso, o arquivo svchost.exe, por si só, realmente faz parte do núcleo do Windows.

Svchost.exe significa "service host", um arquivo usado por diversos aplicativos do Windows. Apesar disso, ele costuma ser confundido com um vírus, pois os autores de malware anexavam arquivos maliciosos ao serviço svchost.exe para evitar a detecção. Além disso, é comum eles criarem processos com erros de digitação, como "svhost.exe" e "svchosl.exe", para evitar a detecção pela simples observação.

Remoção do vírus scvhost.exe

Quando você lida com qualquer tipo de infecção, como de um vírus svchost.exe, é fundamental ter cuidado. A primeira etapa se livrar de qualquer infecção digital é usar um removedor de malware confiável para detectar todas as partes da infecção do vírus svchost.exe e removê-las corretamente. Embora esses programas sejam destinados a detectar e remover ameaças, eles não substituem um pacote de segurança em execução contínua. Os removedores de malware foram criados para focar uma infecção depois que ela ocorre e eliminá-la.

A abordagem proativa

Imediatamente após limpar uma infecção, instale um verificador de vírus criado por um especialista em segurança de boa reputação para não correr o risco de ser infectado outra vez. Quando você avalia softwares de diferentes fornecedores, precisa levar em conta a proteção necessária. Para muitos usuários, um pacote de segurança de Internet costuma ser a melhor opção, por oferecer proteção abrangente contra diversas ameaças da Internet. Os três principais componentes são antimalware, antispam e um firewall. Para quem não tem familiaridade com o termo, firewall é um pacote de software destinado a controlar o tráfego de entrada e saída do computador.

Embora seja trabalhoso escolher um pacote de segurança para o computador, para simplificar o processo, você pode baixar um antivírus gratuito a fim de testar os diferentes produtos existentes no mercado e avaliar a melhor opção para você.

Outros artigos e links relacionados ao svchost.exe e a vírus de computador

Como lidar com o ataque traiçoeiro do vírus Svchost.exe

Primeiro e para qualquer infecção digital, é usar um removedor de software malicioso sólido para detectar todas as peças danificadas. Saiba mais aqui!
Kaspersky Logo