O Snapchat é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários enviar conteúdo para seguidores que desaparecem após 24 horas. No entanto, estudos, pesquisas e ações judiciais estão surgindo, enfrentando preocupações de segurança, especialmente para crianças que usam o aplicativo.
O que é Snapchat?
O Snapchat, de propriedade da empresa controladora Snap Inc., é um aplicativo de mídia social projetado para usuários com mais de 13 anos para compartilhar seu conteúdo 'momento no momento'. O aplicativo foi lançado em 2012 e foi pioneiro na 'mensagem de desaparecimento', o que significa que as imagens ou vídeos enviados para sua conta desaparecerão após 24 horas.
Para que é usado o Snapchat?
O Snapchat é uma plataforma de mídia social usada para as pessoas se comunicarem por meio de fotos e vídeos, conhecidos como “Snaps”, que desaparecem após 24 horas. Os usuários do aplicativo podem usar filtros, adesivos ou telas de realidade aumentada para compartilhar de forma criativa aspectos de suas vidas diárias com os amigos.
O aplicativo também tem a funcionalidade de geolocalização para encontrar amigos e uma função de mensagens privadas.
Por que o Snapchat é tão popular?
De acordo com a Statista , no terceiro trimestre de 2014, dois anos após seu lançamento, o Snapchat tinha 62 milhões de downloads. No terceiro trimestre de 2025, os downloads do Snapchat atingiram 477 milhões de downloads.
Quando o Snapchat foi lançado, outras plataformas como Facebook e Instagram focaram em postagens mais estáticas. Para os mais jovens, a experiência parecia menos dinâmica. Essas plataformas também careciam inicialmente de recursos de segmentação de público, o que significa que qualquer coisa que você postasse poderia ser vista por todos.
Como resultado, o Snapchat se tornou uma maneira fácil de compartilhar conteúdo sem deixar rastros. Esse recurso era especialmente atraente para a geração mais jovem da época, que queria mais privacidade em suas atividades on-line.
A empresa fez um esforço definitivo para atingir um mercado mais jovem, adicionando filtros divertidos e criativos, recursos de geolocalização e, posteriormente, lentes de realidade aumentada ao aplicativo. Juntamente com as mensagens que desaparecem, tornou-se o aplicativo principal para adolescentes e jovens adultos e continua a ser popular.
Por que o Snapchat é perigoso?
Os perigos do Snapchat são semelhantes aos de outras plataformas de mídia social. No entanto, há atributos específicos do aplicativo que suscitam preocupações:
Tipo de conteúdo
Embora os usuários tenham a oportunidade de denunciar conteúdo, geralmente é tarde demais. Devido a alguns dos recursos do aplicativo, conteúdo explícito e impróprio pode ser facilmente visto. A empresa controladora colocou restrições em contas onde os usuários têm menos de 18 anos, mas ainda é um risco para todos os usuários.
Recursos problemáticos
- Guia Descoberta: esse recurso torna mais fácil para os usuários encontrar criadores de conteúdo que eles não seguem ou não conhecem. O algoritmo recomenda conteúdo de um público mais amplo, tornando mais fácil encontrar vídeos explícitos.
- Mensagens que desaparecem: Esse anonimato dificulta o rastreamento de comportamento e conteúdo inadequados enviados, visualizados ou criados pelos usuários.
- Mapa de Snaps: um recurso de geolocalização torna mais fácil para os usuários encontrarem a localização de seus seguidores do Snapchat. Sem a verificação adequada de quem você está seguindo, estranhos podem encontrá-lo com a mesma facilidade.
- Minha IA: assim como outras tecnologias baseadas em IA , os adolescentes podem usar esse recurso para bater papo ou fazer planos sem entender as implicações da coleta de dados.
Venda ilegal através do aplicativo
Devido à natureza privada das mensagens no aplicativo, as pessoas utilizam o aplicativo para vender produtos e substâncias ilegais.
Em janeiro de 2024, um juiz da Califórnia permitiu uma ação civil contra a empresa controladora, Snap Inc., para prosseguir. Os parentes de 60 jovens, cada um dos quais morreram de overdose de fentanil comprado usando o aplicativo, buscaram uma compensação não especificada da empresa.
Cyberbullying no Snapchat
O anonimato de uma tela pode levar ao comportamento de bullying. O cyberbullying é quando os usuários zombam, espalham informações falsas ou manipulam imagens de outras pessoas on-line para humilhar outra pessoa. Uma plataforma como o Snapchat, que não mantém um registro das mensagens enviadas ou recebidas, torna ainda mais difícil rastrear esse comportamento.
O cyberbullying não se restringe a aplicativos de mídia social. É encontrado em jogos on-line, fóruns, e-mail e mensagens de texto. As consequências do cyberbullying não são apenas na saúde mental da vítima, mas também em sua reputação.
Por que o cyberbullying é tão prejudicial
- Constante - Qualquer plataforma digital é 24 horas, tornando o comportamento de bullying persistente e contínuo.
- Permanente - A disseminação de informações devido ao bullying cria um vínculo permanente com a vítima on-line.
- Abuso silencioso - Abuso silencioso - Ao contrário do bullying físico, os pais ou professores não podem ver o cyberbullying, a menos que as crianças expressem suas preocupações sobre isso.
- Viciante -Algoritmos de mídia social mantêm os usuários engajados, às vezes piorando a ansiedade.
Exemplos de cyberbullying no Snapchat
- Capturar fotos para manipular e compartilhar falsamente com outras pessoas, com a intenção de degradar uma pessoa específica.
- Divulgar informações falsas sobre uma pessoa para prejudicar sua reputação.
- Catfishing , também conhecido como fingir ser outra pessoa - com a intenção de explorar outra.
- Discurso de ódio dirigido a alguém de orientação sexual, religião ou origem econômica diferente.
- Doxing - também conhecido como compartilhamento de informações pessoais - com a intenção de que outras pessoas assediem o indivíduo por telefone, e-mail ou localização física.
As consequências para a vítima afetam em grande parte sua saúde mental. Para crianças e adolescentes, o bullying pode transcender suas vidas pessoais através do ostracismo de amigos ou grupos e uma incapacidade de se concentrar nas tarefas diárias.
À medida que o cyberbullying se torna mais prevalente, os legisladores introduziram mais políticas para impor consequências mais fortes para os perpetradores.
Arrume no Snapchat
Um estudo da BBC mostra que o Snapchat é o aplicativo de mídia social mais usado para se cuidar online . Grooming é quando um adulto encontra e manipula uma pessoa mais jovem para explorá-la. As táticas de manipulação incluem construir um relacionamento com eles - que a vítima percebe como seguro, confiável e uma conexão emocional. Uma vez que os groomers conseguiram ganhar a confiança do indivíduo, eles continuarão a explorar e/ou abusar da vítima.
Rani Govender, gerente de políticas on-line de segurança infantil da Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC), afirmou no estudo que o problema está no design e na funcionalidade do aplicativo. Como as mensagens desaparecem após 24 horas, é difícil rastrear o comportamento inadequado, tornando-o o local ideal para os tosadores.
Pedófilos e groomers operam em qualquer espaço on-line, mas em alguns casos, eles se infiltram em plataformas para encontrar vítimas em potencial. Depois de estabelecer uma conexão, eles incentivarão os usuários a se conectarem com eles no Snapchat para ter conversas mais privadas. Devido ao design do aplicativo, a evidência dessas mensagens desaparecerá.
Proteja seus filhos contra aplicativos e conteúdos inseguros – Garanta a segurança deles on-line!
Acompanhe o paradeiro de seus filhos e os hábitos do dispositivo, restrinja o conteúdo e equilibre o tempo de tela.
Experimente o Safe Kids for FreeControles de segurança do Snapchat
O Snapchat tem um hub pai dedicado com recursos sobre como você pode manter seus filhos seguros. A empresa também fez modificações em seu aplicativo para garantir a segurança de crianças e adolescentes, como:
- Crianças com até 13 anos podem usar o Snapchat
- Não permitir que adolescentes tenham perfis públicos
- Medidas de segurança adicionais para perfis de adolescentes
- Limitar a função de pesquisa de nomes de usuário de adolescentes, mostrando apenas para amigos em comum
- Iniciar a Central da família do Snapchat
Central da família do Snapchat
A Central da família permite que os pais vejam com quem seus filhos estão se comunicando, respeitando sua privacidade. Ele foi projetado para refletir como o pai médio se envolve com seus filhos adolescentes no mundo real, na medida em que eles podem ver com quem estão se comunicando - mas não as mensagens.
O Snapchat Family Center também permite que os pais:
- Denuncie contas suspeitas anonimamente à equipe de confiança e segurança do Snapchat.
- Veja todos os amigos e grupos associados à conta deles.
- Coloque restrições em determinados conteúdos.
- Desative o recurso My AI de responder ao filho.
- Verifique se as credenciais da conta estão corretas, como a data de aniversário.
Como definir o controle dos pais no Snapchat Family Center:
- O Family Center é restrito a adolescentes entre 13 e 18 anos, com os pais tendo 25 anos ou mais. Para configurar seu centro familiar, siga estas etapas:
- Crie uma conta do Snapchat
- Crie seu nome de usuário
- Adicione seu filho como um amigo no Snapchat
- Vá para seu perfil principal
- Toque em Configurações, localizado no canto superior direito
- Role até a parte inferior do Centro Familiar
- Convide seu filho para participar do Centro Familiar
- Depois de aceito, você pode modificar os controles de conteúdo de acordo com suas especificações
Como os pais podem monitorar o Snapchat:
embora você não possa supervisionar todas as ações ou controlar o comportamento de outras pessoas on-line, há algumas dicas da empresa que os pais devem procurar no Centro Familiar.
- Conecte-se apenas com familiares e amigos que você conhece.
- Os nomes de usuário devem ser apropriados e não devem ter atributos de identificação como idade ou localização.
- Verifique se a idade real é usada em seu perfil. Se forem maiores de 18 anos, eles não poderão se beneficiar das proteções de segurança para usuários menores de idade.
- O compartilhamento de local deve estar desativado.
Dicas para os pais manterem as crianças seguras no Snapchat
Apesar do Snapchat ter controles para pais, o Kaspersky Safe Kids fornece proteção adicional gerenciando o tempo de uso, bloqueando sites perigosos, rastreando a localização e monitorando o uso de aplicativos – ajudando os pais a detectar comportamentos on-line arriscados e impor hábitos digitais saudáveis. A combinação do Kaspersky Safe Kids com o Snapchat Family Center oferece uma abordagem abrangente para a segurança on-line de crianças.
Da mesma forma, comunicar limites claros com seus filhos é essencial. Se você decidir que o Snapchat não é apropriado para eles, reserve um tempo para explicar o motivo. Os adolescentes podem se sentir frustrados quando têm o acesso negado a algo que desejam, mas conversas honestas sobre os riscos on-line podem ajudá-los a entender seu raciocínio.
Perguntas frequentes sobre o Snapchat
O Snapchat é adequado para meu filho de 13 anos?
Sim. A idade mínima para entrar no Snapchat é 13 anos. A empresa entende os perigos enfrentados por muitos adolescentes ao longo dos anos e implementou protocolos de segurança personalizados para sua base de fãs mais jovem. Ao utilizar os recursos de monitoramento do Centro Familiar, os pais e responsáveis podem monitorar a atividade de seus filhos de 13 anos no aplicativo. Considere investir em um software de controle parental adicional para ampliar o escopo da atividade à qual você tem acesso.
O que devo fazer se meu filho estiver sendo vítima de cyberbullying?
Se seu filho se aproximar de você com o problema, é importante deixá-lo falar sobre isso. Colete o máximo possível de evidências do assédio. Denuncie o abuso aos moderadores e apoie seu filho através de aconselhamento.
Por que o Snapchat é ruim?
Estudos mostram que recursos específicos do Snapchat tornam mais fácil para os predadores on-line encontrarem ou se comunicarem com as vítimas para explorá-las. É também uma plataforma fácil de encontrar conteúdo explícito que não é adequado para usuários mais jovens.
Artigos relacionados:
Produtos relacionados:
