Pode ser difícil proteger seus filhos quando eles jogam on-line, mas as soluções de segurança de Internet podem ajudar a manter sua experiência segura e divertida.

Mais de 50% das crianças entre seis e nove anos utilizam a Internet todos os dias*. E, assim como acontece na escola ou no parque, elas terão de tomar algumas decisões e cometerão erros.

Manter as crianças em segurança no "parquinho" da Internet pode ser um desafio. Não há professores para vigiá-los, e você com certeza não pode monitorá-los a cada minuto!

Então, como garantir a segurança de seus filhos na Internet? Veja como é possível protegê-los contra os perigos cotidianos que eles podem enfrentar...

Bloqueie sites impróprios

Nem todos os sites são indicados para crianças. Seu filho pode entrar acidentalmente em um site inadequado ao fazer uma simples consulta no mecanismo de pesquisa ou clicando em um link enviado por um amigo.

Como manter seus filhos em segurança na Internet e protegê-los sem ser autoritário?

O software de Controle para Pais pode ser a resposta. Disponível como uma solução independente e também incluído em pacotes de segurança de Internet, o recurso de 'pesquisa segura' do controle para pais bloqueia o conteúdo impróprio. A maioria deles também fornece relatórios detalhados para que você fique plenamente ciente das atividades do seu filho na Internet.

Mas, às vezes, sites aparentemente seguros podem acabar com a brincadeira virtual.

Não fale com estranhos

Pode ser divertido para seu filho participar do mais novo jogo on-line com os amigos e se comunicar com eles nas salas de bate-papo. Porém, nessas salas de bate-papo também pode haver criminosos atrás de avatares para enganar as crianças e persuadi-las a fornecer dados pessoais. Esses detalhes podem ser usados para roubar sua identidade e seu dinheiro.

Ater-se aos jogos conhecidos ou de sites respeitáveis pode ajudar a proteger seu filho.

Mas, mesmo assim, pode ser difícil monitorar com quem e sobre o que eles falam on-line e mantê-los em segurança. Produtos de segurança de Internet completos, como o Kaspersky Total Security, ajudam a evitar que as crianças enviem informações como dados de contas bancárias, nomes e endereços, em salas de bate-papo e mensagens instantâneas.

E não são apenas criminosos que agem nessas salas de bate-papo. Infelizmente, assim como na vida real, o bullying também está na Internet.

Proteja seus filhos contra o bullying virtual

Em certos sites de jogos, alguns participantes jogam apenas para perseguir e insultar outros jogadores. Essa prática é conhecida como cyberbullying, ou bullying virtual.

É muito difícil controlar e evitar o bullying virtual nos jogos on-line. Na maioria deles, os moderadores tentam bani-los, mas isso pode ser difícil devido ao grande número de jogadores.

Assim, as funções de controle para pais podem manter seu filho protegido contra o bullying na Internet. Elas permitem monitorar com quem seu filho conversa on-line e bloquear possíveis contatos indesejáveis. Você também pode receber alertas quando alguma palavra específica é usada na comunicação on-line.

Observação: mesmo com toda essa proteção, continua sendo impossível monitorar seu filho 100% do tempo. Sites aparentemente inocentes ainda podem conter links maliciosos que comprometem a segurança de toda a sua rede.

Não baixe vírus

Os criminosos virtuais sabem que as crianças procuram softwares, música e jogos gratuitos. E também que as crianças são mais propensas a confiar em links e anexos de e-mail.

Se o seu filho clicar em um desses links, ele poderá baixar um vírus com o potencial de comprometer e expor a segurança não apenas do seu PC, mas de toda a sua rede. Ele pode fazer isso sem querer, basta clicar em um banner para que o malware seja carregado invisivelmente, comprometendo a segurança do seu filho na Internet.

De qualquer maneira, a melhor proteção é usar um bom pacote de segurança de Internet, que bloqueie links inseguros e verifique cada download em busca de sinais de malware. Um produto de segurança completo como o Kaspersky Total Security faz isso para todos os usuários de sua residência. Você pode monitorar toda a rede em seu PC e ajustar as configurações de segurança de cada computador individualmente.

Manter seus filhos seguros na Internet é prioridade

Nada substitui a orientação dos pais quando se trata da segurança das crianças na Internet. Uma simples conversa com as crianças pode ajudar muito. Ensine-os a não clicar automaticamente em todos os botões de "sim" e a se afastar do cyberbullying e de possíveis criminosos virtuais.

Os pacotes de segurança de Internet complementam essas orientações, monitorando o que seus filhos acessam on-line, ajudando a garantir que seu parquinho virtual seja um lugar seguro.

Os melhores produtos de segurança completa também permitem monitorar e gerenciar remotamente todos os computadores de sua casa a partir do seu próprio PC.

No final, as crianças querem jogar. Nossa função é garantir que elas tenham o máximo de segurança possível.

Outros artigos e links relacionados à segurança das crianças na Internet