Ir para o conteúdo principal

Deixe seus cartões em casa: 4 carteiras digitais seguras

Deixe seus cartões em casa: 4 carteiras digitais seguras

Muitas pessoas raramente usam dinheiro em papel, mas os dias de sacar um cartão de débito da carteira também podem ficar para trás em breve. Com o surgimento das carteiras digitais, que aproveitam o poder e a conveniência dos smartphones, mais consumidores estão deixando seus cartões e dinheiro em casa para usar um método de pagamento mais rápido e seguro.

Veja a seguir o que você deve saber sobre carteiras digitais, além de algumas recomendações sobre quais soluções são mais seguras de usar.

O que são carteiras digitais ou carteiras virtuais?

Carteira digital, carteira eletrônica e carteira virtual referem-se à mesma coisa: a "carteira" é um aplicativo no telefone que armazena informações de cartões de crédito, débito e vales-presentes.

Por motivos de segurança, uma carteira digital não armazena de fato o número do seu cartão (exceto no caso de vales-presentes). Em vez disso, uma carteira digital faz interface com seu banco para fornecer uma conexão criptografada que permite a troca de pagamentos com os fornecedores comerciais sem realmente transmitir as informações do seu cartão.

Graças à maneira exclusiva como as carteiras de telefone são projetadas, elas têm um enorme potencial para melhorar a segurança, seja para fazer compras on-line usando o telefone ou pagar na loja. Entretanto, há várias soluções de carteira digital no mercado atualmente, e nem todas são iguais.

Se estiver pensando em usar carteiras digitais, é fundamental que você pesquise e use apenas um provedor confiável e transparente. A seguir, apresentamos uma visão geral das carteiras digitais mais populares e de como elas funcionam.

Apple Pay

O Apple Pay é uma das carteiras digitais mais conhecidas do mercado, mas é exclusiva dos dispositivos Apple. Se você tiver um iPhone, o aplicativo Carteira estará instalado por padrão, e essa é a interface que permite usar o Apple Pay.

Dependendo do método de verificação configurado no seu dispositivo, o Apple Pay solicitará que você use o Touch ID, o Face ID ou seu código PIN quando quiser fazer uma compra. Convenientemente, você pode usar o Apple Pay ao fazer compras on-line no seu iPhone em qualquer loja ou site participante, o que inclui Best Buy, Airbnb, Etsy, Expedia e mais de 250.000 lojas.

Google Pay

Com cerca de duas vezes mais usuários que o Apple Pay, o Google Pay é indiscutivelmente muito mais acessível ao público em geral, pois é possível instalar o aplicativo em praticamente qualquer smartphone, incluindo dispositivos Android, Apple e Samsung.

O Google Pay funciona de forma muito semelhante ao Apple Pay e permite que você armazene cartões de débito, cartões de crédito, determinados vales-presentes de marca e alguns ingressos de eventos para acessá-los facilmente. Superficialmente, é o mesmo que o Apple Pay, apenas para uma variedade maior de dispositivos. No entanto, alguns usuários gostarão do fato de que o Google Pay também oferece recompensas, algo que o Apple Pay não oferece.

Samsung Pay

Assim como o Google Pay, o Samsung Pay oferece aos usuários a chance de ganhar pontos de recompensa, que podem ser trocados por determinados prêmios, como itens Samsung ou até mesmo viagens. No entanto, o Samsung Pay está disponível apenas para dispositivos Samsung.

Se você tiver um dispositivo Samsung, poderá usar um conjunto de recursos semelhante ao do Google Pay e do Apple Pay, com a capacidade de armazenar cartões de débito e crédito, cartões de associado, ingressos para eventos e assim por diante. Você também pode fazer pagamentos ponto a ponto, mas precisará se inscrever no cartão gratuito Samsung Pay Cash para fazer isso, que é um cartão de débito pré-pago (o que significa que você deve carregá-lo com dinheiro antes de poder usá-lo).

PayPal

Sua conta do PayPal funciona de forma semelhante a uma conta corrente, pois pode guardar dinheiro, mas você também pode usá-la para enviar e receber dinheiro.

No aplicativo do PayPal, você pode usar seu saldo para pagar as compras ou usá-lo como qualquer outra carteira digital que mencionamos, armazenando suas informações bancárias e de cartão. O PayPal também oferece criptomoeda agora, se você tiver interesse em uma solução mais completa.

Quais carteiras digitais você deve usar?

Se você estiver tentando decidir qual dessas carteiras digitais populares baixar, provavelmente a decisão se resumirá a dois fatores: acessibilidade e recursos.

Todas essas opções oferecem algum tipo de recurso de pagamento ponto a ponto, além de permitir que você faça compras on-line ou na loja. No entanto, o Apple Pay está disponível apenas em dispositivos da marca Apple, como iPhone, e o Samsung Pay está disponível apenas em dispositivos Samsung.

Enquanto isso, o Google Pay oferece recompensas e pacotes do PayPal em uma conta bancária, o que pode ou não ser um recurso preferido, dependendo de como você gosta de gerenciar suas finanças. Por fim, todas essas carteiras digitais são conhecidas por serem altamente seguras e foram desenvolvidas por empresas confiáveis, portanto, escolher qual delas usar é realmente uma questão de preferência.

Produtos recomendados ao usar carteiras digitais

Se você está procurando uma carteira digital, provavelmente se preocupa com a segurança, e é um critério inteligente. Usar um aplicativo de carteira digital confiável é um passo na direção certa, mas, na realidade, as ameaças atuais à segurança cibernética são muito complexas. Para se proteger totalmente, é importante adicionar outras camadas de segurança.

Leia mais

Deixe seus cartões em casa: 4 carteiras digitais seguras

Antes de usar as carteiras digitais, faça uma pesquisa para escolher um provedor confiável e transparente. Continue lendo para descobrir 4 das carteiras digitais mais populares.
Kaspersky logo

Artigos relacionados