Qualquer pessoa que usa o e-mail pode ser alvo de golpes de phishing. Quando as pessoas perguntam "o que é phishing?", o cenário mais comum é o seguinte: você abre seu e-mail e, de repente, um alerta do seu banco aparece em sua caixa de entrada. Ao clicar no link contido no e-mail, você é levado para uma página que parece com a do banco, mas que, na verdade, foi criada para roubar suas informações. O alerta dirá que há um problema com sua conta e pedirá que você confirme seu login e sua senha. Após inserir suas credenciais na página exibida, em geral, você é encaminhado para a instituição verdadeira para inserir suas informações pela segunda vez. Ao ser direcionado para a instituição verdadeira, você não percebe imediatamente que suas informações foram roubadas.

Etapas simples para se proteger do phishing

O phishing engana as vítimas para que forneçam credenciais de todos os tipos de contas sigilosas, como e-mail, intranet corporativa etc. Às vezes, até mesmo usuários cuidadosos não conseguem detectar um ataque de phishing. Esses ataques têm se tornado cada vez mais sofisticados, e os hackers adaptam seus golpes e mandam mensagens bastante convincentes, que podem facilmente enganar as pessoas.

A primeira coisa que você pode fazer para se proteger ao usar a Internet é usar o bom senso antes de fornecer informações confidenciais. Ao receber um alerta do banco ou de outra grande instituição, nunca clique no link do e-mail. Em vez disso, abra a janela do navegador e digite o endereço diretamente no campo de URL para verificar se o site é verdadeiro.

Outro indício importante de sites de phishing: a mensagem contém erros de digitação e o site não parece ser profissional. Como os hackers geralmente criam os sites de phishing na pressa, alguns deles são muito diferentes dos originais.

Software de segurança de Internet: uma defesa mais forte

Uma das formas mais simples de proteção contra um esquema de phishing é instalar e utilizar em seu computador um software de segurança de Internet adequado. O software de segurança de Internet é essencial para qualquer usuário, pois oferece diversas camadas de proteção em um pacote simples de gerenciar. Com a associação do firewall, antispam e antimalware em um único pacote, você tem alternativas extras que evitam que o computador seja comprometido caso você clique acidentalmente em um link perigoso.

O software antispam foi projetado para protegê-lo contra phishing e lixo eletrônico em sua conta de e-mail. Além de trabalhar com listas negras predefinidas, criadas por pesquisadores de segurança, o software antispam tem recursos de inteligência que aprendem com o tempo quais itens são lixo e quais não são. Portanto, embora você ainda precise ter cuidado, é mais tranquilo saber que o software também está filtrando possíveis problemas.

Também há um antimalware, que bloqueia outros tipos de ameaças. Semelhante ao software antispam, o antimalware é programado por pesquisadores de segurança para identificar até mesmo o malware mais discreto. Com atualizações contínuas dos fornecedores, o software continua se tornando mais inteligente e mais capaz de lidar com as ameaças mais recentes. Ao usar um pacote antimalware gratuito, você pode se proteger contra vírus, cavalos de Troia, worms, etc.

Embora a tecnologia seja uma área em rápida evolução, ao usar um pacote de segurança de um fornecedor respeitado, você pode se proteger do phishing e de outras ameaças de malware.

Outros artigos e links relacionados a phishing