Quantas vezes você já verificou seu e-mail e recebeu uma mensagem alarmante do seu banco ou de qualquer outra empresa dizendo que sua conta pode ser fechada?

Embora esses avisos muitas vezes pareçam convincentes, infelizmente quase sempre essas mensagens são golpes de phishing. Para aqueles não familiarizados com o termo, phishing de e-mail é um tipo de e-mail que parece ser de uma empresa legítima, mas seu objetivo é roubar informações pessoais do destinatário. Embora possa ser difícil descobrir se um e-mail é legítimo ou não, seguindo algumas dicas simples de prevenção contra phishing, você pode reduzir significativamente as chances de ser vítima de um golpista.

Nunca confie em e-mails alarmantes

A primeira dica importante a ter em mente é que a maioria das empresas confiáveis não solicita informações pessoais ou detalhes de conta por e-mail. Isso inclui seu banco, seguradoras e qualquer empresa com a qual você faz negócios. Se você receber um e-mail pedindo algum tipo de informação de conta, exclua-o imediatamente e ligue para a empresa para confirmar se sua conta está OK.

Não abra anexos desses e-mails suspeitos ou estranhos, principalmente anexos em Word, Excel, PowerPoint ou PDF. Outra dica útil de prevenção contra phishing é sempre evitar clicar em links incorporados em e-mails, porque eles podem estar carregados com malware.

Seja cauteloso ao receber mensagens de fornecedores ou terceiros; nunca clique em URLs incorporados na mensagem original. Em vez disso, acesse o site diretamente digitando o endereço URL correto para verificar o pedido e consulte as políticas e procedimentos de contato para solicitação de informações do fornecedor. Os produtos do sistema operacional do Windows costumam ser alvos, por isso proteja-se quando for executar o sistema mais novo ou o Windows Vista - segurança é essencial.

A importância do software de segurança de Internet

Outra forma simples de reduzir sua exposição a mensagens de phishing é o uso de um software gratuito de proteção contra vírus e antispam para se proteger contra mensagens maliciosas que podem ser enviadas ao seu computador. Como as ferramentas antimalware são criadas especificamente para protegê-lo até mesmo contra as ameaças mais complexas, elas são vitais em todos os seus computadores, pois foram desenvolvidas para complementar o seu bom-senso.

Gerenciamento de senhas facilitado

Além de ter um software de proteção contra vírus no seu computador, é fundamental usar um gerenciador de senhas para administrar suas credenciais on-line. Você precisa ter um gerenciador de senhas porque, atualmente, é muito importante ter senhas diferentes para cada site, porque em caso de violação de dados, os invasores maliciosos irão tentar usar as credenciais descobertas em toda a Web. Um dos melhores recursos dos gerenciadores de senhas é o preenchimento automático de formulários de login para minimizar os cliques.

Além disso, muitos gerenciadores de senhas oferecem versões portáteis que podem ser salvas em um pen drive e levadas para onde você quiser.

Embora o phishing possa ser um problema difícil de resolver às vezes, seguindo as dicas simples deste artigo e aplicando as ferramentas apropriadas de prevenção contra phishing, você pode minimizar significativamente o risco de ser vítima de golpistas on-line.

Outros artigos e links relacionados a phishing