content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/web-img-03.jpg

A proteção contra roubo de identidades é imprescindível para todos os usuários de computadores, e isso se estende às mídias sociais, como o Facebook. Em razão da natureza popular das redes sociais, onde as pessoas são incentivadas a compartilhar informações pessoais, os usuários correm risco automático de se tornarem vítimas de roubo de identidades.

Os usuários do Facebook devem ficar atentos, pois os ladrões de identidades estão sempre criando novos golpes a fim de roubar dados pessoais. E, muitas vezes, esses dados estão acessíveis publicamente e são fáceis de alcançar.

Veja aqui algumas dicas de proteção contra roubo de identidades e segurança para seu perfil do Facebook:

1. Não publique sua data de nascimento ou, pelo menos, o ano em que você nasceu. Parece ser uma tática para pessoas que querem ter sempre 20 e poucos anos, mas, na verdade, isso tem uma utilidade prática: sua data de nascimento, com o ano incluído, é uma informação importante que pode levar ao roubo de sua identidade.

2. Pense duas vezes antes de comprar serviços do Facebook que exigem informações do seu cartão de crédito. É melhor evitar inserir esses dados no site.

3. Imponha limites. Evite revelar onde uma foto foi tirada e não marque nas fotos suas localizações exatas. Cuidado ao publicar fotos que mostram seu endereço ou onde você guarda objetos de valor em casa.

4. Quanto mais você revelar publicamente onde está e o que está fazendo, mais atrairá a atenção dos ladrões de identidade. Exclua da sua linha do tempo fotos e publicações que mostram informações de identificação pessoal.

5. Seu nome, sua foto do perfil e sua foto de capa são sempre "públicos" e isso não pode ser alterado. Com essas informações públicas, os ladrões conseguem criar perfis idênticos no Facebook, com o intuito de infectar dispositivos dos usuários com spyware capaz de roubar dados valiosos. Use um bom software de segurança de Internet no dispositivo para afastar ameaças perigosas e ter uma proteção eficiente contra roubo de identidades. Além disso, tome ainda mais cuidado ao baixar pacotes antispyware gratuitos, que podem conter malware disfarçado!

No ano passado, a Federal Trade Commission norte-americana firmou um acordo com o Facebook para garantir que o site tomasse certas medidas de privacidade. Uma boa notícia para os usuários que se preocupam com a privacidade, mas você mesmo deve se defender para prevenir o roubo de identidades.

Com mais de um bilhão de usuários, o Facebook é um lugar para interagir com amigos antigos, manter contato com quem mora longe e promover novos negócios. Se você souber usá-lo com sabedoria e um pouco de cuidado, o Facebook pode ser uma excelente ferramenta. Caso contrário, pessoas mal-intencionadas podem acabar com sua diversão.

Dicas de prevenção do roubo de identidades para usuários do Facebook

Proteja-se contra o roubo de identidade em redes sociais, como o Facebook, é uma obrigação para os usuários. Para mais informações, acesse aqui!
Kaspersky Logo