Além de estudantes que criam vírus de computador e criminosos virtuais que desenvolvem software malicioso para obter ganhos pessoais, existem também ameaças relacionadas a operações no "mercado cinza", que realizam atividades que estão no limite, ou pouco além, do que é considerado lícito. Esse tipo de negócio busca gerar receita a partir de atividades diversas, como:

  • Distribuir anúncios eletrônicos não solicitados
  • Fornecer utilitários de software falsos
  • Induzir usuários a acessar recursos da Web pagos

Em geral, essas empresas que operam no mercado cinza usam técnicas de programas de hackers para acessar o computador do usuário sem que ele saiba e resistir às ações dos programas antivírus.

Adware

Componentes especiais de publicidade invadem o computador do usuário, depois baixam e exibem anúncios, geralmente sem que o usuário saiba que um software não autorizado foi baixado no computador. Em geral, os anúncios pop-up só aparecem quando o usuário abre o navegador da Internet. Assim, a vítima pensa que são apenas anúncios normais exibidos em páginas da Web comuns.

Os anúncios distribuídos legalmente muitas vezes são parte de downloads de aplicativos freeware ou shareware. Embora seja possível desinstalar o elemento de adware, alguns programas freeware e shareware deixam de funcionar corretamente quando o adware associado é removido.

Programas antivírus e antispyware falsos

O usuário é convencido a baixar um programa antivírus ou antispyware falso. O programa falso avisa que um spyware ou um vírus de computador foi detectado na máquina do usuário. Na realidade, o programa não tentou detectar ameaças virtuais e, em geral, não tem capacidade para fazer isso. Contudo, o programa se oferece para cuidar da infecção mediante pagamento.

Pornografia e recursos com cobrança premium

Em alguns casos, um software pode ser instalado sem autorização do usuário e depois tentar persuadi-lo a acessar um site mediante pagamento.

Como se proteger contra empresas do mercado cinza

A Kaspersky Lab oferece soluções antimalware de alta qualidade para a proteção contra vírus cavalos de Troia, worms e vírus de computador que as empresas do mercado cinza usam para infectar os computadores e dispositivos móveis de suas vítimas. Para obter mais informações, clique nos links a seguir:

  • PCs Windows
  • Macs da Apple
  • Computadores Linux
  • Smartphones Android
  • Tablets

Outros artigos e links relacionados a empresas do mercado cinza