Além dos estudantes que escrevem vírus de computador e dos criminosos virtuais que desenvolvem softwares maliciosos para obter ganhos pessoais, também existem ameaças provenientes de práticas do ‘mercado paralelo’, que se encarregam de atividades que estão ou ultrapassam o limite da legalidade. Esse mercado procura gerar lucro a partir de atividades como:

  • Distribuição de anúncios eletrônicos não solicitados
  • Fornecimento de utilitários de software falsos
  • Tentativa de atrair os usuários a acessar recursos pagos da Web

Em geral, essas empresas que operam no mercado paralelo usam técnicas de programas de hackers para acessar o computador do usuário, sem seu conhecimento, e resistir às ações dos programas antivírus.

Adware

Componentes especiais de publicidade invadem o computador do usuário, depois baixam e exibem anúncios, geralmente sem que o usuário saiba que um software não autorizado foi baixado em seu computador. Os anúncios pop-up aparecerão apenas quando o usuário abrir o navegador da Internet. Assim, a vítima pode pensar que os pop-ups são anúncios normais que aparecem em páginas normais da Web.

O adware distribuído legalmente é geralmente incluído como parte dos downloads de aplicativos freeware ou shareware. Embora seja possível desinstalar o elemento de adware, alguns programas freeware e shareware deixam de operar corretamente quando o adware associado é removido.

Programas falsos de antivírus e antispyware

O usuário é persuadido a baixar um programa falso de antivírus ou antispyware. Esse programa então informa que um spyware ou vírus de computador foi detectado na máquina do usuário. Na realidade, o programa não tentou detectar ameaças virtuais, pois nem tem essa capacidade. Entretanto, o programa se oferece para neutralizar a infecção em troca de um pagamento por parte do usuário.

Pornografia e recursos de cobrança especial

Em alguns casos, o software pode ser instalado sem o consentimento do usuário, tentando persuadi-lo a visitar um site que só pode ser acessado mediante pagamento.

Como se proteger contra as práticas do mercado paralelo

A Kaspersky Lab oferece soluções antimalware superiores para proteger contra cavalos de Troia, worms e vírus de computador que o mercado paralelo usa para infectar computadores e dispositivos móveis das vítimas. Para obter mais informações, clique nos links abaixo:

  • Computadores com Windows
  • Apple Macs
  • Computadores com Linux
  • Smartphones Android
  • Tablets