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"Não há nada no meu celular que tenha valor para um cibercriminoso." Este pensamento é mais comum do que os especialistas da Kaspersky imaginavam e gerou muita preocupação. Para refutar esse comportamento de risco, os profissionais da empresa analisaram e listaram momentos rotineiros que podem expor as pessoas aos ciberataques. A iniciativa faz parte da campanha de conscientização da Kaspersky para esclarecer a importância da segurança digital em nossas vidas.

Uma pesquisa da empresa mostra que, ao serem questionados sobre os significados dos termos "malware", "phishing" e "ransomware", 74% dos latino-americanos afirmaram conhecer sobre os vírus, mas 56% e 77%, respectivamente, não sabem o que são as mensagens maliciosas e o programa que bloqueia todos os dados e pede um resgate para as vítimas. Para os especialistas da Kaspersky, desconhecer o perigo deixa as pessoas mais expostas às ameaças. Além disso, questionados sobre qual destes golpes é o mais perigoso, cerca de 35% dos entrevistados não soube opinar.

"Por que as pessoas não checam um link enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp antes de abri-lo? As mensagens fraudulentas são um dos golpes online mais populares na América Latina e esse devia ser um comportamento básico, assim como olhar para os dois lados da rua antes de atravessá-la. Se os internautas tivessem mais conhecimento acerca da segurança digital, muitos golpes que exploram a desatenção das pessoas não existiriam, pois não seriam rentáveis", afirma Fabiano Tricarico, diretor de consumo da Kaspersky para a América Latina .

O maior exemplo é o " golpe do WhatsApp", em que a vítima perde o acesso à sua conta e seus contatos (amigos próximos e familiares) passam a receber mensagens falsas pedindo dinheiro emprestado. O esquema fraudulento é tão rentável que, mesmo com a popularização das contas protegidas pela dupla autenticação, esses criminosos criaram uma forma de manter o golpe, desativando a proteção adicional.

"Para roubar a conta do app, os criminosos usam muitas desculpas: convite VIP para festas, anúncios online feitos pela vítima e até pesquisas sobre o covid-19 - e já se foram dois anos desde que esta fraude surgiu. Isto mostra o quanto ela é rendável para o atacante. E evitá-lo é simples, basta prestar atenção à mensagem SMS com o código de ativação ou ao e-mail de solicitação de desativação da dupla autenticação para perceber o golpe", explica o diretor.

Além da lábia, o disfarce é outra tática muito comum para obter sucesso nos golpes online. Aqui, as opções de temas são infinitas: tem SMS falso se passando por banco popular, promoções que parecem imperdíveis, benefícios sociais criados para mitigar os impactos da pandemia, entre outros assuntos populares como séries e filmes. "Os golpes usam o interesse ou a falta de informação da vítima contra ela, por isso os trending topics sempre são usados para disfarçar a fraude. A vontade de não pagar por um produto, serviço ou conteúdo online é tanta que até 41% dos brasileiros admitem ter desativado uma ou mais vezes a solução de segurança do celular para pode continuar baixando um app. É comum ignorar um salva-vidas quando ele diz ‘não entre no mar, pois ele está perigoso hoje?’ Por que fazemos isso quando estamos no ambiente digital?", questiona Tricarico.

Para manter a proteção no celular, a Kaspersky recomenda o seguinte:

  • Não deixe que os seus dados sejam "pescados". Mais da metade dos ataques de phishing tem como objetivo roubar credenciais de contas bancárias. Caso uma mensagem ou página web solicite sua senha, feche-a e entre em contato com seu gerente.
  • Evite o roubo do WhatsApp. O aplicativo de mensagens é muito mais do que uma ferramenta para conversa. Nele, armazenamos informações pessoais, como o contato de familiares e amigos. Preste atenção sempre que um SMS é enviado e sempre ative a opção de dupla autenticação dos serviços online. Além do WhatsApp, existe esta opção em todas as redes sociais.
  • Desconfie sempre que algo parecer muito vantajoso. Os cibercriminosos estão contando que o interesse da vítima seja incontrolável para obterem sucesso. Se um filme, jogo ou produto ainda não foi lançado, é quase impossível que ele esteja disponível em um site estranho. Para ajudar a evitar os golpes, tenha uma solução de segurança no celular e confie quando ela alertar que algo está errado.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.

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