content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/35-backup.jpg

Ao fazer backup de um arquivo, você armazena cópias dos arquivos críticos pessoais e do sistema em um disco rígido ou um dispositivo de armazenamento auxiliar, como um HD externo ou pendrive. Criar backups é um passo essencial da manutenção do computador para proteger seus dados em caso de falha no sistema ou corrupção de arquivos.

Quem deve fazer backup dos arquivos?

Todas as pessoas e organizações correm o risco de perder permanentemente dados importantes se não fizerem backup de seus arquivos. Para as pessoas, a perda de registros financeiros pessoais, documentos importantes e fotografias insubstituíveisleva a um grande estresse e decepção.

As organizações que não fazem backup de seus arquivos, especialmente seus registros financeiros, correm o risco de prejudicar seus negócios, talvez até perdê-los.

Muitas empresas contam com computadores para realizar todas as suas operações: financeiras, de recursos humanos, folhas de pagamento, vendas, marketing e outras. Em alguns casos, empresas que não conseguem acessar seus arquivos devido a causas acidentais ou mal-intencionadas acabam interrompendo suas operações.

Na primavera de 2017, o Serviço Nacional de Saúde (NHS, National Health Services) do Reino Unido teve suas operações comprometidas por conta de um malware que tornava os arquivos inacessíveis. Em 2014, a Sony Pictures passou por um bloqueio semelhante que afetou negativamente seus negócios.

Quais são os maiores riscos para os arquivos?

Os três riscos mais significativos para os arquivos do computador são:

  • Negligência do usuário ou do administrador
  • Mau funcionamento ou roubo do computador
  • Invasão do computador por hackers

Às vezes, os usuários e até os administradores de TI pressionam acidentalmente o botão Delete em um arquivo ou diretório. A sensação de culpa é péssima quando você percebe que seu erro só pode ser atenuado pela recuperação dos arquivos.

A melhor proteção contra esse tipo de erro é um software de backup que faz cópias incrementais dos arquivos abertos. Além disso, no final do dia de trabalho, a criação de um "espelho" automático do armazenamento do computador proporciona uma segurança adicional que permite recuperar os dados rapidamente, se necessário.

Se você já teve um computador que parou de funcionar inesperadamente, conhece a frustração gerada. Criar e armazenar backups frequentes em dispositivos fisicamente remotos proporciona a tranquilidade necessária ao confiar suas informações valiosas às máquinas. – Esta abordagem também pode ser uma salvação se alguém roubar seu computador ou dispositivo, pois você pode substituir o dispositivo e baixar os arquivos do armazenamento externo para o novo dispositivo.

Os criminosos virtuais estão ficando cada vez mais ousados quando se trata de infectar computadores com um tipo de software malicioso chamado ransomware. O ransomware bloqueia o acesso dos usuários finais aos arquivos e aplicativos de software em seus computadores. Os hackers exigem que essas pessoas ou organizações paguem um resgate para restaurar o acesso aos arquivos.

O ataque ao NHS mencionado anteriormente, bem como milhares de outros ataques em todo o mundo, foi um ataque de ransomware. O incidente forçou o fechamento de clínicas e interrompeu cirurgias em todo o Reino Unido.

Para piorar as coisas, em muitos casos, aqueles que pagam o resgate não recuperam o controle de suas máquinas. Os hackers devem fornecer aos usuários chaves criptografadas para desbloquear os arquivos e nem sempre cumprem essa promessa.

Alguns ransomware excluem todos os dados do computador, mesmo após o pagamento do resgate. Os backups dos computadores armazenados em locais secundários garantem que os ataques de ransomware não perturbem o trabalho de organizações e indivíduos por muito tempo.

Como faço para criar um backup?

A maneira mais comum de fazer backup de arquivos de computador é usar o software fornecido com o sistema operacional em computadores pessoais. O Apple iOS e o Microsoft Windows fornecem utilitários integrados que oferecem recursos de backup e restauração para computadores.

Você pode fazer backup de arquivos em partições separadas em unidades locais ou em dispositivos de armazenamento externos. O primeiro método não oferece proteção caso o computador trave completamente e você não consiga acessar suas unidades internas. O backup em um dispositivo remoto é a melhor opção para ter proteção total.

Produtos de software como o Kaspersky Total Security fornecem as ferramentas e o suporte de que você precisa para criar backups criptografados. Além disso, instalar e atualizar um programa antivírus de qualidade é o primeiro passo para proteger seus dispositivos de ataques de malware e ransomware potencialmente desastrosos.

Dica: o Kaspersky Internet Security protege o acesso à Internet contra invasão. Considere também atualizar frequentemente as senhas de usuário com pelo menos oito caracteres de vários tipos (letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais).

Os serviços de backup, como o iDrive, o SpiderOakONE e o SOS Online Backup, copiam os arquivos na nuvem com a ajuda de softwares especializados. Outras soluções de nuvem genéricas incluem Dropbox, Google Drive e Apple Cloud.

Embora os hackers tenham conseguido roubar as informações da conta de um cliente do Dropbox em 2016, o serviço agora fornece defesas de cibersegurança mais fortes para proteger os dados vitais dos usuários.

Se houver problemas técnicos com seu computador ou ele for visado de forma mal-intencionada, um backup dos arquivos pode ser o arquivo mais importante que você já criou. Talvez você não inclua isso em sua linha de defesa principal, mas pode ser a medida que poupa sua saúde mental e sua empresa caso o pior aconteça.

Artigos relacionados:

Produtos relacionados:

Por que você precisa fazer backup dos arquivos

Criar backups é um passo essencial da manutenção do computador para proteger seus dados em caso de falha no sistema ou corrupção de arquivos. Saiba mais sobre os maiores riscos para os arquivos e como criar um backup.
Kaspersky Logo