content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/ksy-24-how-to-remove-a-virus-or-malware-from-your-pc.jpg

Ninguém espera ter que lidar com um computador infectado por malware, mas até a pessoa mais cuidadosa e experiente em tecnologia comete erros. O spear phishing e outros ataques de engenharia social tornaram-se muito sofisticados. Os hackers estão muito bons em passar despercebidos por pontos de verificação de segurança. O malware com certeza vai causar danos no seu computador, mas você pode minimizar esses danos se conseguir identificar as ameaças e removê-las em tempo hábil.

Verifique a infecção

A suspeita de que o computador está infectado surge por um motivo. Talvez ele esteja lento ou abrindo muitos pop-ups, por exemplo. Ou seja, parece que tem alguma coisa errada. Para verificar se o seu computador está infectado, a Microsoft oferece várias ferramentas gratuitas para download na página Sysinternals. As ferramentas Process Explorer e Autorun buscam arquivos incomuns que poderiam indicar a presença de um malware e permitem que você “mate” o arquivo executável. A Microsoft também oferece uma ferramenta para remoção de software malicioso do Microsoft Windows.

Como remover ameaças

Se o seu computador tem um malware que não é removido por nenhuma das ferramentas da Microsoft, você pode excluir os arquivos manualmente. Antes de iniciar o processo, verifique se o seu antivírus, se for o caso, e suas ferramentas de verificação de malware sob demanda estão atualizados.

Para remover um vírus do computador, saia da Internet e reinicie seu computador no modo de segurança. (A inicialização no modo de segurança com o Windows 10 é diferente das versões mais antigas. Siga estas instruções.) Ao trabalhar off-line, você evita que o malware cause mais danos e elimina o risco de baixar mais problemas. Uma vez no modo de segurança, use a a ferramenta Limpeza de Disco para excluir os arquivos temporários. Isso deve acelerar as verificações de que você precisa e pode até excluir malwares ocultos nesses arquivos.

Depois de limpar o disco rígido, rode a verificação por demanda. Como você não está conectado à Internet, a verificação cobre só os malwares reconhecidos pela atualização mais recente. É por isso que o sistema operacional e todos os softwares precisam estar atualizados. Caso contrário, a verificação pode não detectar o vírus.

Você escolhe o tipo de verificação que vai executar. A verificação rápida de ameaças gerais pode ser suficiente para encontrar malwares que estão ocultos no sistema, mas se tiver mais tempo e quiser ser meticuloso, uma verificação completa ou personalizada vai ainda mais fundo. Se a ferramenta de verificação por demanda encontrar um problema, ela deverá excluir o arquivo associado ou movê-lo para a quarentena antes de você reiniciar o computador no modo normal. Contudo, se houver tempo, é recomendado rodar uma segunda verificação com a ferramenta por demanda ou o software antivírus, para garantir que não haja mais nada à espreita em segundo plano.

Caso o computador continue a mostrar sinais de malware, pode ser necessário salvar seus dados mais importantes em um disco rígido externo ou servidor na nuvem e reinstalar o Windows.

Cuidados pós-malware

Ao remover o malware o mais rápido possível, você mantém suas informações seguras contra ataques prolongados, mas não evita os danos que já podem ter ocorrido. O malware pode ter vazado nomes de usuário, senhas e outras informações confidenciais antes de ser detectado.

Quando você tiver certeza de que o computador está livre de vírus, começará o trabalho duro. Mude todas as suas senhas, começando pelas contas bancárias e financeiras. Mas, antes de fazer isso, verifique de novo se todos os seus programas, navegadores e sistema operacional estão atualizados para eliminar possíveis vulnerabilidades. Verifique também as configurações do navegador para garantir que todas as medidas de segurança mais rígidas estejam ativadas.

Por fim, instale uma solução de segurança bem conceituada e siga as práticas recomendadas de segurança, como verificar anexos, só entrar em sites seguros e nunca clicar em links ou em e-mails desconhecidos. Caso contrário, você poderá ter de remover outros vírus do seu computador.

Artigos relacionados:

Como remover um vírus ou malware do seu computador

Um malware no computador pode ser muito estressante e perigoso. Seguindo estas etapas, você conseguirá isolar e remover o malware do computador de maneira eficiente.
Kaspersky Logo