Um filtro da Web, normalmente chamado de "software de controle de conteúdo", é um programa criado para restringir quais sites um usuário pode acessar em seu computador. Esses filtros podem funcionar usando uma lista branca ou uma lista negra: a primeira permite o acesso somente a sites especificamente escolhidos por quem configurou o filtro, e a segunda restringe o acesso a sites indesejáveis conforme determinado pelos padrões instalados no filtro. Esses programas analisam o URL do site desejado e buscam palavras-chave restritas no conteúdo do site para decidir se devem bloquear ou permitir a conexão. Os filtros são frequentemente instalados como uma extensão do navegador, como um programa autônomo no computador ou como parte de uma solução global de segurança. No entanto, eles também podem ser instalados no lado da rede, seja pelo ISP ou por uma empresa, para restringir ao mesmo tempo o acesso de vários usuários à Web. Alguns mecanismos de pesquisa também apresentam filtros rudimentares para remover páginas indesejadas dos resultados de pesquisa.

Software de filtragem

O software de filtragem da Web tem duas bases de clientes principais: pais que desejam evitar que seus filhos acessem conteúdo que consideram indesejável ou inadequado e empresas que desejam impedir que seus funcionários acessem sites que não dizem respeito ao trabalho. Os filtros da Web também são usados como ferramenta de prevenção de malware, pois bloqueiam o acesso a sites que costumam hospedar malware, como sites relacionados a pornografia ou jogos de azar. Os filtros mais avançados podem até bloquear informações que são enviadas pela Internet para garantir que seus dados sigilosos não sejam divulgados.

Existem maneiras de contornar um software de filtro da Web, como usar um proxy com base na Web, usar sites em idioma estrangeiro ou criar uma VPN para um servidor proxy pessoal. Por causa dessas brechas, administradores de rede ou pais preocupados precisam ter a certeza de que o filtro escolhido é capaz de ir além de apenas bloquear ou autorizar determinados sites.

Outros artigos e links relacionados a definições