Ir para o conteúdo principal

O que é 2FA e por que é essencial para segurança online?

Um homem usa 2Fa para segurança cibernética enquanto está on-line

A maioria dos usuários da Internet está familiarizada com a ideia de usar 2FA online. A maioria dos serviços digitais usa a autenticação de dois fatores para proteger contas online e, como tal, os usuários podem encontrar 2FA para contas de e-mail, portais bancários e perfis de mídia social.

Mas o que é 2FA e como funciona? E, talvez mais importante, quais são os benefícios da 2FA para os usuários? Confira no nosso artigo.

O que é autenticação de dois fatores (2FA)?

A 2FA é um processo de segurança que exige que os usuários verifiquem suas identidades com dois tipos separados de fatores de autenticação.

Geralmente, é uma senha e algo mais ao qual o usuário tem acesso. Também conhecido como verificação em duas etapas ou autenticação de fator duplo, o sistema oferece segurança adicional para proteger as credenciais dos usuários e minimiza o risco de usuários não autorizados acessarem contas. Por esse motivo, o uso de 2FA online está se tornando cada vez mais comum.

Como funciona a autenticação de dois fatores?

Em geral, usar 2FA online é um processo de várias etapas. Veja como funciona :

  1. O usuário acessa um aplicativo ou site.
  2. Eles são solicitados a inserir suas credenciais – geralmente um nome de usuário e senha ou número de identificação pessoal (PIN).
  3. A conta e o perfil do usuário estão localizados no servidor.
  4. A segunda etapa de verificação no processo 2FA é ativada – o usuário será solicitado a fornecer dados biométricos ou uma senha de uso único enviada para o número de celular registrado.
  5. Se a segunda etapa do processo de 2FA for verificada, a tentativa de login é aprovada e o usuário obtém acesso à sua conta.

Com essas etapas, fica muito mais difícil para usuários não autorizados acessarem uma conta. Por exemplo, se a senha da conta de um usuário for invadida ou aparecer em um vazamento de dados, ativar um dos exemplos de 2FA listados abaixo torna muito menos provável que um hacker possa acessar a conta em questão. Como tal, usar 2FA online é mais seguro do que a autenticação básica de fator único - geralmente apenas uma senha - que costumava ser mais comum.

O que são fatores de autenticação?

Embora muitos usuários da Internet entendam o que é 2FA, eles podem não estar cientes de que existem muitos tipos diferentes de processos de autenticação de camada dupla, os quais podem precisar ser implementados de forma diferente.

Essencialmente, eles podem ser divididos em “fatores de autenticação”, que são as diferentes formas de verificação. Aqui estão alguns dos fatores de autenticação comumente usados na 2FA online:

Fatores de conhecimento

Os fatores de conhecimento geralmente são fragmentos de informações que um usuário cria, como uma senha, número de identificação pessoal (PIN) ou resposta a uma pergunta de segurança.

Sozinhos, eles são vulneráveis - os hackers podem roubá-los em violações de dados , com várias tentativas de hackers ou por meio de engenharia social - e é por isso que eles agora são comumente combinados com um fator de autenticação secundário.

Fator de posse

Como o nome indica, os fatores de posse geralmente são algo físico que o titular da conta tem que é usado para acessar a conta, como um token de segurança, aplicativo de autenticação ou smartphone. A maioria dos usuários que usa 2FA conhecerá os fatores de posse como a senha de uso único enviada ao telefone como um SMS ao tentar fazer login em uma conta.

Fator biométrico ou inerente

Com a biometria configurada em tantos dispositivos eletrônicos, muitas contas online agora usam fatores biométricos, como características físicas dos usuários para verificação – que podem incluir impressões digitais, reconhecimento facial ou até mesmo reconhecimento de fala.

Fator de localização

Muitos dispositivos podem usar endereços de GPS ou Protocolo de Internet (IP) para verificar a localização de uma tentativa de autenticação. Esse método, geralmente chamado de “fator de localização”, é útil para contas que devem ser acessadas somente de sites específicos, como o escritório de uma empresa.

Fator de tempo

Os fatores de tempo restringem quando um usuário pode acessar uma conta ou verificar uma autenticação e impedir o acesso em outros momentos.

Fatores comportamentais

Em termos de fatores comportamentais, os sistemas de autenticação às vezes podem usar inteligência artificial (IA) para criar uma linha de base para os padrões de comportamento usuais de um usuário e usá-los para verificar sua identidade. Se um usuário se comportar de forma incomum, como acessar a conta a partir de um endereço IP desconhecido ou usar uma velocidade de digitação mais lenta, o sistema 2FA pode rejeitar a tentativa de verificação.

Para aqueles que se perguntam o que é exatamente 2FA, é simplesmente o processo que requer dois fatores de autenticação diferentes para acessar uma conta. Na maioria dos casos, o primeiro seria um fator de conhecimento, como uma senha.

Os fatores de posse são sem dúvida o fator secundário mais comum, como obter uma senha de uso único em um telefone, embora fatores biométricos como impressões digitais e reconhecimento facial sejam cada vez mais comuns.

NAVEGUE COM CONFIANÇA NA INTERNET

Aproveite a proteção antivírus mais completa contra malware, spyware, phishing e outros cibercrimes. Experimente Kaspersky Premium grátis por 30 dias!

GARANTA SUA SEGURANÇA

MFA x 2FA

A verificação de conta pode ocorrer de diferentes maneiras. A verificação de fator único envolve o uso de um tipo de verificação – geralmente a senha que um usuário escolhe ao configurar uma conta. Por extensão, a autenticação multifator (MFA) exige que os usuários ativem e verifiquem suas identidades usando vários vetores de autenticação antes de obter acesso a um serviço ou conta específico.

2FA é um tipo de MFA. A única diferença é que o 2FA requer apenas dois fatores de autenticação, enquanto o MFA pode precisar de mais de dois. Além disso, para se qualificar como 2FA online, o sistema deve exigir fatores de autenticação de duas categorias diferentes, conforme descrito abaixo.

Benefícios do 2FA

O mundo cada vez mais digital destacou a importância do 2FA. Com cada pessoa possuindo várias contas online e compartilhando quantidades variadas de informações pessoais online, tornou-se ainda mais essencial proteger as atividades na internet. As senhas não são mais suficientes.

Usar alguma forma de autenticação multifator pode ajudar a reduzir a vulnerabilidade dos usuários da Internet a hackers e outros crimes cibernéticos . Ele funciona como uma camada adicional de segurança para garantir que somente pessoas autorizadas tenham acesso a contas ou informações específicas.

Alguns dos principais benefícios da 2FA :

  • Ela pode ajudar a evitar fraudes que exigem informações pessoais, incluindo roubo de identidade e fraude financeira .
  • Ele minimiza a chance de os cibercriminosos acessarem contas pessoais, como e-mails e perfis de mídia social. Ele ainda evita fraudes bancárias online.
  • Ele reduz o risco de ataques adicionais no caso de senhas comprometidas em golpes de phishing ou violações de dados.
  • Para instituições, a 2FA não apenas protege dados confidenciais, mas também pode garantir a conformidade com os regulamentos governamentais de segurança cibernética.
  • Para empresas que hospedam contas de usuário, isso pode aumentar a confiança do cliente, fazendo-os sentir que a empresa está tentando manter seus dados seguros.

O 2FA é seguro?

Embora a 2FA aprimore a segurança online, ela não oferece 100% de proteção. Como acontece com qualquer tecnologia, as soluções 2FA podem ter vulnerabilidades inerentes que as deixam vulneráveis a hackers.

Os usuários devem tomar medidas adicionais para garantir sua segurança porque os hackers podem contornar as precauções 2FA usando ataques de phishing ou sobrecarregando os usuários com solicitações de autenticação, os quais podem induzir os usuários a conceder acidentalmente aos hackers acesso às suas contas.

Aqui estão algumas práticas recomendadas a serem lembradas ao usar a 2FA online :

  • Opte pela verificação 2FA por meio de aplicativos de autenticação ou biometria, pois elas são mais seguras do que a verificação 2FA baseada em SMS.
  • Se estiver usando 2FA baseada em SMS, verifique se o sistema usa senhas de uso único baseadas em tempo (TOTP) -elas geralmente expiram em um minuto, o que significa que os invasores têm muito pouco tempo para obter o código.
  • Suspeite de qualquer tentativa de roubar a verificação 2FA. Por exemplo, alguns hackers podem enviar uma mensagem dizendo que seu 2FA baseado em SMS foi enviado para o telefone da vítima e solicitar que a vítima forneça a senha de uso único.
  • Saiba como a verificação 2FA funciona em contas usadas com frequência e preste atenção a qualquer coisa que pareça incomum. Por exemplo, várias solicitações de verificação em vez de apenas duas.

2FA para iPhone ou outros dispositivos

O uso de 2FA em iPhones e outros smartphones é essencial para impedir a invasão de telefones. Esses dispositivos carregam grandes quantidades de informações pessoais. Eles também são dispositivos confiáveis que podem ser usados para controlar o acesso a tudo, desde contas bancárias e e-mails até perfis de mídia social e reservas de voos.

Como tal, muitos provedores online exigem que os usuários protejam suas contas vinculando-os a um número de celular específico e ativando o 2FA por meio de aplicativos de autenticação ou verificação por SMS.

Alguns aplicativos de smartphone exigem 2FA para acessar contas ou executar transações nesses dispositivos. Os iPhones, por exemplo, agora têm verificação biométrica que usa câmeras embutidas para reconhecimento facial. Como tal, o reconhecimento facial é frequentemente usado para segurança adicional em smartphones. Por exemplo, muitos bancos agora permitem que os usuários usem o reconhecimento facial para acessar seus aplicativos bancários digitais e também exigirão isso para fazer transações.

No entanto, alguns smartphones também podem usar microfones integrados para verificação por reconhecimento de voz ou até mesmo GPS para verificação de localização.

O 2FA é necessário para jogos?

Como qualquer outro dispositivo eletrônico, os consoles de jogos são vulneráveis a hackers e violações de dados, incluindo PlayStation, Nintendo Switch, etc. Isso coloca as informações pessoais dos jogadores – incluindo senhas, nomes e informações de cartão de crédito em risco e os deixa vulneráveis ao roubo de identidade e outras práticas antiéticas.

Como tal, os jogadores precisam tomar precauções para proteger suas contas , como fariam para qualquer outra conta online.

Algumas práticas recomendadas sobre como ativar a segurança para contas de jogos:

  • Pratique a higiene de senhas : use senhas complicadas, altere-as regularmente e use um gerenciador de senhas.
  • Ativar 2FA em contas de jogos : a maioria das plataformas oferece pelo menos uma opção de 2FA, incluindo autenticação por SMS, aplicativos autenticadores, tokens de hardware ou verificação biométrica.
  • Nunca use redes Wi-Fi públicas : Evite acessar contas de jogos em Wi-Fi público não seguro e use uma rede privada virtual (VPN) para proteger atividades na internet.

Como configurar a autenticação de dois fatores

Existem vários métodos para ativar a 2FA em dispositivos eletrônicos. As etapas específicas dependerão do tipo de dispositivo e do tipo de verificação 2FA que está sendo ativada.

Em geral, porém, estas são as etapas a seguir para ativar a 2FA em contas online :

  • Ao configurar a conta, aceite a solicitação para usar a 2FA (em contas existentes, esta opção geralmente é encontrada em configurações).
  • Normalmente, o usuário será solicitado a inserir um número de celular para usar na verificação baseada em SMS com senhas de uso único baseadas em tempo.
  • Se as opções para diferentes tipos de 2FA estiverem disponíveis, escolha a mais apropriada. Isso pode exigir a configuração do reconhecimento facial no dispositivo ou o download e a configuração do aplicativo de autenticação apropriado, por exemplo.

Artigos e links relacionados :

Produtos e Serviços Relacionados :

O que é 2FA e por que é essencial para segurança online?

Saiba como a autenticação de dois fatores (2FA) adiciona uma camada extra de segurança protegendo informações confidenciais contra ameaças cibernéticas e acesso não autorizado
Kaspersky logo

Artigos relacionados