content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/hardware-and-software-safety-img-07.jpg

Cavalo de Troia é um tipo de malware disfarçado de software legítimo. Ele é empregado por criminosos virtuais com frequência para roubar dados particulares, espionar usuários e obter acesso não autorizado a sistemas. Se você esteve atento à segurança de computadores e da Internet nos últimos dez anos, certamente já se deparou com o termo "cavalo de Troia". Embora possa saber que esses itens de malware não são uma boa coisa, talvez você não saiba o que eles podem fazer no seu computador, como entram em sua máquina e como evitá-los. Entenda exatamente o que é um cavalo de Troia e o que ele pode fazer, para estar preparado para não precisar enfrentar esses softwares perigosos.

O que é um cavalo de Troia?

O termo "vírus cavalo de Troia" não é um nome totalmente correto, mas costuma ser tão usado quanto o termo correto, apenas "cavalo de Troia". O vírus infecta arquivos normais do computador, assume o controle de um determinado arquivo e o corrompe durante o processo. Depois, o vírus tenta se propagar em outros computadores, infectando outros arquivos.

Em contrapartida, os cavalos de Troia são programas independentes, pois não precisam corromper outro arquivo para fazer o trabalho sujo. Eles também não se propagam para outros computadores, infectando somente uma máquina por vez. No entanto, não deixe isso enganá-lo; os piores cavalos de Troia são tão prejudiciais quanto qualquer vírus de computador.

Como os cavalos de Troia funcionam

Assim como a velha história do famoso cavalo de Troia, o malware cavalo de Troia parece ser algo que, na verdade, você queria. Muitas vezes, ele assume a forma de um software gratuito ou um anexo de e-mail e, quando você concede permissão para sua instalação no computador, abre todas as portas para ele.

Assim que o cavalo de Troia acessa seu computador, consegue fazer praticamente qualquer coisa, mas a maioria desses tipos de malware assume controle total sobre o computador. Isso significa que tudo o que você faz no computador é registrado e enviado para um servidor especificado pelo cavalo de Troia. Isso pode ser especialmente perigoso se você usa seu PC para transações financeiras, já que o cavalo de Troia pode enviar suas informações bancárias ou de cartões de crédito para os criminosos, que as utilizarão ou venderão. Os cavalos de Troia também podem ser utilizados para transformar seu computador em um 'zumbi'. Assim, um hacker pode usar seu computador e sua conexão com a Internet para realizar ataques virtuais em todo o mundo.

Como se proteger

Os cavalos de Troia têm esse nome porque precisam de sua permissão para serem executados no computador, seja quando você mesmo executa o programa ou quando abre um documento ou uma imagem que executa o programa. Considerando isso, a primeira e melhor defesa contra os cavalos de Troia é nunca abrir um anexo de e-mail, nem executar um programa quando não souber sua origem exata. Isso inclui todos os arquivos baixados de programas P2P ponto ou de sites da Web. Porém, nem sempre isso é possível no mundo interconectado de hoje, então é necessário adotar outras medidas de segurança mais específicas.

Sempre mantenha seu software atualizado, principalmente os programas mais importantes, como o sistema operacional e o navegador. Os hackers exploram brechas de segurança conhecidas nesses tipos de programas que ajudam o cavalo de Troia a atuar. Mesmo que o fornecedor corrija as brechas, não fará a menor diferença, a menos que você mantenha a versão mais recente do software. Para que sua conexão com a Internet seja a mais segura possível, sempre mantenha um firewall em execução. Os firewalls de software e hardware podem ser excelentes para controlar o tráfego malicioso da Internet e, muitas vezes, podem impedir que os cavalos de Troia sejam baixados em seu computador.

Esse software, quando atualizado, verifica seu sistema para garantir que você não baixou um cavalo de Troia e verifica automaticamente todos os programas ou arquivos que você executa. Existem removedores de cavalos de Troia gratuitos na Internet, mas poucos são atualizados com frequência, e outros são os próprios cavalos de Troia. Para ter a melhor proteção em seu computador, utilize um software antivírus conhecido que disponibilize uma avaliação gratuita. Assim, você poderá testar os benefícios do programa antes de comprá-lo. Esses programas em geral fazem parte de um pacote de segurança completo, mas permitem especificar o tipo de proteção necessária e desabilitar os outros recursos.

Basta seguir algumas regras simples de segurança de Internet e complementá-las com uma solução de segurança eficiente. É possível garantir que seu computador esteja protegido da grande maioria dos cavalos de Troia e outros programas de malware. Outros artigos e links relacionados a cavalos de Troia

Outros artigos e links relacionados a vírus cavalo de Troia

Como evitar um vírus cavalo de Troia: Feche os portões

Os cavalos de Troia são um tipo de malware disfarçado de software legítimo. Conheça aqui os riscos e saiba como se proteger.
Kaspersky Logo