Ir para o conteúdo principal

O que é trolagem?

Um troll da Internet é alguém que tenta deliberadamente ofender ou causar conflito postando comentários controversos ou depreciativos online. Seu objetivo geralmente é perturbar os outros ou provocá-los a reagir com comentários raivosos. As plataformas visadas pelos trolls incluem redes sociais, fóruns e salas de chat.

A maioria das comunidades online permitem que os usuários criem nomes de usuários que não estejam vinculados às suas identidades reais. Esse anonimato torna mais fácil para os trolls escapar das consequências de suas ações. As motivações para trolagem variam, mas o objetivo geralmente é interromper uma discussão civilizada.

Nos primórdios da Internet, a trolagem era vista como uma atividade menos prejudicial – por exemplo, os membros existentes de um fórum confundiam novos membros com piadas internas ou publicavam deliberadamente informações incorretas para atrair outras pessoas para uma conversa que desperdiçava tempo. Com o tempo, transformou-se em algo mais sombrio e agora está associado a várias formas de assédio online.

Trolagem não é o mesmo que discordar dos outros ou expressar opiniões fortes, que podem ser aspectos comuns em uma discussão saudável. Trolagem vai muito além disso, tentando propositalmente provocar reações fortes e causar um prazer malicioso decorrente do desconforto dos outros.

A origem do termo "trolagem" é contestada: muitos dizem que vem de uma técnica de pesca chamada corrico, que envolve arrastar um anzol com isca pela água para ver o que morde (em oposição à "pesca de arrasto", que envolve arrastar uma rede). Mas outros pensam que se refere aos trolls do folclore escandinavo – guardas de pontes que só deixavam as pessoas passar se respondessem corretamente a uma pergunta.

Sinais de trolagem

Nem sempre é fácil distinguir entre trolagem e alguém que realmente deseja discutir sobre um assunto. Os possíveis sinais a serem observados incluem:

Desviar do assunto:

O objetivo aqui é irritar e atrapalhar outras pessoas que estão postando.

Não parar de postar sobre determinados assuntos:

Eles tendem a postar repetidamente até provocarem a resposta desejada.

Usar imagens ou memes não relacionados:

Eles usam memes, imagens e gifs para responder a outras pessoas, especialmente em resposta a postagens escritas e fundamentadas.

Ignorar evidências ou fatos:

Não reconhecem fatos que contradizem seus pontos de vista.

Usar um tom desdenhoso com os outras pessoas:

Adotam um tom condescendente ou de confronto e descartam quaisquer contra-argumentos como forma de provocar a outra parte.

Essa lista não é exaustiva. Em geral, se alguém parece desinteressado em uma discussão genuína e de boa fé e está sendo provocativo de propósito, então provavelmente é um troll da Internet.

Como lidar com trolls nas redes sociais

Os trolls online podem ser irritantes e desagradáveis, e pode ser difícil saber como reagir. Se você está se perguntando como responder a um troll, aqui estão algumas dicas:

Ignore-os

Há um ditado que diz: "não alimente o troll". Muitas vezes, os trolls são motivados pela atenção e pelas respostas emocionais, o que significa que responder a comentários desagradáveis ou ofensivos é dar-lhes o que querem. Tentar debater com eles só os fará trolar ainda mais. É melhor ignorá-los.

Bloqueie-os

A maioria das plataformas de rede social hoje em dia facilita o bloqueio de outros usuários. Se um troll estiver incomodando você, será possível bloqueá-lo para não ver mais suas postagens.

Denuncie-os

Novamente, a maioria das plataformas de rede social e fóruns online permitem que você denuncie outros usuários que estão sendo abusivos ou odiosos. Se sua denúncia for bem-sucedida, o troll poderá ser temporariamente suspenso ou sua conta totalmente banida.

Ajuste suas configurações de privacidade

Se você estiver encontrando muitas redes sociais, poderá revisar suas configurações de privacidade para que sua conta fique visível apenas para conexões existentes – ou seja, não públicas. Geralmente, você também poderá definir limites sobre quem comenta ou responde às suas postagens se não tiver vontade de entrar em um debate sobre algo que postem.

O que são contas falsas?

Contas falsas são contas online que não pertencem a usuários genuínos. Algumas são criadas por motivos satíricos, algumas para golpes, e outras para espalhar fake news e desinformação.

Frequentemente, contas falsas são administradas por bots. Geralmente, os bots são controlados por agentes mal-intencionados com várias finalidades, incluindo:

  • Amplificar artificialmente a popularidade de uma pessoa ou movimento
  • Influenciar politicamente, incluindo eleições
  • Influenciar mercados financeiros
  • Tentar silenciar outras pessoas
  • Espalhar spam e ataques de phishing

Bots podem curtir, compartilhar e comentar em plataformas de rede social da mesma forma que usuários reais. Quando imitam o comportamento de usuários reais e se envolvem ativamente no discurso público, bots de redes sociais podem ser perigosos – incluindo, argumentam alguns, influenciar resultados de eleições.

No entanto, nem todos os perfis executados por bots são enganosos: alguns servem a um propósito útil e são transparentes sobre ser bots. E nem todas as contas falsas são geridas por bots – algumas são geridas por humanos. Contas falsas administradas por humanos podem ser contas de impostores ou as chamadas contas sock puppet – que são contas administradas por seus proprietários para criticar outras pessoas ou até mesmo elogiar a si mesmas.

Frequentemente, bots criados para ampliar artificialmente postagens ou tweets são parte de uma botnet, isto é, uma rede de bots. Eles são programados para operar de forma semelhante, seguindo os mesmos tópicos e hashtags. Bots de troll – controlados por agentes mal-intencionados – visam criar divisão e desconfiança. Além de promoverem desentendimentos, tentam criar uma sensação generalizada de que a "verdade" já não existe.

O número exato de bots em redes social não é conhecido, mas estima-se que representem entre 5 e 15% das contas. O grande volume de bots em redes sociais, além de sua capacidade de parecerem "reais", os tornam muito eficazes para o propósito pretendido. Muitas pessoas não identificam bots e reagem a eles como se fossem usuários reais. Bots de redes sociais podem tentar conectar ou fazer amizade com outros usuários para expandir suas redes. Se você não conhece a pessoa, não tem conexões mútuas, e a solicitação de conexão não contém uma mensagem personalizada, é melhor recusar a solicitação de conexão.

Um termo que às vezes você ouve em relação a contas falsas é "ciborgue". Um ciborgue é uma conta híbrida em que um humano assume periodicamente o controle de uma conta de bot para responder a outros usuários e postar conteúdo original. Ciborgues são mais caros e demorados de operar, mas os toques humanos dificultam identificar a conta como um bot.

Como identificar contas falsas

Pode ser difícil saber se você está lidando com uma pessoa real ou não online. Para ajudá-lo a resolver isso, aqui estão algumas dicas sobre como identificar um bot nas redes sociais:

Verifique as informações do perfil:

Frequentemente, nomes de contas de bots contêm sequências de números aparentemente aleatórias. Frequentemente, eles não têm uma foto de perfil ou, se tiverem, pode ser uma imagem óbvia ou talvez uma imagem genérica de uma paisagem ou animal (por exemplo). Se você suspeitar que uma foto de perfil seja falsa, sempre poderá fazer uma pesquisa reversa de imagens – se a mesma imagem aparecer em vários perfis, as chances de ser um bot são altas.

Verifique quando ingressaram:

Se eles aderiram recentemente à plataforma de rede social, pode ser uma indicação de que a conta foi criada apenas para promover as postagens de outras pessoas.

Verifique o número de seguidores:

Se uma conta foi criada recentemente e já segue milhares de outras contas, mas tem apenas um pequeno número de seguidores, isso pode ser um sinal de alerta.

Frequência de postagens:

Com que frequência eles comentam, tweetam ou postam? Geralmente, a atividade do bot é mais intensa do que a de um usuário de rede social médio, portanto, um grande volume de postagens em um curto espaço de tempo pode ser um sinal de que a conta está automatizada.

Ponto de vista:

Sobre quais tópicos ou opiniões eles geralmente postam? Se a conta se concentrar repetidamente nas mesmas questões, talvez ela seja programada para fazer isso. Várias contas de bot não postam conteúdo original, mas simplesmente curtem e compartilham conteúdo existente – para torná-lo uma tendência – que é outro sinal.

Conteúdo de baixa qualidade:

O estilo de escrita pode soar não natural ou conter sintaxe estranha, o que poderia significar que ele foi gerado automaticamente. Se dados ou estatísticas forem citados, nenhuma fonte crível é especificada. Se houver links para notícias, eles podem ser sites de fake news em vez de fontes de notícias legítimas.

Uso de hashtags como spam:

No Twitter, frequentemente contas de bots usam várias hashtags para que elas cheguem às tendências. Usar muitas hashtags que não estão relacionadas ao conteúdo da postagem é um possível sinal de atividade de bot. Fique atento ao uso de hashtags como spam.

Novamente, essa lista não é exaustiva. É importante observar o comportamento geral de uma conta, não apenas um ou dois recursos isoladamente. Nem todas as contas automatizadas são ruins – algumas são transparentes e servem a um propósito útil. Mas existem contas de bots prejudiciais, e é por isso que é aconselhável desenvolver uma abordagem crítica às redes sociais.

Como denunciar contas falsas

Se você encontrar uma conta falsa, denunciá-la ajudará as redes sociais a agir. A maioria das plataformas de rede social oferece uma maneira fácil de denunciar contas de bot. Por exemplo:

Como denunciar uma conta falsa do Facebook

  • Vá para o perfil da conta falsa.
    • Se não conseguir encontrá-lo, tente pesquisar o nome usado no perfil ou pergunte a seus amigos se eles podem lhe enviar um link para ele.
  • Clique nos três pontos sob a foto de capa e selecione Encontrar suporte ou denunciar perfil.
  • Siga as instruções sobre contas falsas na tela para registrar uma denúncia.

Se uma conta estiver fingindo ser você ou alguém que conhece, você pode aprender a denunciá-la por personificação.

Como denunciar uma conta falsa do Instagram

  • Vá para o perfil do bot.
  • Toque nos três pontos no canto superior direito e selecione Denunciar.
  • Na próxima tela, selecione É spam.
  • Isso também bloqueará a conta da sua lista de seguidores.

Como denunciar uma conta falsa do Twitter

  • Abra o perfil da conta do bot.
  • Clique nos ícone com três pontos no canto superior direito.
  • Selecione Denunciar – você verá uma lista de possíveis motivos para denunciar.
  • Selecione É suspeito ou spam.
  • Na próxima tela, selecione É uma conta falsa.

Além de ficar atento a trolls, bots e contas falsas, uma das melhores maneiras de se manter seguro online é usar uma solução antivírus abrangente. Por exemplo, o Kaspersky Total Security protege contra hackers, vírus e malware e inclui uma série de ferramentas de privacidade para proteger você de todos os ângulos.

Artigos relacionados:

Como lidar com trolagem, bots e contas falsas

Como lidar com trolls nas redes sociais e como responder a um troll. Como identificar contas falsas e contas de bot. Como denunciar uma conta falsa do Facebook.
Kaspersky Logo