content/pt-br/images/repository/isc/2021/tiktok_image1.jpg

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos que permite aos usuários criar e compartilhar vídeos de 15 segundos sobre qualquer tema. Os usuários podem adicionar efeitos, como filtros, música de fundo e figurinhas, para criar vídeos inusitados e divertidos, normalmente com uma coreografia. O aplicativo TikTok foi baixado 1,5 bilhão de vezes em todo o mundo, e acredita-se que cerca de um terço de seus usuários mensais ativos sejam adolescentes.

O aplicativo foi lançado inicialmente como Douyin, em 2016, na China, pela empresa de tecnologia ByteDance. Em 2017, ele foi lançado em mercados fora da China. O TikTok e o Douyin usam o mesmo software, mas mantêm redes separadas para cumprir as restrições de censura chinesas. O TikTok está disponível globalmente na App Store ou no Google Play.

Assim como muitas plataformas de mídia social, o TikTok está sujeito a preocupações relacionadas à segurança e privacidade de dados. Esta visão geral explica como o TikTok funciona, a privacidade de dados do aplicativo e como usá-lo de modo seguro.

Como o TikTok funciona?

Os usuários do TikTok se inscrevem com um número de telefone, um endereço de e-mail ou uma conta de terceiros, como Facebook ou Instagram. Após fazer login, você pode buscar criadores, categorias ou hashtags populares para encontrar os vídeos. Você também pode usar seus contatos do telefone ou conexões de redes sociais para encontrar amigos que já estão no aplicativo.

O TikTok torna a descoberta de conteúdo uma parte importante da sua experiência, permitindo que os vídeos viralizem rapidamente. Fundamental para isso é seu algorítimo, que usa inteligência artificial para fazer recomendações personalizadas para os usuários. Essas recomendações aparecem no feed "Para você" de cada usuário.

Os usuários podem criar e assistir a vídeos usando recursos como filtros, telas divididas, telas verdes, transições, emojis, figurinhas, GIFs e muito mais. A música é um aspecto crucial do TikTok. O aplicativo possui uma ampla biblioteca de músicas e está integrada à Apple Music, permitindo que os usuários adicionem, façam versões remix, salvem e descubram músicas.

Os usuários podem seguir as contas que curtem e compartilham ou deixar corações, presentes e comentários nos vídeos que gostam. Moedas são usadas para dar presentes virtuais no TikTok.

Há várias maneiras de usar e aproveitar o TikTok, e muitos usuários não só criam vídeos, como também os veem, mas alguns dos gêneros mais populares são:

  • Duetos do TikTok – variam de colaborações genuínas a remixes e paródias.
  • Desafios do TikTok – envolvem normalmente uma música ou hashtag popular, em que os participantes tentam passos de dança ou sua própria variação sobre um tema.
  • Vídeos cringe – performances constrangedoras, porém engraçadas.
  • Vídeos de reação – em que os usuários registram sua reação a outro vídeo.

Muitos TikTokers com muitos seguidores monetizam seus vídeos ou promovem sua marca através de anúncios especializados, merchandising e parcerias. 

Preocupações com a privacidade no TikTok

Um dos aspectos mais virais do TikTok são as preocupações com a privacidade, com perguntas como "Que dados o TikTok coleta?" e "O TikTok rouba suas informações?" circulando regularmente na Internet.

Assim como muitas outras plataformas de redes sociais, como o Facebook, o TikTok coleta várias informações dos seus usuários. Entre elas:

  • Cada vídeo do TikTok que você assiste e por quanto tempo.
  • Todo o conteúdo de cada mensagem que você envia através do aplicativo, já que as mensagens não são criptografadas.
  • Seu país, endereço da Internet e o tipo de dispositivo que você está usando.

Com sua permissão, ele também captura:

  • Sua localização exata
  • Seus contatos telefônicos e outras conexões de redes sociais
  • Sua idade e seu número de telefone
  • Informações de pagamento

Essas informações podem ser usadas para criar uma imagem sua para fins de publicidade, entendendo quem você é, quem são seus amigos e familiares, do que você gosta e acha divertido e o que você diz aos seus amigos.

Para usar o aplicativo, os usuários concedem acesso ao seu microfone e câmera. Se você cria vídeos, o aplicativo captura close-ups do seu rosto. Potencialmente, isso fornece dados biométricos que podem ser usados em conjunto com outras imagens suas existentes na Internet.

O TikTok também usa medidas técnicas para codificar sua atividade. Isso significa que algumas coisas que ele faz ficam ocultas para quem pesquisa de fora. O TikTok diz que isso serve para atrapalhar hackers e outros atores maliciosos.

Tem havido uma ampla cobertura midiática em relação às preocupações relacionadas à privacidade do TikTok. No entanto, a maioria das plataformas de redes sociais em todo o mundo coleta, usa, analisa e, em última instância, lucra com os dados pessoais dos usuários. O TikTok argumenta que coleta menos dados do que plataformas como o Facebook ou o Google porque não rastreia a atividade do usuário entre dispositivos.

Problemas de segurança do TikTok

Muitos dos comentários relacionados aos problemas de segurança do TikTok concentram-se em até que ponto o aplicativo poderá compartilhar ou ser forçado a compartilhar os dados que coletar com o governo chinês. O TikTok afirmou resolutamente que não compartilha seus dados dessa maneira. De acordo com o New York Times, a CIA supostamente investigou o TikTok e não encontrou evidências de que autoridades de inteligência chinesas estavam espionando seus usuários. Mesmo assim, isso não evitou reações intensas, como:

  • O Departamento de Defesa dos EUA alertou os militares para remover o TikTok dos seus telefones para evitar qualquer possível risco.
  • O Wells Fargo Bank pediu aos funcionários que removessem o TikTok dos dispositivos de propriedade da empresa devido a preocupações relacionadas a controles de privacidade e segurança do aplicativo.

Em 2020, a Apple identificou um problema no iOS 14, em que certos aplicativos poderiam acessar secretamente a área de trabalho no dispositivo de um usuário. Um desses aplicativos era o TikTok, que se defendeu dizendo que o problema ocorreu devido a um filtro antispam, que identificou usuários que estavam copiando o mesmo comentário para várias contas diferentes no mesmo dispositivo. O TikTok reconheceu o problema e removeu o recurso.

Um dos problemas de segurança menos discutidos do TikTok é a ausência da autenticação de dois fatores. O TikTok oferece a opção de fazer login com um código de verificação enviado ao seu telefone, mas é um código de acesso único. A autenticação de fator único não é incomum em plataformas sociais. Combinado com uma senha fraca, isso cria um possível problema de segurança, pois pode levar a ataques de phishing ou ransomware, entre outras ameaças. Muitas plataformas de redes sociais agora oferecem autenticação de dois fatores.

O TikTok é seguro para crianças?

O TikTok é seguro para crianças?

Oficialmente, o aplicativo TikTok exige que os usuários tenham pelo menos 13 anos de idade para acessá-lo. Esse limite de idade está alinhado com outras redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat. Todas elas possuem um limite de idade mínimo de 13 anos.

As regras do TikTok estabelecem que qualquer pessoa com menos de 18 anos precisa ter a aprovação dos pais ou de um responsável para usar o aplicativo. Vale a pena verificar se seu filho está usando sua idade correta ao configurar o aplicativo, e não uma idade falsa que o faça parecer mais velho do que é (o que poderia expô-lo a conteúdo inadequado).

Para os pais, as preocupações com o TikTok podem incluir:

  • O aplicativo é baseado principalmente em música e vídeo e pode expor crianças a conteúdo adulto (como letras de música vulgares ou roupas/coreografias insinuantes).
  • Quando os usuários se inscrevem no aplicativo, os perfis aparecem como públicos por padrão, o que significa que qualquer pessoa pode ver os vídeos que seus filhos enviam.
  • Estranhos podem enviar mensagens privadas. Portanto, se a conta do seu filho permanecer pública, ele poderá receber mensagens de pessoas que não conhece.

Um recurso positivo do aplicativo é a sua configuração "Bem-estar digital". Essa configuração estabelece limites de tempo para uso do aplicativo, o que pode ajudar a moderar a quantidade de tempo que seu filho passa no TikTok. A configuração também permite que os pais estabeleçam restrições à conta dos seus filhos, mas fique atento, pois nem todo material é filtrado e alguns conteúdos podem escapar.

Para habilitar a configuração Bem-estar digital no TikTok:

  • Selecione "Bem-estar digital" nas configurações do aplicativo
  • Toque em "Ativar"
  • Defina um código de acesso
  • Ative "Gerenciamento de tempo de tela" e "Modo restrito".

Em 2020, o TikTok introduziu o recurso "Emparelhamento familiar", permitindo que os pais vinculassem suas contas às dos filhos. Isso oferece aos pais uma melhor supervisão sobre como seus filhos estão usando o aplicativo.

Alternativas ao TikTok

Às vezes, os pais podem se perguntar se existem aplicativos como o TikTok, porém mais seguros. Embora todos os aplicativos sejam uma mistura de pontos fortes e fracos, entre as alternativas ao TikTok mais comentadas encontram-se:

  • Dubsmash – os usuários podem assistir e criar vídeos de 10 segundos. Você pode combinar ou sobrepor clipes com sons gravados previamente, conhecidos como dublagens.
  • Byte – dos criadores do extinto Vine. Assim como o Vine, ele permite que os usuários editem e compartilhem vídeos em looping.
  • Triller – semelhante ao TikTok, o Triller é usado para dança, dublagem e comédia. O Triller usa tecnologia de IA que permite aos usuários fazer vários vídeos sobre uma faixa de diferentes durações.
  • Funimate – os usuários podem criar e editar vídeos em looping usando efeitos, filtros e transições avançados.
  • Chingari – uma alternativa ao TikTok criada na Índia.

Privacidade do TikTok e dicas de segurança: como proteger sua conta do TikTok

Todos os usuários podem tomar medidas para tornar o uso do TikTok mais seguro:

  1. Para configurar sua conta como privada:
    1. Acesse a página do seu perfil
    2. Toque nos três pontos no canto direito e selecione "Privacidade e configurações"
    3. Selecione a opção "Privacidade e segurança" e ative "Conta privada"
  2. Para controlar quem comenta nas suas publicações do TikTok:
    1. Em "Privacidade e segurança", toque em "Quem pode enviar comentários"
    2. Escolha "Amigos" para limitar os comentários a pessoas que você conhece
    3. Você também pode desativar os comentários sobre vídeos individuais no botão de menu do vídeo e selecionar "Desativar comentários"
  3. Para controlar quem pode fazer duetos com você:
    1. Em "Privacidade e segurança", toque em "Quem pode fazer duetos comigo"
    2. Escolha entre as várias opções: "Todos", "Amigos" ou "Desativar"
  4. Para controlar quem envia mensagens diretas a você:
    1. Em "Privacidade e segurança", toque em "Quem pode enviar mensagens para mim"
    2. Escolha entre as várias opções: "Todos", "Amigos" ou "Desativar"

Também é possível bloquear ou reportar usuários ou comentários no TikTok:

  • Para bloquear ou reportar um usuário, acesse o seu perfil e toque nos três pontos na parte superior da tela. Nas opções, selecione "bloquear" ou "reportar". Na tela seguinte, escolha por que você está reportando essa pessoa.
  • Para reportar um comentário, toque no comentário e, nas opções que aparecem, toque em "reportar" e siga as instruções.
  • Para reportar um vídeo, acesse o vídeo e toque no ícone "compartilhar". Na tela seguinte, toque em "reportar" e siga as instruções.

Outras medidas de segurança do TikTok a serem consideradas

Além de ajustar suas configurações de privacidade, você também pode:

  • Limitar a quantidade de informação que você compartilha no aplicativo. Por exemplo, você poderia evitar vincular contas de outras redes sociais, como Facebook e Instagram, à sua conta do TikTok.
  • Evite abrir links do TikTok fora do aplicativo, incluindo via SMS, para evitar ser vítima de esquemas de phishing.
  • Alguns usuários do Android recomendam usar um aplicativo de restrição para isolar o TikTok no seu sistema. Por exemplo, o Shelter é um aplicativo de restrição de código aberto que usa o recurso Perfil profissional do Android para oferecer um espaço isolado no qual você instala ou clona aplicativos. 
  • Assim como qualquer aplicativo, convém usar a versão mais recente, para que você se beneficie de todas as correções de segurança.
  • Para aumentar a privacidade, alguns usuários recomendam até usar o TikTok em um telefone diferente com uma conta do Google diferente, em vez da que você usa regularmente.

É seguro baixar o TikTok?

Então, é seguro usar o TikTok? Não há uma resposta objetiva. Muitos dos comentários da mídia em relação às preocupações quanto ao TikTok concentram-se em problemas relacionados à segurança nacional, mas a maioria dos usuários provavelmente não possui conteúdo nacionalmente sensível nos seus telefones. Para os indivíduos, o risco não é significativamente diferente de outros aplicativos de redes sociais. Por fim, trata-se de conhecer os problemas relacionados à segurança dos dados e à privacidade on-line e, então, fazer uma escolha pessoal.

Os pais que desejam aumentar a segurança on-line dos seus filhos podem considerar o uso de um aplicativo de controle parental como o Kaspersky Safe Kids, que permite bloquear conteúdo adulto, gerenciar o acesso a jogos e aplicativos inadequados e controlar o tempo de tela por dispositivo.

Artigos relacionados:

Privacidade e segurança no TikTok - É seguro usar o TikTok?

O aplicativo TikTok é muito popular, mas os problemas de segurança e as preocupações com privacidade do TikTok são generalizadas. Conheça as configurações de privacidade de dados e de privacidade do TikTok.
Kaspersky Logo