content/pt-br/images/repository/isc/2020/9910/instagram-scams-1.jpg

Os golpes no Instagram tornaram-se extremamente populares entre os cibercriminosos. As redes sociais tornaram mais fácil para estranhos ganharem sua confiança, se passando por pessoas ou marcas conhecidas. Às vezes, esses fraudadores passam semanas conversando com você antes de aplicar o golpe. À medida que esse risco aumenta, você precisa saber reconhecer os sinais de um golpe para evitar o roubo de seu dinheiro e/ou identidade.

Nossas vidas digitais continuam a se desenvolver e os golpes on-line estão cada vez mais enganosos. O phishing no Instagram é apenas um dos muitos esquemas convincentes que podem facilmente fazer de você uma vítima.

Por isso, aprender a identificar um golpe no Instagram é essencial para todos os usuários da plataforma.

Como são os golpes no Instagram?

Os golpistas que atuam no Instagram usam vários métodos de coação da vítima de roubo ou ataque. Geralmente, essas fraudes cibernéticas buscam algo valioso, como dinheiro ou informações confidenciais. Algumas podem até tentar usar você como um veículo para espalhar códigos maliciosos para familiares ou colegas de trabalho.

De qualquer forma, você deverá tomar uma decisão que poderá afetar a si mesmo e às outras pessoas ao seu redor. O problema é que nem sempre é fácil manter a racionalidade com os golpistas. Golpes eficazes tendem a explorar suas emoções e fingir serem confiáveis. Os melhores golpistas prestam muita atenção aos detalhes e dificultam a desconfiança de sua autenticidade.

Sua melhor defesa é estar ciente dos esquemas mais populares no Instagram.

Riscos de phishing no Instagram

O phishing no Instagram é a maneira mais predominante de os golpistas sequestrarem sua identidade e contas pessoais. O phishing envolve uma mensagem que instiga ou convence você a agir, geralmente solicitando dinheiro ou dados de login de conta.

Mensagens fraudulentas são disfarçadas como sendo de uma pessoa ou marca conhecida, criando a ilusão de autenticidade, o que pode ser suficiente para enganar e fazer com que você entregue aos hackers o que eles querem.

O Instagram identificou os seguintes golpes:

  • Românticos - Fraudadores pedem dinheiro a você depois de ganhar sua confiança, geralmente por meio de flerte ou sedução.
  • Loteria - Fraudadores afirmam que você ganhou algum prêmio e solicitam uma taxa para liberá-lo.
  • Trabalho - Fraudadores oferecem ajuda para você ganhar dinheiro, solicitando suas informações bancárias para pagamento direto.
  • Empréstimo - Fraudadores afirmam que podem conseguir dinheiro emprestado instantaneamente, mediante o pagamento adiantado de uma taxa.
  • Investimento falso - Fraudadores induzem você a fazer um pequeno investimento sob promessas de lucros. Os golpes financeiros são especialmente relevantes na plataforma.
  • Fraude de assinatura paga - Engana você para que pague pelo acesso com desconto a serviços como música ou streaming de filmes.

Outros golpes específicos também podem ser uma ameaça para você:

  • Patrocinadores falsos de influencers - Instagrammers em ascensão são levados a fornecer seus dados bancários, pensando estar fechando um acordo de publicidade com uma marca real.
  • E-mail de phishing no Instagram - Golpes podem induzir você a usar um link de login falso para apelar contra uma suspensão dos termos de serviço de sua conta. Outros e-mails podem informar sobre atividades suspeitas e solicitar que você faça login e as verifique.
  • Brindes - Solicita informações pessoais, pede para que você faça um pagamento ou faça login em um site em troca de um prêmio.

Como podemos ver, o phishing aposta em ganhar a sua confiança ou jogar com as suas emoções para enganar você. Se não tomar cuidado, você pode facilmente se deixar levar pelo medo e se tornar uma vítima.

Vale lembrar que os golpistas nem sempre têm pressa. Eles podem levar dias ou meses antes de dar o golpe.

Geralmente, todo esquema de fraude no Instagram tem algum tipo de "solicitação". Esse é o maior sinal de alerta que você deve observar. Se uma marca ou pessoa solicitar algo que pode colocá-lo em risco, isso significa que você pode se tornar vítima de um golpe.

Protecting against Instagram phishing

Sofreu um golpe no Instagram? O que fazer em seguida?

Se caiu em um golpe no Instagram, ou acha que pode ser uma vítima, você deve tomar medidas para reduzir os danos.

Você deve fazer isso porque as informações pessoais fornecidas podem ser usadas para:

  • Roubar sua identidade
  • Esvaziar suas contas bancárias
  • Violar qualquer uma de suas contas on-line
  • Arruinar sua reputação de crédito
  • Espalhar malware para pessoas que você conhece

Sabendo disso, você pode agir rapidamente para bloquear o hacker a longo prazo. Você também deve ser capaz de desfazer alguns ou todos os problemas imediatos causados pela fraude.

Aqui estão algumas dicas:

Verifique suas contas bancárias e seus cartões de crédito. Revise todas as suas atividades bancárias e extratos, prestando atenção em qualquer coisa que não se lembre de ter feito. Um golpista de posse de suas informações financeiras pode fazer transferências ou compras usando suas contas. Não procure apenas por compras grandes. Os crimes cibernéticos podem se manter a base de gastos discretos. Às vezes, compras de valores tão baixos como apenas alguns dólares são descobertas. Se você identificar algo incomum,informe seu banco ou instituição de crédito para interromper qualquer uso futuro.

Redefina suas senhas. Obviamente, você deve alterar sua senha do Instagram para estar em segurança. Mas uma série de outras contas podem ter sido comprometidas se você tiver usado um formulário de login falso. Se você reutilizou senhas e nomes de usuário, um golpista pode invadir ainda mais contas. Certifique-se de alterar as senhas de todos os seus aplicativos essenciais, como bancos on-line, redes sociais, e-mails e qualquer lugar usado para pagar contas ou fazer compras on-line.

Use senhas exclusivas para cada conta on-line. Além de alterar suas senhas, certifique-se de adotar padrões difíceis e diferentes. Se é fácil para você se lembrar, pode ser fácil para um hacker adivinhar. Senhas preenchidas com diversos tipos de caracteres ajudarão você se manter seguro. Cadeias de caracteres aleatórios são absolutamente a melhor opção. Para se lembrar de todas essas novas senhas, use uma área segura on-line, como o Kaspersky Password Manager.

Verifique seu crédito e congele-o. Fraudadores são conhecidos por criar novas contas bancárias e realizar todo tipo de dívida em nome das vítimas. Caso sua identidade tenha sido roubada, é importante verificar sua reputação de crédito nas principais instituições. Experion, Equifax e TransUnion reúnem informações de forma diferente, então você deve verificar todas elas. Congelar o acesso ao crédito é outro passo vital para limitar os problemas causados pelo roubo de identidade.

Use um serviço de verificação de roubo de identidade. Serviços como esses monitoram qualquer atividade suspeita em seu crédito, declarações fiscais, investimentos e outros. Para ficar de olho em quaisquer outras violações de dados, o Kaspersky Security Cloud oferece monitoramento constante e dicas de proteção.

How hackers can scam you on Instagram

Como se proteger de golpes no Instagram

O phishing no Instagram parece estar em alta e, por isso, você deve se precaver. Aqui estão algumas maneiras confiáveis de detectar e evitar ser vítima de fraude.

<h3>Melhores maneiras de evitar fraudes no Instagram</h3>

Se uma mensagem solicita que você "forneça" algo, cuidado. As fraudes geralmente mencionam contas bancárias, vendas ou solicitam informações pessoais. Isso pode incluir pedidos para você fazer login em uma conta ou um pagamento. Se você recebeu mensagens diretas ou e-mails que parecem suspeitos, proceda com cautela.

A autenticação de dois fatores habilita um ponto de verificação secundário para logins de contas após o uso da sua senha. Esse ponto de verificação exige que a pessoa faça login para verificar sua autenticidade usando outra conta ou dispositivo que ela possui. Os tipos de autenticação 2FA oferecidos podem incluir mensagem de texto, e-mail, solicitações no aplicativo, biometria ou até uma chave USB física.

Nunca use um link de login em uma mensagem. Use sempre um URL oficial e faça login diretamente em suas contas. Isso é especialmente importante para evitar fraudes por e-mail de phishing no Instagram. Os golpistas apostam que, ao receber suas mensagens, você irá reagir rapidamente e clicar para fazer login sem parar para pensar. Sempre aja com calma e procure pelo URL real. Se houver um problema real, um login autêntico irá apresentá-lo. Você também pode usar um e-mail de suporte, chat ou linha telefônica oficial para confirmar.

Se parece bom demais para ser verdade... provavelmente não é. Brindes, empregos e outros golpes empolgam com a perspectiva de ganhar dinheiro para atrapalhar sua capacidade de julgamento. Felizmente, você pode presumir que eles raramente são autênticos. Você pode entrar em contato diretamente com as marcas por meio de canais oficiais se estiver curioso. Pesquise na Web o site real e entre em contato para saber mais sobre a oferta.

Procure sempre as contas oficiais antes de responder às mensagens. É possível identificar marcas e pessoas autênticas procurando por contas verificadas (aquelas com uma marca azul ao lado do nome de usuário). Grandes marcas terão links para todas as suas redes sociais oficiais em seu site oficial. Não ter um link do Instagram no site pode significar que a marca não tem uma conta oficial no Instagram. Examine o perfil do remetente buscando por características suspeitas, como postagens com links ou hashtags em excesso.

Se um estranho seguir sua conta, desconfie. Muitos golpes envolvem ganhar a sua confiança, construindo um relacionamento com você. É aconselhável bloquear seguidores desconhecidos ou aqueles que não compartilham nenhum seguidor em comum com você. Pode ser melhor definir sua conta como privada e só permitir que pessoas conhecidas sigam você.

Se alguém que você conhece enviar uma mensagem estranha, entre em contato com essa pessoa diretamente. Entre em contato com a pessoa off-line, por meio de um telefonema ou falando com ela pessoalmente. Verifique se ela é realmente a remetente da mensagem. Um golpista pode estar se passando por ela e mirando em você, além de outras pessoas que vocês conhecem. Pode ser necessário denunciar a conta e avisar as pessoas.

Use um programa antivírus em todos os seus dispositivos. Com certeza, você quer estar protegido de qualquer malware que possa ser incorporado caso clique em um link obscuro. Softwares como o Kaspersky Internet Security oferecem proteção contra vírus, ransomware e até ajudam a bloquear phishing.

Artigos relacionados:

Golpes no Instagram: como se manter em segurança

Como funciona um golpe no Instagram? Preocupado com phishing no Instagram? Enquanto essa tendência de fraude on-line segue crescendo, aprenda como não ser mais uma vítima.
Kaspersky Logo