content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/internet-safety-tips-img-14.jpg

As senhas são uma ferramenta de segurança básica, um dos elementos-chave para garantir a segurança e a privacidade on-line. Infelizmente, as senhas também são uma fonte interminável de frustração para usuários de computadores e especialistas em segurança. Os usuários têm receio de esquecer suas senhas e se estressam com o incômodo de manter o controle de várias senhas. Então, frequentemente escolhem senhas que são fáceis de serem descobertas.

Mesmo quando os usuários escolhem senhas fortes, muitas vezes eles não as mudam durante anos, aumentando o risco de, mais cedo ou mais tarde, hackers conseguirem adivinhá-las. Porém, com uma ferramenta de gerenciamento de senhas, você pode garantir a proteção com senhas fortes, seguras e atualizadas para você e sua empresa.

Tempo, o inimigo das senhas fortes

Os especialistas em segurança oferecem diversos conselhos com relação às senhas. O primeiro e mais básico é escolher senhas fortes, difíceis de ser adivinhadas pelos criminosos virtuais. "Senha", "12345" e "Princesa", todas muito usadas, não são senhas fortes. As senhas fortes não podem formar uma palavra e devem conter uma combinação aparentemente aleatória de letras, números e caracteres especiais. Alguns especialistas em segurança recomendam abordagens como usar as primeiras letras de uma frase que você lembra com facilidade, mas que seja difícil de adivinhar. Outro item básico da orientação para criação de senhas é alterá-las regularmente, pelo menos a cada 90 dias. Quanto mais tempo uma senha, mesmo que seja uma senha forte, permanecer inalterada, maior será o risco dos hackers a descobrirem por meio de geradores aleatórios ou de que ela seja comprometida de alguma forma.

O desafio da criação de senhas para empresas

Todos esses desafios relacionados a senhas são ainda maiores para as empresas, pois a rede corporativa é tão protegida quanto seu elo mais fraco. Um funcionário ou parceiro de negócios com uma senha fraca pode comprometer toda a rede. Estabelecer e implementar uma política de segurança é essencial para qualquer empresa. Mas a experiência mostra que o simples aconselhamento e estímulo ao uso das práticas recomendadas de segurança não são suficientes. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de senhas.

A abordagem mais eficaz para a proteção por senhas é que ela esteja incorporada no processo. E a boa notícia é que existem ferramentas de gerenciamento de senhas disponíveis para essa finalidade. Essas ferramentas permitem que os usuários definam, lembrem-se e atualizem as senhas. As ferramentas de gerenciamento de senhas também garantirão que as senhas sejam fortes, e que sejam atualizadas regularmente.

As ferramentas de segurança gratuitas sozinhas não oferecem proteção suficiente. Porém, uma versão gratuita de avaliação de segurança de Internet é uma boa maneira de experimentar a solução e ver se ela funciona para sua empresa. A pior coisa a fazer é ignorar a questão das senhas, esperando que tudo dê certo. Proteja sua rede empresarial adotando uma solução eficiente de gerenciamento de senhas.

Outros artigos e links relacionados ao gerenciamento de senhas

A importância dos gerenciadores de senhas

Descubra a importância de um gerenciador de senhas e como ele pode proteger as senhas que garantem a segurança de sua identidade on-line.
Kaspersky Logo