content/pt-br/images/repository/isc/2019-images/How to Protect Your Credit Card Online.JPG

Com apenas alguns cliques, você pode ter de tudo, desde uma roupa nova até alimentos, sem ter que sair do sofá. Parece prático, e é. Mas lembre-se de que os hackers estão esperando para coletar suas informações pessoais e também ganhar alguma coisa legal. Felizmente, há soluções simples que você pode usar para se proteger e impedir que os dados de seu cartão de crédito sejam roubados on-line.

(9) Limite seu risco usando apenas uma conta

Designe apenas um cartão de crédito para todas as suas compras on-line. Dessa forma, você evita expor várias contas aos hackers e pode verificar facilmente se há cobranças suspeitas. Alguns bancos oferecem até cartões especiais para uso on-line. Configure o recebimento de mensagens de texto ou alertas por e-mail sempre que uma compra for feita usando sua conta. Sempre que possível, finalize a compra como visitante, em vez de criar uma conta que armazena as informações de seu cartão em um perfil.

(10) Utilize contas virtuais

Verifique com a empresa de seu cartão de crédito se ela fornece um serviço de número virtual. Esse recurso cria um número de cartão único e temporário para cada transação de compra que você faz on-line. As informações do cartão real não são expostas durante o processo finalização da compra, mas o número temporário está vinculado à sua conta para registrar a transação. Se os hackers obtiverem seus dados posteriormente, eles não terão o número de seu cartão real.

(11) Crie senhas exclusivas

As senhas de seus perfis bancários e de cartões on-line devem ser exclusivas e complexas para evitar que os hackers acessem várias contas usando as mesmas informações de login. Em geral, uma senha eficaz é longa, contém letras maiúsculas e minúsculas, tem números e usa símbolos (se permitido). Tente usar uma frase ou uma sentença completa para aumentar a complexidade, substituindo palavras como "e" por "&". Use frases memoráveis de que você não se esquecerá — mas que também não contenham detalhes pessoais — e não anote suas senhas em nenhum lugar.

(12) Lembre-se de que "S" significa segurança

Sempre se certifique de que sua conexão com um site é segura. Quando você vê o símbolo do cadeado no campo do URL do navegador da Internet, e o endereço começa com "https" em vez de "http", isso indica que a transação é criptografada. Isso não é 100% seguro, já que os cibercriminosos podem obter certificados de segurança legítimos, mas evita golpes oportunistas.

(13) Use sites conhecidos e confiáveis

Escolha lojas que você conhece. Se não estiver familiarizado com um site, faça uma pesquisa para saber mais sobre ele. Também observe o design; se ele parecer estranho ou não profissional, procure o produto em outro lugar. Há muitos sites de comércio eletrônico de boa reputação para escolher.

(14) Compre somente na rede segura

Para fazer compras on-line, use apenas sites seguros e conhecidos e evite comprar usando redes Wi-Fi públicas. Muitas vezes, os cibercriminosos espionam as redes Wi-Fi públicas e interceptam os dados transferidos pelo link. A rede pública pode deixar você vulnerável a esses ataques, permitindo que os hackers acessem suas informações financeiras confidenciais, credenciais bancárias, senhas de contas e outros dados sigilosos. Leia mais sobre segurança em redes Wi-Fi públicas.

(15) Use um software de segurança

Use um software de segurança que proteja seus dispositivos móveis e desktops. Muitos de nós fazemos compras em dispositivos menores e isso pode nos deixar mais vulneráveis a hackers. Proteja-se com um software antivírus ou um software de segurança de Internet completo que ofereça proteção em todos os dispositivos.

(16) Atualize para permanecer seguro

Acompanhe as atualizações de seu sistema operacional e de outros produtos de software. Muitas vezes, essas atualizações corrigem brechas de segurança para manter você mais seguro. Quando receber uma notificação de que há uma atualização disponível, baixe-a imediatamente.

Essas dicas podem parecer simples, mas são formas eficazes de reduzir seu risco ao fazer compras on-line. É mais fácil aproveitar as compras virtuais quando você sabe que os dados de seu cartão de crédito estão seguros.


Oito maneiras de proteger as informações de seu cartão de crédito on-line

Do pagamento de contas à entrega de alimentos, usamos cartões de crédito on-line todos os dias. Saiba como proteger as informações de seu cartão de crédito on-line com estas dicas simples.
Kaspersky Logo