Em uma pesquisa recente, 70% dos proprietários de tablets e 53% dos proprietários de smartphones/celulares afirmaram usar pontos de acesso de Wi-Fi públicos. Entretanto, como os dados enviados por Wi-Fi público são fáceis de interceptar, muitos usuários de dispositivos móveis e laptops colocam em risco a segurança de suas informações pessoais, de sua identidade digital e de seu dinheiro. Além disso, se o dispositivo ou computador não contar com uma segurança eficiente e um produto antimalware, os riscos podem ser ainda maiores.

Dicas de segurança para conexões sem fio para manter você protegido enquanto usa o Wi-Fi público

Em cafés, hotéis, shoppings, aeroportos e muitos outros locais que oferecem a seus clientes acesso a um Wi-Fi público, é conveniente conferir e-mails, interagir nas redes sociais ou acessar a Internet durante o tempo livre. Entretanto, os criminosos virtuais costumam espionar redes Wi-Fi públicas e interceptar os dados transferidos pelo link. Dessa forma, o criminoso consegue acessar as credenciais bancárias, senhas de contas e outras informações valiosas dos usuários.

Seguem algumas dicas úteis da equipe de especialistas em segurança da Kaspersky Lab:

  • Fique atento
    Uma conexão Wi-Fi pública é basicamente desprotegida, então tome cuidado.
  • Lembre-se: qualquer dispositivo pode estar em risco
    Laptops, smartphones e tablets são suscetíveis aos riscos de segurança de uma conexão sem fio.
  • Desconfie de todos os links no Wi-Fi
    Não presuma que o link do Wi-Fi é legítimo. Pode ser um link falso, configurado por um criminoso virtual que tenta capturar informações pessoais valiosas de usuários mais desatentos. Questione tudo e não se conecte a pontos de acesso sem fio desconhecidos ou não reconhecidos.
  • Verifique se a conexão sem fio é legítima
    Alguns links falsos, configurados por usuários maliciosos, levam um nome de conexão deliberadamente semelhante ao do café, hotel ou local que oferece o Wi-Fi gratuito. Se você conversar com um funcionário do local que oferece a conexão Wi-Fi pública, peça informações sobre o ponto de acesso Wi-Fi legítimo, como nome e endereço IP da conexão.
  • Use uma VPN (rede virtual privada)
    Quando você usa uma VPN para se conectar a uma rede Wi-Fi pública, na verdade está usando um "túnel particular" que criptografa todos os dados que passam pela rede. Isso ajuda a evitar que criminosos virtuais, que ficam de tocaia na rede, interceptem seus dados.
  • Evite usar sites de tipos específicos
    É sempre bom evitar se conectar a sites pelos quais os criminosos virtuais consigam capturar sua identidade, senhas ou informações pessoais, como redes sociais, serviços de banco on-line ou sites que armazenam informações de cartões de crédito.
  • Pense em usar seu celular
    Se for necessário acessar sites que armazenam ou exigem informações sigilosas, incluindo redes sociais, sites de compras on-line e bancos on-line, vale a pena acessá-los pela rede do seu celular, e não pela conexão Wi-Fi pública.
  • Proteja seu dispositivo contra ataques virtuais
    Garanta a proteção de todos os seus dispositivos com uma rigorosa solução de segurança e antimalware e mantenha-a sempre atualizada.

Outros artigos e links relacionados à segurança de computadores e dispositivos