Em uma pesquisa recente, 70% dos proprietários de tablets e 53% dos proprietários de smartphones/celulares declararam que usam pontos de acesso públicos de Wi-Fi. No entanto, como os dados enviados por redes Wi-Fi públicas são fáceis de interceptar, muitos usuários de dispositivos móveis e laptops colocam em risco a segurança de suas informações pessoais, identidade digital e dinheiro. Além disso, se seus dispositivos ou computadores não estiverem protegidos por um antimalware eficiente, os riscos poderão ser ainda maiores.

Dicas de segurança de dispositivos sem fio para ajudá-lo a se manter em segurança em redes Wi-Fi públicas

Em cafeterias, hotéis, shoppings, aeroportos e muitos outros lugares que oferecem a seus clientes acesso a uma rede sem fio pública, é conveniente ler emails, interagir em redes sociais ou acessar a Internet quando você está na rua. No entanto, os criminosos virtuais dão um jeito de espionar as redes Wi-Fi públicas e interceptar dados transferidos pelo link. Dessa forma, o criminoso consegue acessar as credenciais de banco dos usuários, as senhas das contas e outras informações valiosas.

Seguem algumas dicas úteis da equipe de especialistas em segurança de Internet da Kaspersky Lab:

  • Tenha cuidado
    As redes sem fio públicas são inerentemente desprotegidas, portanto seja cauteloso.
  • Lembre-se: qualquer dispositivo pode estar em risco
    Laptops, smartphones e tablets são todos suscetíveis aos riscos da falta de segurança de redes sem fio.

  • Desconfie de todos os links de Wi-Fi
    Não presuma que o link de Wi-Fi é legítimo. Pode ser um link falso configurado por um criminoso, tentando capturar informações pessoais valiosas de usuários desinformados. Questione tudo – e não se conecte a pontos de acesso sem fio desconhecidos ou não reconhecidos.
  • Tente verificar a legitimidade da conexão sem fio
    Alguns links falsos, configurados por usuários maliciosos, levam um nome parecido com o da cafeteria, hotel ou estabelecimento que está oferecendo o Wi-Fi gratuito. Se você conseguir falar com um funcionário do local que está oferecendo a conexão pública de Wi-Fi, peça informações sobre a legitimidade do ponto de acesso, como o nome e o endereço IP da conexão.
  • Use uma VPN (virtual private network, rede virtual privada)
    Usando uma VPN para se conectar a uma rede sem fio pública, você usa um ‘túnel privado’ que criptografa todos os seus dados que passam pela rede. Isso ajuda a evitar que os criminosos virtuais à espreita da rede interceptem seus dados.
  • Evite usar tipos específicos de site
    Uma boa ideia é evitar se conectar a sites em que os criminosos virtuais têm a chance de capturar sua identidade, senhas ou informações pessoais, como sites de redes sociais, serviços bancários ou outros que armazenam suas informações de cartão de crédito.
  • Considere usar seu celular
    Se precisar acessar sites que armazenam ou solicitam informações sigilosas, como sites de redes sociais, compras online e serviços bancários, é melhor usar a rede do seu telefone celular do que a rede sem fio pública.
  • Proteja seu dispositivo contra ataques virtuais
    Verifique se todos os seus dispositivos estão protegidos por uma solução rigorosa de segurança e antimalware – atualize-a regularmente.

Outros artigos e links relacionados a segurança de computadores e dispositivos