Antigamente, havia uma crença geral de que os Macs eram muito mais seguros do que os computadores Windows, e que os usuários de Mac eram menos propensos a sofrer os efeitos negativos de malware e ataques virtuais. Entretanto, os eventos dos últimos anos levaram muitos usuários a questionar a real segurança dos Macs.

Qual é a diferença entre a segurança do Mac e a da Microsoft?

Até certo ponto, seu nível de segurança depende da versão do Mac OS X ou do sistema operacional Windows que você executa. Para poder comparar melhor, pense na versão mais recente e totalmente corrigida de cada sistema operacional.

Atualmente, existem menos programas de malware direcionados ao Mac OS X do que ao Windows. Mas isso não significa que os Macs são totalmente seguros. As estimativas sugerem que 700.000 usuários do Mac OS X foram afetados pelo cavalo de Troia Flashback. Os usuários que achavam que não precisavam de um software antivírus por serem usuários do Mac descobriram que essa falsa sensação de segurança não os protegia dos ataques.

Os fabricantes são rápidos em ajudar seus usuários?

Quando se avaliam os níveis de segurança, além da magnitude dos danos e da inconveniência causada por uma infecção, não adianta saber quantos itens de malware visam cada plataforma. A velocidade com que os fabricantes respondem aos problemas pode ser vital para a experiência geral do usuário.

A correção da Apple para as vulnerabilidades exploradas pelo Flashback demorou quase 50 dias para ser distribuída aos usuários do Mac OS X, e só foi disponibilizada para os usuários que executavam o OS X Snow Leopard e o OS X Lion. Essa situação fez com que algumas pessoas defendessem que, quando uma vulnerabilidade é explorada por malware e a há uma demora significativa para obter uma correção, pode haver um efeito muito negativo sobre o nível de percepção e a eficiência da segurança.

Assim como os PCs, os computadores Mac precisam de um software de segurança de Internet

Portanto, embora haja menos programas maliciosos direcionados ao Mac OS X, muitos usuários de Macs já aceitam o fato de que precisam estar muito melhor preparados do que antes. Assim como os usuários de PCs já fazem há anos, os usuários de Macs agora estão tratando de reforçar a segurança de seus computadores e instalando produtos antimalware.

Outros artigos e links relacionados à segurança de computadores