content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/mac-01.jpg

Antes, tinha-se a ideia de que os Macs eram mais seguros do que os PCs e menos vulneráveis a diversos tipos de ameaças on-line. No entanto, a crescente popularidade dos sistemas operacionais Mac nos últimos anos fez deles um alvo de grande valor para os criminosos virtuais. Como consequência, os Macs se tornaram vítimas de diversos tipos de vírus, malware e outras ameaças da Web. Nos últimos anos, os usuários de Macs foram bombardeados por uma corrente incessante de novas ameaças, incluindo a botnet Flashfake, o worm Koobface e o malware Mac Defender. Além dessas ameaças recentes, os usuários de Macs também correm riscos contínuos com os golpes de phishing, spams e outros tipos de ameaças da Web de quase todos os tipos.

A verdade é que tanto os Macs quanto os PCs são muito vulneráveis a ameaças e ataques virtuais. Os usuários dos dois sistemas operacionais precisam tomar providências que garantam a proteção de seus sistemas imediatamente, pois o risco de malware e de outras ameaças virtuais continua aumentando ano após ano.

Qual é a diferença entre a segurança do Mac e a da Microsoft?

Até certo ponto, o nível de segurança que você recebe depende da versão do Mac OS X ou do sistema operacional Windows que você executa. Para poder comparar melhor, pense na comparação entre as versões mais recentes e totalmente corrigidas de cada sistema operacional.

Atualmente, existem menos programas de malware direcionados ao Mac OS X do que ao Windows. Mas isso não significa que os Macs são totalmente seguros. As estimativas sugerem que 700.000 usuários do Mac OS X foram afetados pelo cavalo de Troia Flashback. Os usuários que achavam que não precisavam de um software antivírus por serem usuários do Mac descobriram que essa falsa sensação de segurança não os protegia dos ataques.

Como os fabricantes reagem aos ataques?

Quando se avaliam os níveis de segurança, além da magnitude dos danos e da inconveniência causada por uma infecção, não adianta saber quantos itens de malware visam cada plataforma. A velocidade com que os fabricantes respondem aos problemas pode ser vital para a experiência geral do usuário.

A correção da Apple para as vulnerabilidades exploradas pelo Flashback demorou quase 50 dias para ser distribuída aos usuários do Mac OS X, e só foi disponibilizada para os usuários que executavam o OS X Snow Leopard e o OS X Lion. Essa situação fez com que algumas pessoas defendessem que, quando uma vulnerabilidade é explorada por malware e demora um tempo considerável para se obter uma correção, pode haver um efeito muito negativo no nível de percepção e a eficiência da segurança.

Assim como os PCs, os computadores Mac precisam de um software de segurança de Internet

Portanto, embora haja menos programas maliciosos direcionados ao Mac OS X, muitos usuários de Macs já aceitam o fato de que precisam estar muito melhor preparados do que antes. Assim como os usuários de PCs já fazem há anos, os usuários de Macs agora estão tratando de reforçar a segurança de seus computadores e instalando produtos antimalware.

Mac ou PC: onde a segurança é melhor?

Supõe-se que a segurança do Mac é maior que o PC, mas, como foi aumentado o Mac, também aumentaram os ataques nesses. Mais detalhes aqui!
Kaspersky Logo