/content/pt-br/images/repository/smb/fallback/photo-6.jpg

Vírus de computador e cavalos de Troia podem afetar severamente o desempenho de um único computador ou causar a queda total de uma rede inteira de sistemas. Diversos desses problemas de operabilidade podem ser culpa do criador do malware ou completamente acidentais:

  • Exclusão de elementos importantes do sistema, desabilitando o sistema operacional do computador
  • Sobrecarga da rede por um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS)
  • Atividades específicas que afetam negativamente a operabilidade do computador

Consequências acidentais de bugs de malware

Bugs de software podem ser encontrados em praticamente qualquer programa, inclusive em vírus. Até certo ponto, é esperado que haja bugs nos softwares maliciosos.

Enquanto as equipes de desenvolvimento de softwares legítimos se dedicam à depuração de um produto antes de ele ser lançado no mercado, é pouco provável que os criadores de malware realizem tantos testes antes de espalhar seus vírus mais recentes. Problemas e danos inesperados são geralmente causados por bugs no código do vírus.

Incompatibilidade não esperada

Algumas vezes, certos softwares maliciosos podem simplesmente ser incompatíveis com o sistema que está tentando afetar ou com algum aplicativo que esteja genuinamente em execução no sistema visado.

Isso pode fazer com que o computador passe a funcionar incorretamente, de maneira não esperada pelo desenvolvedor do vírus. Em sistemas empresariais, esses problemas de incompatibilidade podem causar falha no servidor, paralisando a rede de sistemas da empresa.

Problemas operacionais de larga escala

Há diversos exemplos bem documentados de graves problemas operacionais resultantes de malware e bugs:

  • Em 1988, o worm Morris causou uma epidemia no Arpanet, antecessor da Internet. Mais de 6.000 máquinas foram infectadas. Um bug no código do vírus fez com que ele se autorreplicasse e distribuísse por toda a rede, gerando total paralisação do sistema.
  • Em 2003, o worm Slammer gerou paradas na Internet nos EUA, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Como resultado da prevalência descontrolada do worm, o tráfego na rede subiu em 25%, causando graves problemas nas operações bancárias de instituições norte-americanas.
  • Lovesan (Blaster, MSBlast), Mydoom, Sasser e outras epidemias de worms de rede também causaram graves prejuízos – com o cancelamento de voos por companhias aéreas e a suspensão temporária de operações de bancos.

Como se proteger contra problemas de operabilidade causados por malware

Ao instalar um software antimalware eficaz, você garante a segurança de seus computadores e dispositivos móveis contra diversos tipos de malware, incluindo vírus com bugs, que podem causar sérios estragos. A Kaspersky Lab oferece produtos antimalware superiores que protegem:

  • Computadores com Windows
  • Computadores com Linux
  • Apple Macs
  • Smartphones
  • Tablets

Computadores e redes de sistemas inoperáveis

Vírus de computador e cavalos de Troia podem afetar severamente o desempenho de um único computador ou causar a queda total de uma rede inteira de sistemas. Diversos desses problemas de operabilidade podem...
Kaspersky Logo