Vírus de computador e cavalos de Troia podem afetar severamente o desempenho de um computador ou causar uma pane geral em toda a rede do sistema. Diversos desses problemas de operacionalidade podem ser causados pelo criador de malware ou ser completamente acidentais:

Consequências acidentais… de bugs de malware

Bugs de software podem ser encontrados em praticamente qualquer programa de software, inclusive em vírus de computador. Até certo ponto, os bugs costumam estar dentro do software malicioso.

Enquanto equipes de desenvolvimento de software legítimo dedicam muito esforço para limpar um produto antes de ele ser lançado no mercado, os criadores de malware não têm tanto cuidado com os testes antes de lançar seus vírus mais recentes. Problemas e danos inesperados são frequentemente causados por esses bugs no código dos vírus.

Incompatibilidade não intencional

Muitas vezes, um software malicioso pode simplesmente ser incompatível com o sistema que está tentando invadir, ou incompatível com alguns aplicativos de software que estão legitimamente sendo executados no sistema-alvo.

Isso pode fazer o computador não funcionar corretamente, de uma forma que o desenvolvedor do vírus não pretendia. Nos sistemas corporativos, esses problemas de incompatibilidade podem levar a uma pane no servidor e paralisar toda a rede do sistema da empresa.

Problemas de operacionalidade em larga escala

Existem muitos exemplos bem documentados de problemas graves de operacionalidade, resultantes de programas de malware e seus bugs:

  • Em 1988, o worm Morris causou uma epidemia na Arpanet, antecessora da Internet. Mais de 6.000 máquinas foram infectadas. Um bug no código do vírus fez com que ele se replicasse pela rede, paralisando completamente o sistema.
  • Em 2003, o worm Slammer causou blecaute na Internet dos EUA, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Como resultado da predominância descontrolada do worm, o tráfego de rede aumentou 25% , levando asérios problemas nas operações de um banco dos EUA.
  • Lovesan (Blaster, MSBlast), Mydoom, Sasser e outras epidemias de worms de rede também causaram danos significativos, como companhias aéreas que cancelaram voos e bancos que suspenderam temporariamente as operações.

Como se proteger contra problemas de operacionalidade causados por malware

Com a instalação de um bom software antimalware, você pode proteger seus computadores e dispositivos móveis contra uma vasta gama de tipos de malware, como vírus de computador com bugs, que podem causar graves consequências. A Kaspersky Lab oferece produtos antimalware de alta qualidade para proteger:

  • Computadores Windows
  • Computadores Linux
  • Macs da Apple
  • Smartphones
  • Tablets

Outros artigos e links relacionados a malware