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Durante anos, você pensou que fosse um dos milhões de usuários da TI que realizam suas tarefas do dia-a-dia no computador como qualquer um. Mas, na verdade, você é especial. Incrivelmente, um especialista em computadores de uma das maiores empresas de TI do mundo identificou um problema no seu computador e está ligando para ajudar a resolvê-lo.

O que você tem de especial para receber uma ligação dessa lenda da TI? Infelizmente, a possibilidade de você ser ingênuo o suficiente para cair em um golpe de suporte técnico faz de você um alvo. O termo refere-se à prática de entrar em contato com alguém oferecendo suporte técnico relacionado a um suposto problema, na esperança de conseguir um pagamento para solucionar o problema falso, de obter o controle do computador para acessar dados privados e contas financeiras ou para instalar malware.

O contato pode acontecer por diferentes canais. Tradicionalmente, são chamadas telefônicas de alguém que finge trabalhar para uma grande empresa de TI, como a Microsoft ou a IBM, mas um número crescente de golpes acontece em sites que você pode ter visitado.

Normalmente, os golpes desse tipo exibem mensagens pop-up enquanto você navega, fazem o navegador mudar para uma tela azul no modo de tela cheia ou exibem uma página de ativação do Windows ou uma página avisando sobre uma infecção por malware ou um erro no sistema. Esses avisos sempre incluem um número do suporte técnico para o qual você deve ligar ou um site que você deve visitar.

Não importa a maneira como os golpistas tentam enganá-lo, o objetivo é sempre o mesmo: convencê-lo de que eles podem ajudar. Por sorte, há várias formas de se proteger contra a ameaça do golpe de suporte técnico.

Por que o suporte técnico ligaria para você?

Pare um pouco e pense por que uma empresa de TI ligaria para você. A resposta simples é: ela não ligaria. Mesmo que haja um problema real com o seu computador, você teria que relatá-lo e provavelmente esperar em uma fila bem longa. A empresa não identifica nem relata o problema para você. Mesmo nos casos em que grandes empresas de TI têm permissão legal para rastrear e monitorar usuários individuais, elas simplesmente não têm tempo e recursos para uma abordagem tão proativa.

Na dúvida, desligue o telefone

A relutância que muitas pessoas têm em ofender os outros é um dos pilares da engenharia social. Mas, às vezes, a gentileza é prejudicial. Se uma ligação parecer suspeita, simplesmente desligue. Se você acredita que a ligação pode ser autêntica, encerre a chamada e ligue para o número oficial da empresa. Não use o número telefônico que a pessoa informou na ligação, nem o número exibido no seu identificador de chamadas. Entre na Internet e descubra o número correto. Se a chamada for um golpe, qualquer número associado a ele o levará diretamente aos criminosos.

Também é recomendável usar outro telefone, pois os golpistas conseguem manter a linha aberta para que, mesmo que você pense que discou para um novo número, continua falando com eles. Isso é muito mais perigoso porque as solicitações deles ganham credibilidade se você achar que discou o número certo.

Nunca forneça seus dados bancários

Independentemente de quem esteja falando com você, cuide extremamente bem de seus dados pessoais e bancários. Mesmo que a pessoa seja de uma empresa legítima, pense muito bem nas informações que você está fornecendo.

Proteja-se

Para qualquer computador e dispositivo conectado, é imprescindível instalar uma solução de segurança. Se você tem uma solução de segurança de ponta instalada e atualizada, seu computador simplesmente não exibirá avisos fraudulentos ou pop-ups estranhos.

Se você acha que o seu computador foi comprometido ou infectado, siga estas etapas:

  • Se os golpistas solicitaram acesso remoto ao seu computador, desligue todas as conexões imediatamente.
  • Use uma solução de segurança avançada como as da Kaspersky, para limpar o computador.
  • Desative ou desinstale possíveis ferramentas de gerenciamento remoto instaladas no computador.
  • Altere todas as suas senhas e seus dados de login.
  • Faça as atualizações disponíveis do software de segurança existente.
  • Entre em contato com seu banco para informar que você foi vítima de um golpe.

Escapar de golpes de suporte técnico é como escapar da maioria dos crimes virtuais. É necessário estar sempre atento, agir com prudência e usar o bom senso.

Golpes de suporte técnico

Em geral, os golpes de suporte técnico envolvem um problema falso no seu computador que faz com que você entre em contato com os golpistas, que se passam por técnicos confiáveis.
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