content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/VoIP.jpg

É uma grande honra quando uma empresa desenvolve um produto tão influente que o nome dele se torna sinônimo do produto.

No caso em questão, o número de pessoas que "conversam por Skype" com alguém todos os dias.

Na realidade, Skype é a empresa por trás do uso mais bem-sucedido da inovação em comunicação conhecida como VoIP (Voice over Internet Protocol).

Cada vez mais, pessoas e empresas usam a tecnologia de Internet para se comunicar, em vez de linhas telefônicas convencionais.

As empresas que usam essa tecnologia observam um grande aumento no desempenho da equipe com despesas menores, enquanto os usuários individuais muitas vezes descobrem que podem eliminar suas despesas telefônicas usando o VoIP. Para usar a tecnologia, basta uma conexão com a Internet e um download do software gratuito do provedor de serviços de VoIP escolhido.

Níveis de serviço

A tecnologia VoIP é oferecida em diferentes formatos, com diferentes níveis de serviço:

  • VoIP residencial
  • Sistemas de telefone VoIP empresariais
  • Serviços VoIP Business-to-Business

Serviços VoIP

Os serviços adicionais típicos oferecidos pelos fornecedores de VoIP incluem:

  • Serviços com fio (fibra óptica cada vez mais usada)
  • Serviços sem fio (chamados serviços de mobilidade)
  • Suporte de banda larga multimídia
  • Serviços de voz
  • Mensagens instantâneas

Pode levar algum tempo e esforço para encontrar um provedor de serviços de VoIP adequado para você. O fornecedor deve oferecer equipamentos confiáveise de alta qualidade, uma conexão estável e excelente atendimento ao cliente.

Alguns fornecedores também incluem funções avançadas, como identificação de chamadas, correio de voz e chamadas de três vias.

Os provedores de VoIP, como EarthLink e Skype, oferecem serviços de VoIP gratuitos. No mínimo, as ofertas básicas permitem aos clientes falar com seus familiares e amigos sem nenhum custo.

Conhecendo o VoIP bandwagon

Se você acha que está pronto para eliminar sua linha telefônica, é conveniente seguir algumas etapas simples ao investir em VoIP:

  1. Escolha uma operadora.
  2. Escolha o plano certo para você.
  3. Configure o sistema VoIP.
  4. Selecione seu número de telefone.
  5. Instale os acessórios.

Escolha uma operadora

AOL, Sprint, Verizon e muitos outros provedores oferecem VoIP, junto com serviços de mensagens instantâneas. Analise os pacotes de VoIP com antecedência e converse com pessoas que você conhece e que já fizeram essa migração.

Escolha o plano certo para você

Geralmente, há dois formatos de planos residenciais: básico (com um número específico de minutos) e ilimitado. Os planos corporativos podem oferecer algumas comodidades, como vários números de telefone, maior número de minutos e taxas baseadas no tamanho do grupo. Alguns podem incluir fax e correio de voz, dependendo dos recursos do seu computador, e adicionais, como listagens em diretórios.

Configurar o sistema VoIP

Muitos prestadores de serviços enviam todo o equipamento de que você precisa para usar o VoIP. Primeiro, certifique-se de que seu computador é compatível com o serviço de VoIP e que você conta com Internet de alta velocidade. Se você usa o VoIP para realizar chamadas de atendimento em um call center, é melhor solicitar que um profissional faça a instalação. De qualquer maneira, em geral, é simples instalar o VoIP em sua residência ou home office.

Escolha seu número de telefone

Um dos melhores aspectos do serviço de VoIP é que você pode escolher seu próprio número de telefone. Se quiser transferir seu número antigo para o novo sistema de VoIP, verifique com o provedor de serviços antes de fazer sua escolha final.

Muitos provedores de VoIP permitem que você transfira seu número de telefone. Você pode até mesmo escolher o código de área do novo número de telefone.

Ao escolher o mesmo código de área da família e dos amigos, os livra de pagar tarifas de longa distância, caso liguem de um telefone fixo tradicional.

Instale todos os acessórios

Dependendo do seu provedor, o VoIP pode vir com muitos recursos inclusos no seu plano de serviço.

Para empresas de pequeno porte, existem comodidades como usuários de vários telefones, linhas de fax gratuitas e integração com o navegador da Web.

À medida que o VoIP continua progredindo, novos dispositivos aparecem para melhorar a tecnologia. Você pode instalar facilmente seus próprios acessórios, como fones de ouvido e videofones.

O VoIP pode parecer futurista para alguns, mas várias pessoas "falam por Skype" com seus amigos e colegas todos os dias. Essa tecnologia chegou para ficar.

Artigos relacionados:

Produtos relacionados:

O que é VoIP (Voice Over IP)?

VoIP (Voice over IP) é um protocolo de comunicação inovador que as empresas e as residências estão usando cada vez mais. Saiba mais sobre isso aqui.
Kaspersky Logo