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Como escolher um antivírus empresarial?

Um grupo de empresários trabalhando em um escritório

Se você está se perguntando se sua empresa precisa de antivírus, a resposta curta é sim. A proteção antivírus é essencial para qualquer empresa que usa dispositivos conectados à Internet.

Sem isso, sua empresa fica exposta a possíveis ameaças online, como vírus e malware. Essas ameaças podem causar danos consideráveis ao sistema do computador e levar à perda ou roubo de dados. Eles podem interromper as operações comerciais, custando dinheiro em tempo de inatividade.

Também podem colocar as informações pessoais de seus clientes em risco, trazendo danos à reputação de sua empresa. Ao manter seus sistemas livres de malware, você pode proteger seus dados e manter seus negócios funcionando sem problemas.

Continue lendo para saber como as soluções antivírus podem proteger sua empresa – e como escolher a ideal.

Por que ter antivírus é importante para os negócios?

Além dos pontos que já comentamos, ter um software antivírus é necessário para as empresas porque:

As empresas são os principais alvos dos cibercriminosos

Isso ocorre porque eles geralmente têm acesso a dados confidenciais. Se esses dados caírem em mãos erradas, poderão ser usados para roubo de identidade, fraude ou outros fins maliciosos.

Às vezes, os cibercriminosos podem até exigir um resgate das empresas em troca de não divulgar seus dados confidenciais ao público, como em ataques de whaling.

As ameaças cibernéticas estão sempre evoluindo

À medida que os sistemas operacionais e os navegadores da Web evoluíram para ficar à frente das ameaças online, os cibercriminosos também criaram novos tipos de ataques.

O novo malware sofisticado usa vulnerabilidades de software não descobertas e pode superar a proteção básica oferecida pelo sistema operacional e pelos navegadores da Web, a menos que uma solução antimalware robusta esteja em vigor.

Um número cada vez maior de ameaças à segurança cibernética é direcionado especificamente para empresas, com o ransomware sendo especialmente um motivo de preocupação.

Forças de trabalho móveis significam vulnerabilidades móveis

Desde a pandemia de Covid-19, o mundo viu uma mudança significativa para o trabalho remoto ou híbrido . Houve um aumento no número de dispositivos móveis e algumas empresas operam uma política BYOD – Traga seu próprio dispositivo – para permitir flexibilidade e economizar custos, permitindo que os funcionários usem seus próprios laptops e telefones para o trabalho.

Essas novas formas de trabalhar, no entanto, vêm com novos riscos. Quanto mais terminais se conectarem à sua rede – sejam laptops, telefones ou outros dispositivos – mais oportunidades haverá para ataques e maior será a chance de os dispositivos serem comprometidos. Os serviços em nuvem, como e-mail e armazenamento de dados na nuvem, que podem ser acessados de fora do local de trabalho, podem ser colocados em risco por meio de dispositivos comprometidos.

Os programas antivírus integrados não são suficientes

Embora o Windows tenha seu próprio programa antivírus integrado, o Windows Defender, investir em uma solução antivírus corporativa dedicada pode oferecer proteção mais abrangente e maior tranquilidade.

As empresas menores podem ter dificuldade em se recuperar de ataques cibernéticos

A ideia de que os cibercriminosos visam apenas as maiores empresas é um mito. Os maus atores têm a mesma probabilidade de atingir pequenas e médias empresas (PMEs) quanto as grandes.

Na verdade, como as PMEs geralmente não têm um grande orçamento para dedicar à segurança cibernética, seus sistemas podem ser mais vulneráveis do que os de grandes empresas, que podem ter uma proteção mais sofisticada. As pequenas empresas podem ter mais dificuldade em se recuperar de um ataque em larga escala do que as maiores com departamentos de TI internos.

As estatísticas variam, mas há algumas evidências que sugerem que a maioria dos ataques cibernéticos são direcionados a pequenas empresas. As PMEs geralmente são atacadas usando os mesmos métodos sofisticados que as organizações maiores, com a ameaça número um sendo a intrusão do sistema.

A maioria dos ataques envolve malware, incluindo ransomware. Um ataque de malware bem-sucedido pode ter consequências desastrosas para pequenas empresas, incluindo perda de dados, perda de reputação e perda financeira. O custo de um ataque de ransomware pode ser alto o suficiente para colocar algumas pequenas e médias empresas fora do mercado.

O que o antivírus faz e como ele funciona?

Dado o cenário cibernético, está claro que o software antivírus é necessário para organizações de todos os tamanhos. Mas como o antivírus é usado nas empresas?

Os produtos antivírus, como a proteção de endpoint, criam uma camada extra de proteção para que, mesmo que o malware consiga alcançar seus computadores, você tenha algo para detectá-lo e removê-lo antes que ele interrompa toda a rede.

O software antivírus não apenas detecta e remove vírus, mas também protege seus dados contra diferentes tipos de ataques. Por exemplo, as ferramentas de segurança da Web podem ajudar a impedir ataques de phishing e bloquear sites maliciosos, e as ferramentas antiransomware podem proteger os dados em seus dispositivos de serem criptografados e retidos para resgate.

O software antivírus é executado em segundo plano no dispositivo, verificando arquivos, programas e aplicativos e comparando seu código com as informações armazenadas no banco de dados do software. O banco de dados contém informações sobre malware conhecido. Se o software encontrar uma parte do código em um de seus arquivos que seja semelhante ou idêntica a uma parte do código em seu banco de dados, esse arquivo será considerado malware e removido permanentemente ou colocado em quarentena.

A remoção da ameaça a limpa permanentemente do sistema, enquanto que colocá-la em quarentena permite que os fornecedores analisem a ameaça e refinem sua solução antivírus para que ela possa protegê-la no futuro.

Se um arquivo inválido for colocado em quarentena e não houver uma definição de assinatura existente, o definição seria adicionada globalmente a uma lista de arquivos inválidos conhecidos.

Um bom produto antivírus empresarial oferece três camadas de proteção – arquivo, rede e aplicativo. Eles se combinam para criar uma camada robusta de segurança em todas as suas máquinas. O software antivírus não protege apenas os desktops de escritório — uma solução de alta qualidade também deve ser compatível com laptops e dispositivos móveis. Isso é benéfico para empresas cujos funcionários trabalham remotamente.

Um software antivírus forte incluirá um firewall que filtra as informações que entram em seu sistema através da Internet. Isso significa que seu endpoint está protegido contra ameaças online, sites de spam e anúncios pop-up. Os controles integrados do navegador significam que os administradores podem bloquear sites potencialmente perigosos.

6 benefícios de usar um antivírus empresarial

1. O software antivírus pode ajudar a tornar seu sistema mais rápido

O malware e os vírus geralmente fazem com que os dispositivos se tornem mais lentos à medida que processos de desempenho importantes são corrompidos. Ao bloquear essas infecções, o antivírus deixa seu sistema limpo e capaz de ser executado com eficiência.

No entanto, alguns programas antivírus podem tornar o dispositivo lento ao executar verificações. Se isso acontecer, os usuários podem acessar as configurações do software e configurá-lo para verificar quando o dispositivo não estiver em uso.

Esse recurso nem sempre está disponível com antivírus gratuito, o que significa que vale a pena investir em uma solução de nível empresarial.

2. O antivírus protege dados confidenciais

O software antivírus ajuda a proteger os dados confidenciais de sua empresa contra violações. As violações de dados geralmente são o resultado de vírus. Se um vírus infectar seu computador, ele poderá capturar e roubar os dados confidenciais de sua empresa.

Um antivírus não impedirá a ocorrência de todas as violações de dados, mas protegerá sua empresa contra violações de dados relacionadas a malware.

3. O antivírus protege contra vírus novos e antigos

O antivírus corporativo protegerá sua pequena empresa contra vírus novos e antigos. Embora existam diferentes tipos de software antivírus, a maioria deles usa um banco de dados de assinaturas. Cada assinatura é uma pegada digital de um vírus específico.

À medida que novos vírus são descobertos, suas assinaturas são adicionadas a esses bancos de dados. Portanto, contanto que você mantenha seu software antivírus atualizado para a versão mais recente, ele protegerá contra vírus novos e antigos.

4. O antivírus fornece proteção automática

Muitos proprietários de empresas não têm tempo ou as habilidades necessárias para se defender manualmente contra ameaças cibernéticas. O software antivírus, no entanto, oferece proteção automática, verificando arquivos e aplicativos em tempo real.

Quando você abre um arquivo ou aplicativo, o software antivírus o verifica, para que você não precise checar manualmente o arquivo ou o aplicativo, nem precise executar outras ações manuais.

Um bom software antivírus oferece proteção automática 24 horas por dia.

5. O antivírus protege contra uma série de ameaças além dos vírus

O software antivírus protege contra vírus, mas também pode proteger sua empresa contra outras formas de malware, como ransomware, keyloggers, worms, cavalos de Tróia , rootkits e muito mais.

6. O antivírus complementa outras soluções de segurança cibernética

Por exemplo, você pode usar um software antivírus em conjunto com um firewall. Um firewall verificará e filtrará o tráfego que entra em sua rede comercial, enquanto o software antivírus verificará arquivos e aplicativos armazenados em busca de malware.

Como escolher uma proteção antivírus para sua empresa?

Conhecer as diferentes soluções disponíveis e seus principais recursos o ajudará a tomar uma decisão informada ao escolher a proteção antivírus para sua empresa. As principais perguntas a serem consideradas incluem:

1. Você tem clareza sobre seus requisitos?

Antes de escolher um antivírus, você precisa definir seus requisitos de negócios. Por exemplo:

  • Qual hardware você precisa proteger?
  • Você está usando o Microsoft Windows, Apple MacBooks ou ambos? A maioria dos softwares antivírus é compatível com Windows – se você estiver usando Apple MacBooks ou sistemas operacionais Linux, será necessário verificar se o fornecedor os suporta.
  • Se sua empresa atribuir smartphones e tablets aos funcionários, você precisará de uma solução que também funcione no Android e no iOS.
  • Seus dispositivos estão todos baseados em um local ou espalhados por locais diferentes? Você precisa gerenciar todos eles a partir de um local central? Como os sites estão conectados?
  • As respostas a essas perguntas determinarão qual software antivírus funcionará melhor para você.

2. Quão fácil é implementar?

Uma solução forte oferecerá proteção logo após a compra, enquanto soluções menos eficientes podem levar algumas semanas para serem instaladas, deixando seus dispositivos desprotegidos nesse meio tempo.

Você mesmo poderá atualizar as políticas posteriormente, mas ter políticas pré-configuradas na instalação significa que o software pode começar a funcionar imediatamente. Isso também se aplica quando você precisa adicionar um novo dispositivo – por exemplo, ao integrar novos dispositivos de funcionário.

É importante que os novos membros da equipe, que são particularmente vulneráveis a explorações, pois podem não estar familiarizados com o novo sistema, sejam protegidos imediatamente. Você também precisa ser capaz de implementar remotamente o software em qualquer dispositivo que seu funcionário usará para acessar a rede da empresa, o que pode incluir seus dispositivos pessoais.

3. Quão fácil é gerenciar?

Muitas soluções de software antivírus são baseadas na nuvem. Uma arquitetura nativa da nuvem significa que a maior parte da carga de trabalho de análise e do gerenciamento de software fica em uma plataforma na nuvem.

Isso significa que o software ocupa menos espaço no sistema, reduzindo seu impacto na velocidade do sistema. Ele também geralmente inclui um painel acessível remotamente, que permite aos administradores uma visão geral abrangente do que está acontecendo, bem como o acesso a configurações, atualizações e ferramentas de verificação, dentro de uma interface.

A partir daqui, os administradores podem rastrear ameaças em todas as máquinas protegidas, independentemente de onde elas estejam localizadas.

4. Existem atualizações automáticas?

As atualizações automáticas são essenciais — o antivírus foi projetado para ser executado em segundo plano com o mínimo de perturbação possível para o usuário, e as solicitações de atualização constantes prejudicam esse objetivo.

5. O suporte pós-venda está disponível?

Quem dá suporte ao software depois de implementado? O suporte está incluído no preço pago? Se você não tiver uma equipe de TI interna ou externa, pode ser necessário entrar em contato com o suporte do fornecedor para gerenciar configurações de política personalizada ou solucionar problemas.

Pode haver um problema com falsos positivos também. Verifique se o suporte pós-venda está disponível, até que ponto e a que custo.

6. Que nível de proteção contra ameaças ele fornece?

Você precisa de uma solução que o proteja contra ameaças emergentes e desconhecidas, bem como ataques conhecidos. A maioria das soluções baseadas em nuvem oferece isso, pois usam tecnologias de aprendizado de máquina para fazer o crowdsourcing de sua inteligência de ameaças.

Quando uma ameaça desconhecida é encontrada em um sistema, todos os outros sistemas cobertos por essa solução são avisados contra ela.

Uma boa solução de software antivírus deve oferecer proteção em camadas contra ameaças avançadas nas três principais camadas de endpoint: arquivo, rede e aplicativo. Isso abrange todos os possíveis caminhos de entrada que os cibercriminosos podem optar por seguir.

7. É compatível com dispositivos diferentes?

Os dispositivos móveis e os laptops são frequentemente considerados os pontos de entrada mais vulneráveis na rede corporativa porque pode ser mais difícil gerenciar as atualizações nesses dispositivos, especialmente se os usuários estiverem trabalhando em seus próprios dispositivos pessoais. Por esse motivo, é importante que seu software antivírus tenha recursos de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) e seja compatível com diferentes sistemas operacionais.

Uma boa solução oferecerá criptografia, registro e limpeza de dispositivos remotos. Algumas soluções ainda oferecem uma VPN baseada em aplicativo para dispositivos móveis, reduzindo a pegada digital dos usuários e protegendo suas comunicações baseadas na web.

8. Existe gerenciamento de patches de terceiros?

Um patch é uma alteração ou um conjunto de alterações em um programa de computador ou aplicativo projetado para solucionar vulnerabilidades dentro do programa. O gerenciamento de patches é o processo de baixar, testar e implementar patches para garantir que os sistemas permaneçam atualizados e sempre usem os patches apropriados e funcionais.

Um software antivírus forte automatiza esse processo, garantindo que os aplicativos de terceiros sejam atualizados e protegidos automaticamente. Os hackers geralmente visam aplicativos desatualizados, por isso é essencial que as vulnerabilidades sejam corrigidas o mais rápido possível.

9. Quão eficiente o antivírus é?

Como a maioria das soluções antivírus atuais é baseada na nuvem, elas geralmente não consomem muitos recursos do sistema. No entanto, isso nem sempre é o caso. É importante que você escolha um antivírus leve que se atualize e não esgote os recursos do dispositivo, causando lentidão.

Se a solução que você está considerando for conhecida por tornar os sistemas mais lentos, verifique se você consegue configurar quando o software executa as verificações.

A verificação é o que faz com que um sistema seja executado mais lentamente; se você puder configurá-los para esgotar o horário de trabalho, eles não afetarão sua capacidade de trabalhar com eficiência.

10. Existem recursos extras?

Por exemplo, a maioria dos malwares é entregue por e-mail, portanto, é essencial incluir sistemas para detectar tentativas de phishing e outras ameaças. Vale a pena encontrar um produto que verifique os dispositivos USB em busca de problemas quando eles estiverem conectados a PCs e laptops, e também é uma boa ideia considerar a verificação do registro para evitar problemas com rootkits.

Os produtos antivírus empresariais também podem proteger ferramentas de comunicação e mensagens instantâneas, o que é útil se você usar ferramentas de videoconferência.

11. Quanto custa?

Para a maioria das empresas, o custo é um fator importante na tomada de decisões. Ao procurar um software antivírus para sua empresa, faça estas perguntas para garantir que você as esteja comparando igualmente:

  • Qual é o custo total? Existem custos de assinatura anual ou extras que você tem que pagar para garantir que você tenha a proteção necessária?
  • As licenças para os servidores são diferentes das dos PCs?
  • Você pode se beneficiar da compra de vários anos?
  • Você pode obter um acordo de recompra do software existente?
  • Existe um custo de manutenção ou suporte?

Fazer essas perguntas o ajudará a tomar uma decisão informada sobre qual software antivírus é o mais adequado para sua empresa. E depois de ter comprado e instalado, você pode ter certeza de que sua empresa está protegida contra uma série de ameaças online.

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