/content/pt-br/images/repository/smb/fallback/photo-6.jpg

Existem diversos fatores a serem levados em conta na hora de escolher a melhor solução antivírus para as suas necessidades. Com a segurança de seus dados, sua identidade digital e suas transações financeiras em jogo, vale a pena investir certo tempo para avaliar cada produto antivírus.

Além disso, se você costuma usar bastante a Internet, o email, mensagens e outros serviços Web, é importante pensar em uma solução que inclua softwares e tecnologias de segurança de Internet para que suas atividades permaneçam protegidas.

Critérios para adotar a melhor proteção contra vírus

Infelizmente, nem todos os produtos antivírus oferecem uma solução confiável e útil que ofereça o nível adequado de proteção contra malware. Quando avaliadas conforme os critérios a seguir, até mesmo as 10 principais soluções antivírus do mercado alcançam pontuações muito diferentes:

  • Confiabilidade
    Mesmo a mais completa solução antivírus pode acabar sendo totalmente inútil se entrar em conflito com outros softwares executados no seu computador. Se esses conflitos levarem ao mau funcionamento ou à suspensão temporária dos processos de proteção antivírus, a máquina poderá ficar vulnerável.
  • Usabilidade
    Se a operação diária de uma solução antivírus exigir conhecimento especial, não será muito prática para a maioria dos usuários. Qualquer produto antivírus que seja complexo para usar, que faça perguntas difíceis ou que deixe o usuário sem saber direito a decisão a tomar tende a aumentar a chance de ‘erros do operador’. Em alguns casos, se o software antivírus for muito difícil de executar, o usuário poderá acabar desabilitando-o.
  • Proteção abrangente
    Uma solução antivírus deve oferecer proteção constante para todos os domínios do computador, todos os tipos de arquivos e todos os elementos de rede que possam estar sujeitos a ataque por vírus ou outro malware. O programa deve ter a capacidade de detectar códigos maliciosos e ainda proteger todos os canais ou pontos de entrada ao computador, incluindo email, Internet, FTP e outros.
  • Qualidade da proteção
    As soluções antivírus precisam operar em ambientes agressivos, que mudam constantemente – com os novos vírus de computador, worms e cavalos de Troia que podem ser muito mais complexos do que o malware já conhecido, além de incluir novas maneiras de impedir ações de programas antivírus. A qualidade da proteção depende parcialmente do seguinte:

Outros artigos e links relacionados a soluções de antivírus

Como escolher uma solução antivírus

À primeira vista, o fato de a Kaspersky Lab não ter gravado malware que usa exploits no Android para realizar um ataque drive-by pode parecer positivo. Contudo, o fato de a Kaspersky Lab não ter gravado malware que usa exploits no Android para executar uma campanha...
Kaspersky Logo