Com a atividade cada vez mais constante dos criminosos virtuais e o lançamento contínuo de novos softwares maliciosos mais sofisticados, é essencial que a solução antivírus que você escolher seja atualizada regularmente pelo fornecedor. Sem atualizações frequentes do antivírus, sua solução dificilmente reagirá rapidamente ao lançamento de novos malwares.

Maior incidência de malware significa mais atualizações do antivírus

Há alguns anos, quando tantos programas maliciosos eram escritos por alunos e jovens que não tinham a intenção de danificar computadores, roubar dinheiro nem mesmo lançar o malware que era desenvolvido, não era necessário ter proteção contra todos os vírus de computador e cavalos de Troia. A proteção era necessária apenas para alguns itens de malware lançados de fato. Além disso, muitos desses programas maliciosos não representavam riscos severos.

Hoje, o cenário é bem diferente:

  • Pesquisas da Kaspersky Lab apontam que mais de 75% dos softwares maliciosos são criados por criminosos virtuais que têm a intenção de infectar muitos computadores.
  • Centenas de novos vírus e cavalos de Troia são desenvolvidos todos os dias.
  • Infelizmente, há casos em que alguns fornecedores de antivírus não conseguem entregar as atualizações de proteção até que uma quantidade considerável de computadores tenha sido infectada.

As infecções de malware se propagam rapidamente

Toda essa atividade de crimes virtuais cada vez maior é indício de que a probabilidade de haver vítimas dessas ameaças aumentou:

  • Seu computador pode ser infectado por malware como resultado do acesso à Internet.
  • Worms de computador podem se propagar rapidamente, afetando milhares de computadores.
  • Como a Internet é um ambiente de rápidas mudanças, seu fornecedor de antivírus deve lançar atualizações quase que instantâneas para suprir todos os novos vírus detectados e cavalos de Troia.

Outros artigos e links relacionados a soluções de antivírus