content/pt-br/images/repository/isc/2019-images/Cyber Security Basic Terms.jpg

A cibersegurança tornou-se rapidamente uma prioridade para os consumidores e as empresas. Nos últimos sete anos, a segurança de dados tem sido uma grande preocupação para os departamentos de TI, de acordo com a Global Knowledge. No entanto, se você não estiver ligado no mundo da cibersegurança, poderá ficar um pouco confuso com a terminologia. Para ajudar a decodificar a diferença entre coisas como IPS e VPN, apresentamos uma lista básica de termos e suas definições.

Termo

Definição

AutenticaçãoProcesso de confirmação da identidade de uma pessoa quando ela tenta obter acesso a um computador ou a arquivos.
Ameaça persistente avançada (APT, Advanced Persistent Threat)Ataque complexo e generalizado que visa obter dados confidenciais por um longo período. Leia mais sobre o que é e APT e os sinais de alerta de APTs.
BackupArmazenamento de cópias de seus arquivos em um servidor, disco rígido, computador ou unidade removível para acessá-los em caso de perda.
Computação em nuvemServiços de computação a partir de servidores remotos.
CibersegurançaO ato estratégico de proteger informações e comunicações por meio de várias ferramentas sofisticadas, políticas e processos.
Violação de dadosAcesso não autorizado a dados.
CriptografiaTransformação de dados para ocultá-los ou escondê-los.
Segurança de endpointsProteção de dispositivos no endpoint de uma rede; incluem dispositivos móveis (tablets, notebooks) usados pelos funcionários.
Gerenciamento de riscos corporativosUma abordagem abrangente para proteger os ativos de uma empresa por meio da identificação de riscos, implementação de contramedidas e resposta a ameaças em tempo real.
FirewallHardware ou software projetado para manter usuários indesejados fora de sua rede.
HackersPessoas que violam a segurança para acessar dados com fins mal-intencionados.
Provedor de serviços de Internet (ISP, Internet Service Provider)Empresa que fornece conexão com a Internet.
Sistema de prevenção de invasões (IPS, Intrusion Prevention System)Programa que detecta e impede que os hackers acessem seu computador ou seus dados.
KeyloggerSoftware ou dispositivo de hardware que registra pressionamentos do teclado para coletar informações secretamente, como senhas.
MalwareSoftware destinado a realizar ações não autorizadas e prejudiciais em um computador.
PhishingGolpes por e-mail realizados por hackers com a intenção de obter informações confidenciais, como informações bancárias ou senhas.
Avaliação de riscosProcesso de identificação de possíveis riscos que sua empresa e sua rede específicas correm.
SpywareMalware que monitora atividades ou informações em seu computador sem o seu consentimento e as envia para outra pessoa.
Rede virtual privada (VPN, Virtual Private Network)Uma forma mais segura de acessar a Web, roteando sua conexão por um servidor que oculta sua localização. Leia mais sobre o que é VPN.
VírusMalware projetado para se replicar automaticamente.
WormMalware que se instala uma vez em um computador e se copia automaticamente em outros computadores.

Para muitas pessoas, o gerenciamento da cibersegurança é uma tarefa que deve ser deixada para os especialistas. Uma empresa eficaz de cibersegurança pode ajudar a avaliar riscos, implementar soluções proativas e lidar com as ameaças que surgirem.


Noções básicas de cibersegurança: definições que você precisa conhecer

A cibersegurança tornou-se rapidamente uma prioridade para os consumidores e as empresas. Confira a lista de definições básicas de cibersegurança que você precisa conhecer.
Kaspersky Logo