Configurarcorretamente e executarumaverificação de vírusemseucomputador é uma das melhoresdefesas para manterseusistema livre de software malicioso. Atualmente, com a difusão de malware - vírus de e-mail e sites duvidososquepodeminfectarseucomputador - uma forte defesacomeça com aescolha da soluçãoantivírus para seucomputador e o entendimento de comotirar o máximo de proveitodela.

O que é umaVerificação de vírus?

Um bomprodutoantivírus tem ferramentasqueajudarãovocê a programarumaverificação de vírusperiódicaqueseráexecutadaautomaticamente. Issomonitoraráseusistema e verificará se hávírusintroduzidosporanexos de e-mail oupormeio de ações do navegador, comoaoclicarem links para download. Essaverificaçãocriarárelatórios com informaçõessobre o quefoiencontrado e, se possível, tentativas de corrigirqualquerdanoque o víruspossatercausado. Uma proteçãoantivírusabrangente baixará e instalaráautomaticamente as maisrecentesdefinições de vírus antes de executarumaverificação, garantindoquevocêestejaprotegido contra todas as novasameaçasconhecidas da Internet. Estaproteçãoproativaajuda a reconhecercomportamentosmaliciososquepodemindicarumatentativa de infectarseucomputador, neutralizando-os logo no início.

Dicas para executarumaverificação de vírus

Um dos problemasatuaisrelacionadosao malware é a suapersistência. Antigamente, osvírus de computador e malware tinhamumavidamaiscurta, ouseja, quandodescobertos, eramremovidos e pronto. O malware dos dias de hoje é persistente, capaz de se esconderemregistrosouserviços de inicialização, reinfectando o computadoraoreiniciar, casoelenãosejacompletamenteerradicado. Portanto, uma parte da execução de umaverificação é estarpreparado para o malware persistente e saber a melhor forma de combatê-lo. Com istoemmente, aquiestãoalgumasdicasquedevemserconsideradas:

  • Faça o backup dos arquivos do computador. É recomendadoexecutar um backup programadoregularmente, pois se o computador for infectado com um vírusdestrutivo, vocêteráuma base limpa para reverter a situação. Ditoisso, vocêdevesemprelimparseusarquivos de backup executandoumaverificaçãoantivírus antes de restaurarqualquerarquivo.
  • Se estiveravaliandoopções de antivírus, comecebaixando o software de avaliaçãogratuito do antivírus. Uma versão de avaliaçãogratuitapodedar a você tempo suficiente para se familiarizar com as ferramentas e analisar o nível de proteçãooferecidopeloproduto.
  • Antes da instalação, execute umaverificaçãocompleta dos principaiscomponentes do sistema, como o registro e osserviços de inicialização. Se encontrar um problema, sigatodas as etapas para removê-lo completamente antes de concluirainstalação do software antivírus. Se o computadorjáestivercomprometido, muitosprodutosantivírusnãopoderãoserinstaladosouatualizadosatéque o malware sejacompletamenteremovido. Osmelhoresprogramasverificamcomponentesimportantes do sistema no início do download e removemqualquer malware antes da instalação do software.
  • Estejapreparado para desativar a conectividade à Internet se tiversidocomprometido. Issoimpediráquequalquer malware no computador se comunique com um sistemaremotoquepossadanificá-lo aindamais.
  • Assimquetiver um sistemadescomprometido e limpo, instalecompletamente o software antivírusescolhido. Certifique-se de quetodas as atualizações de segurançaforambaixadas e execute umaverificação de víruscompleta. Issoverificará discos rígidos, mídiasremovíveis, memória do sistema, e-mail etc., quanto a vírus.
  • Antes de restaurarquaisquer dados do backup, limpe-ospormeio de umaverificação de vírus.
  • Certifique-se de gerenciarsuasconfigurações. Não pare emumasimplesverificaçãocompleta, defina as próximasverificaçõesautomáticas de vírus. É importantemanterumaprogramação de verificações de rotina para garantirqueseucomputadorestejasempreprotegido.
  • Revise periodicamenteosrelatórios de verificação. É fácilpularestaetapa de lerosresultados de umaverificação, maselessãoumaótimafonte de informaçõessobrevulnerabilidades e vírus. Sigatodas as instruçõessobrecomolidar e remover itensemquarentena.

Proteger o seucomputador contra vírus e malware mantémaintegridade do seusistema e impede quevocêinfecte outros sistemassemsaber. Uma boa soluçãoantivírus é um preçopequeno a pagar para protegertodo o investimentofeitoemseucomputador.